Tempo de Leitura: 5 minutos

Você sabe o que é React e como aproveitar ao máximo os benefícios dessa biblioteca? Confira tudo isso aqui, neste conteúdo! E  aproveite para aprofundar o seu conhecimento no TecnoUpdate! 


Se você deseja atuar na criação de interfaces e desenvolver aplicações que proporcionem a melhor experiência ao usuário, é indispensável que você continue nessa leitura!

Hoje trouxemos o React para nossa pauta. Você sabe o que é? Como explorar e aproveitar ao máximo os benefícios dessa ferramenta? Hoje você vai descobrir os benefícios de usar o React em sua profissão e os motivos pelos quais você não pode perder a TecnoUpdate deste ano!

O que é React?

É uma biblioteca JavaScript declarativa, eficiente e flexível criada pelo Facebook em 2011 para desenvolver aplicações front-end, ou seja, interfaces de usuário (UIs).

Logo após a criação, o React foi amplamente utilizado no feed de notícias da rede social, e em 2013, a empresa disponibilizou o código aberto para a comunidade, contribuindo para a popularização da biblioteca.

Atualmente, o React é uma das bibliotecas mais prestigiadas do mercado, presente em mais de 3,4 milhões de projetos. O fato de ser open source permite que todos os programadores tenham acesso ao código-fonte e possam realizar modificações e aprimoramentos no código.

React nas redes sociais

Inicialmente, o React foi amplamente usado pelo Facebook com a finalidade de otimizar a atualização e manter a sincronização das tarefas realizadas simultaneamente no feed, status, messenger, contatos e outros.

Em segundo momento, o sucesso da criação permitiu que a React se estendesse para os demais aplicativos do grupo, como Instagram e WhatsApp, e por fim, com o compartilhamento do código, passou a ser amplamente utilizado e incorporado à interface de várias redes sociais.

Como funciona o React?

Confira como funciona o React!
Entender como funciona o React é essencial para, uma melhor implementação. | Imagem: Pexels.

Mais do que saber sobre React você precisa saber como ele funciona. Então vamos lá, para atuar como uma biblioteca eficiente para o desenvolvimento de aplicações front-end, é composto por elementos interativos. Seu funcionamento realiza-se por meio de componentes, os quais são responsáveis por facilitar a conexão entre diferentes partes de uma página.

Pode-se dizer que o React decompõe uma tela em vários componentes para, em seguida, trabalhar sobre cada uma delas de forma individualizada.

Os componentes permitem o reaproveitamento de códigos e a padronização de interfaces, o que faz do React uma tecnologia extremamente flexível para a solução de problemas e para a construção de interfaces reutilizáveis, afinal, cada componente pode ser trabalhado de modo distinto.

React e JavaScript

Por ser uma das linguagens de programação mais versáteis e populares, o JavaScript foi a linguagem adotada pelo React, assim, aqueles que desejam dominar essa biblioteca e explorar todo o seu potencial, precisam conhecer o JavaScript, bem como o HTML e CSS, que são outras linguagens de marcação.

A sintaxe usada é denominada JSX, que nada mais é que uma linguagem desenvolvida como uma mistura de HTML e JavaScript.

React vs React Native

Se você é novato quando o assunto é front-end, pode ser que essa dúvida te incomode: qual a diferença entre React e React Native?

Bom, o que é o React você já sabe, trata-se de uma biblioteca formada por componentes para construção de aplicações, em outras palavras, constrói telas em forma declarativa para ser executado em navegadores. E o React Native, é simplesmente direcionado para dispositivos mobile.

O React native é a biblioteca que traduz o JavaScript para a linguagem nativa do dispositivo móvel e dessa maneira viabiliza a transposição das aplicações para uma variedade de aparelhos, tanto para Android quanto para iOS. Uma vantagem sensacional dessa biblioteca é que uma única codificação pode ser usada em ambas as plataformas.

Características do React

Confira as características do React!
O React é uma biblioteca com cinco características, saber bem sobre elas garante um bom desempenho. | Imagem: Pexels.

Veja agora as principais características dessa biblioteca incrível que é o React.

1-Componentes

O React é uma biblioteca formada por componentes, sendo capaz de dividir uma página em vários setores, por exemplo: BarraLateral, BotaoChamada, MenuSuperior ou como o programador desejar. Cada item se torna um componente individual, com suas próprias características, e depois de individualizados e categorizados, cada componente dessa biblioteca pode ser reutilizado em outros sites ou aplicações.

2-Propriedades

As propriedades são inseridas nos componentes, são objetos ricos com uma variedade de informações, como função, número ou string.

3-Estado

De maneira semelhante às propriedades, os estados são objetos com informações relevantes, entretanto, distingue-se delas por serem mutáveis e criados dentro do componente, como variáveis dentro de uma função.

4-Virtual DOM

O DOM (Document Object Model) é uma estrutura que representa a camada visual de uma interface.

O React atua com o Virtual DOM, também denominado VDOM, que é a simulação virtual do DOM real de uma página.

Assim, ao realizar uma atualização, atividade rotineira dos profissionais do front-end, o React salva as alterações em memória no VDOM, pois a manipulação do VDOM é bem mais rápida do que a manipulação na própria interface que está sendo atualizada (DOM real).

Onde usar React?

O React deve ser amplamente usado no front-end. Lembre-se que é uma biblioteca voltada exclusivamente para o desenvolvimento de interfaces (UIs).

Por que usar React?

Veja por que usar React!
O React é muito fácil de se usar e otimiza o SEO. | Imagem: Pexels.

O React é uma biblioteca extremamente versátil e muito poderosa para a criação de interfaces. Se você ainda não se convenceu de como é importante conhecê-lo e usá-lo em sua rotina de programação, veja alguns dos motivos pelo qual essa ferramenta é realmente incrível.  

1-Fácil de escrever

A sintaxe utilizada é a JSX, podemos dizer que é um mix de HTML com JavaScript, duas linguagens tranquilas para o desenvolvedor. Assim, escrever códigos em JSX é um meio de simplificar a codificação do site e facilitar a renderização de múltiplas funções, portanto, mais simples e rápido.

2-Fácil de usar

Além da facilidade de escrita e compreensão, o React tem fácil usabilidade. Uma das primeiras linguagens aprendidas pelo desenvolvedor é o JavaScript, e ele carrega muitas semelhanças, sendo bem fácil e intuitivo o direcionamento do conhecimento já existente no profissional para a manipulação.

3-Melhor desempenho com Virtual DOM

Como já dissemos, realizar atualizações no Virtual DOM é muito mais rápido que a manipulação no DOM real, sendo este um forte motivo para usar o React. Ao usar o VDOM, o processo de atualização é otimizado e torna-se muito mais eficiente, evitando ainda os problemas relacionados à complexidade dos processos pelos quais as páginas reais geralmente são atualizadas.

4- Amigável para SEO

A velocidade de carregamento de uma página é um fator importante para a otimização do SEO. O fato do React utilizar o VDOM torna esse carregamento muito mais rápido. Além do mais, é mais amigável para SEO do que outras bibliotecas JavaScript, possibilitando a criação de interfaces que podem ser encontradas em vários motores de busca.

5- Suporte a Componente Reutilizável em Java

A possibilidade de reutilização dos componentes é mais um dos grandes motivos para usar o React. Aproveitar a codificação já desenvolvida em aplicações anteriores para a criação de novas interfaces representa uma economia de tempo considerável para o programador.

Quem usa React?

Além da empresa criadora do React e seus grupos, Facebook, Instagram e WhatsApp. Outras grandes empresas aproveitaram o sucesso da biblioteca para incorporarem em seus processos.

Alguns exemplos de organizações que usam o React para construção de suas interfaces são: Netflix, Airbnb, American Express,  eBay, Dropbox, Tesla, Buscapé, iFood, entre outros.

Participe do TUP 2021!

Não fique de fora dessa, se o React já está enraizado na interface dessas grandes empresas, por que é que você ainda não adotou essa prática? Venha participar da TecnoUpDate e saber muito mais!

Um evento maravilhoso e preparado especialmente para você, querido desenvolvedor.

A nossa trilha Dev acontecerá no dia 30 de novembro e convocamos participantes incríveis para enriquecer ainda mais o nosso encontro.

Contaremos com a presença de:

✔️Ana Beatriz Ducla
Desenvolvedora Front-end – Even3​

✔️ Rodrigo Branas
Fundador – Agile Code​

✔️Alvaro Camillo Neto
Desenvolvedor – Banco Santander

✔️ Vinicius Dacal Lopes
Desenvolvedor – BEN Group UK

✔️ Amanda Pinto
Head DevOps – DevOps Bootcamp​

✔️  Gus Antoniassi
Production Support Engineer – iFood

Faça a sua inscrição e  participe do maior encontro de Software Houses! Prepare-se para muitos insights e aprendizados.

A conversa está só começando – TUP4DEV

Agora você já sabe o que é React e como aproveitar ao máximo essa biblioteca, não é mesmo?! Mas esse foi só o começo. Ainda tem muito mais na TecnoUpdate! 

Preparamos uma palestra exclusiva sobre o React! Vamos aprofundar o nosso conhecimento?! Espero você para somar em nossa discussão. 

Será um evento totalmente gratuito e 100% online. Os participantes terão acesso a todos os conteúdos da plataforma, salas de discussão, lounge de expositores e chat para conversar com os outros devs. Além dos conteúdos exclusivos para mostrar as atualizações e as novidades do mercado.

Summary
O que é React?
Article Name
O que é React?
Description
É uma biblioteca JavaScript declarativa, eficiente e flexível criada pelo Facebook em 2011 para desenvolver aplicações front-end, ou seja, interfaces de usuário (UIs). Logo após a criação, o React foi amplamente utilizado no feed de notícias da rede social, e em 2013, a empresa disponibilizou o código aberto para a comunidade, contribuindo para a popularização da biblioteca. Atualmente, o React é uma das bibliotecas mais prestigiadas do mercado, presente em mais de 3,4 milhões de projetos. O fato de ser open source permite que todos os programadores tenham acesso ao código-fonte e possam realizar modificações e aprimoramentos no código.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
3 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.