Tempo de Leitura: 4 minutos

Sabia que é possível tornar a conciliação bancária menos complicada? Nós te mostramos como com a nossa API de extrato para gestão de contas.


Contas a pagar, contas a receber, atrasos, inadimplência, fluxo de caixa, furos de caixa… Se você trabalha no departamento financeiro de uma empresa sabe bem do que estou falando.

Para as Software Houses, também é importante saber que esses termos podem simbolizar algumas dores de seus clientes. Então, porque não oferecer soluções que podem ajudá-los?

Nesse artigo vamos te explicar melhor sobre a gestão de contas e como você pode otimizar esses processos. Vem ver!

O que é Gestão de contas?

A gestão de contas é uma das partes mais fundamentais para manter a saúde financeira de uma empresa. Muitos negócios se perdem em meio às contas a pagar e a receber e acabam em maus lençóis, podendo até mesmo ir à falência.

Gestão de contas nada mais é do que saber controlar as contas a pagar e a receber, de modo que elas sejam quitadas em dia e que estejam em equilíbrio com a receita da empresa.

De forma bastante simplista, o valor total das contas a pagar não deve ser maior que o valor das contas a receber. Isso pode prejudicar a porcentagem de lucros de um negócio.

Por que fazer gestão de contas da sua empresa?

Veja por que fazer gestão de contas da sua empresa!
A gestão de contas de uma empresa, ajuda com que, não aja pagamento de multas e nem atrasos. | Imagem: Pexels.

Controlar as contas a pagar e a receber de uma empresa é importante para ter mais previsibilidade sobre todos os custos, a fim de manter uma boa saúde financeira.

Fazer uma gestão de contas eficaz também é importante para manter um bom relacionamento com os fornecedores, evitando o atraso de pagamentos e, consequentemente, o pagamento de multas e outros encargos.

Se preocupar com o cliente é tão fundamental quanto se preocupar com o fornecedor. É ele que vai garantir a entrada de dinheiro no seu negócio, possibilitando a movimentação de ativos, o pagamento dos colaboradores e, claro, o pagamento das contas.

Como fazer o controle das contas a pagar e receber?

Primeiramente, é preciso ter alguém dedicado a isso, que esteja alinhado com todas as outras frentes que envolvem as finanças da empresa. Se possível, essa pessoa precisa entender de administração ou gestão empresarial para dar conta do recado com maestria.

Além disso, também é importante considerar a possibilidade de automatizar processos que podem ajudar na hora de executar essa tarefa. Depender de planilhas ou de papéis para acompanhar as contas a pagar e a receber pode ser perigoso, então, a tecnologia pode ser uma importante aliada.

Contas a pagar

O processo de organizar as contas a pagar deve começar bem antes de essas contas existirem. É importante ter um processo de analisar demandas para entender se elas fazem sentido, se são necessárias e se não irão desfalcar o caixa da empresa.

Outra dica importante é criar processos e diretrizes claras para definir quais documentações serão necessárias para registrar as contas a pagar. É fundamental manter a documentação por meio de recibos, cupons fiscais e/ou notas fiscais.

Como já dissemos, contratar softwares de gestão que agilizam e padronizam os processos também é imprescindível, não importa o porte da empresa. Os colaboradores responsáveis por essas tarefas ficarão mais livres para se dedicar a atividades que exijam mais de seus intelectos.

Contas a receber

A gestão de contas a receber é tão importante quanto a gestão de contas a pagar. Isso vai evitar a inadimplência, bastante comum em várias empresas, e que pode tirar as finanças dos trilhos. 

Há quem diga que trabalhar com cobranças é uma arte que poucas pessoas dominam, então o nosso conselho é ter uma dessas pessoas no seu time. É ingenuidade pensar que todos os clientes vão ser bons pagadores e que nunca haverá atrasos, por isso é tão importante saber como cobrar.

Para quem não quer se preocupar com essa parte de cobrar clientes, também existem softwares que fazem isso de forma automática. 

Fluxo de Caixa

No fluxo de caixa, deve-se incluir as entradas e saídas, as datas e os valores das contas, o faturamento das vendas e todas as outras contas da empresa.

Ele é necessário para realizar o planejamento econômico da organização e para conseguir ter uma visão completa sobre as entradas e saídas de dinheiro, oferecendo dados para embasar as tomadas de decisão. Assim, a empresa pode saber exatamente qual o seu crescimento mensal ou em qualquer outro período desejado. 

Dicas para uma boa gestão de contas 

Confira dicas para uma boa gestão de contas!
Saber algumas dicas extras não fazem, mal não é mesmo. | Imagem: Pexels.

Preparamos algumas dicas para te mostrar como é possível ter uma gestão de contas eficaz, controlada e de precisão. Confira!

Registre todas as entradas e saídas 

Não importa se é uma compra de 5, 50 ou 5000 reais, todas elas precisam ser registradas e documentadas. Isso ajuda a manter o equilíbrio entre as contas a pagar e as contas a receber, além de prevenir furos no caixa.

Isso também deve ser feito com as entradas, sejam elas significativas ou não. Lembre-se que o fluxo de caixa depende de uma soma e, no fim das contas, todos os números precisam bater.

Cuide dos índices de inadimplência

O cuidado com as possíveis inadimplências deve começar antes mesmo de efetuar vendas. Fazer a análise de crédito dos seus clientes é algo que não deve ser negligenciado.

Caso a empresa identifique um pagamento que não foi efetuado, é hora de colocar em prática a cobrança até que a dívida seja quitada, a fim de evitar atrasos mais longos e, consequentemente, perda de receita.

Automatize o processo

Processos que têm muita interferência manual são passíveis de erros humanos, então é uma boa ideia automatizar tudo que der para ser automatizado.

Atualmente, existem softwares e APIs incríveis que desempenham funções complexas e que, à primeira vista, só poderiam ser feitas por humanos. Graças à inovação e à tecnologia, os sistemas estão preparados para cumprir várias atividades com sucesso.

API Extrato bancário – novidade para as SH

Se você conhece a TecnoSpeed, já sabe que nós nunca deixaríamos as Software Houses na mão com essa demanda dos clientes.

Conheça a nossa API de Extrato Bancário, que facilita a conciliação bancária e torna as atividades referentes as contas a pagar e receber mais fáceis e práticas. A integração é rápida, oferecemos suporte de dev para dev e ajudamos a transformar o seu ERP em uma extensão do banco do seu cliente.

Já imaginou como isso pode impulsionar a sua Software House? Prepare-se para ganhar novos clientes e clique aqui embaixo para conhecer melhor essa solução:

Confira a API de Extrato!

Viu como é importante prestar mais atenção nas suas contas a pagar e a receber? Se a sua empresa ainda não trabalha com boletos, veja aqui como gerar boletos pode impactar positivamente nos resultados do seu negócio.

Summary
O que é Gestão de contas?
Article Name
O que é Gestão de contas?
Description
A gestão de contas é uma das partes mais fundamentais para manter a saúde financeira de uma empresa. Muitos negócios se perdem em meio às contas a pagar e a receber e acabam em maus lençóis, podendo até mesmo ir à falência. Gestão de contas nada mais é do que saber controlar as contas a pagar e a receber, de modo que elas sejam quitadas em dia e que estejam em equilíbrio com a receita da empresa. De forma bastante simplista, o valor total das contas a pagar não deve ser maior que o valor das contas a receber. Isso pode prejudicar a porcentagem de lucros de um negócio.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
1 ComentárioFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.