Tempo de Leitura: 4 minutos

Que tal potencializar o seu negócio automatizando a consulta da Nota fiscal de serviços tomados? Aqui tem a solução pronta!


Documentos Fiscais são um grande desafio na vida de qualquer empreendedor ou desenvolvedor de softwares de gestão, como imaginamos ser o seu caso!

Mas aqui na TecnoSpeed nós trabalhamos para te tornar cada vez mais preparado e apto a lidar com esses desafios e entregar esse mesmo valor aos seus clientes por meio das suas soluções.

Uma das maiores dúvidas dentro deste universo envolve as Notas Fiscais de Serviços (NFS-es) e as Notas Fiscais de Serviço Tomados. Já ouviu falar?

Elas se confundem e podem render um trabalhão para o seu cliente na hora de realizar a consulta delas. Mas, ao final deste post, essa realidade vai ficar para trás…

Vem entender o que é a Nota Fiscal de Serviços Tomados, quais desafios a sua consulta envolve e como automatizar esse processo através do seu software de forma fácil e rápida!

Suite de Componentes

O que é Nota Fiscal de Serviço?

A Nota Fiscal de Serviço, como o nome já entrega, são as notas que registram e regulam operações de prestação de serviços. 

Ela deve ser usada tanto por empresas quanto MEIs e prestadores autônomos que tenham como atividade principal ou secundária um serviço e não um produto.

Sua versão mais atual é a NFS-e, que tem emissão e armazenamento eletrônicos, porém ainda existem municípios que não adotaram esse novo formato e seguem utilizando a versão em papel, já que cada cidade pode estabelecer suas próprias regras para esse tipo de arrecadação.

O que são as Notas Fiscais de Serviços Tomados?

Entenda o que são as Notas Fiscais de Serviços Tomados!
Cada região decide qual legislação vão seguir para a NFS-e e a Nota Fiscal de Serviço Tomado. | Imagem: Pexels.

Já as Notas Fiscais de Serviços Tomados são as NFS-e emitidas “contra” um determinado CNPJ, ou seja, em operações na qual você ou o seu cliente tem o papel de tomador (contratante) de um prestador de serviços.

Assim como as NFS-e, elas também são regularizadas em âmbito municipal e, frequentemente, uma consulta dessas notas é demandada pelo departamento contábil ou o contador da empresa para conferências e manutenção da gestão financeira e fiscal.

Agora, se cada cidade possui a sua legislação e padrões para as Notas Fiscais de Serviços e as Notas Fiscais de Serviços Tomados, imagine como fica o processo dessas consultas? Isso mesmo, caótico e desafiador!

Desafios ao consultar a Nota Fiscal de Serviços Tomados:

Já adiantamos que consultar uma Nota Fiscal de Serviços Tomados não é a missão mais fácil que seu cliente irá enfrentar. Dá uma olhada nos desafios que esse processo envolve:

1. Os sistemas municipais

Por conta da regulamentação de âmbito municipal, existem centenas de variações de layout, XSD, códigos de serviço, parâmetros do ISS e demais regras e padrões. Se o seu ERP atende essa área, você tem ideia do que estamos falando!

É exatamente por isso que esse modelo de nota é tão temido e confuso para quem trabalha com ela. E levando isso para o momento da consulta, para cada fornecedor de uma cidade diferente, será preciso acessar um sistema e lidar com processos distintos.

Além disso, em muitos casos, a consulta disponível no portal da prefeitura é individual. Imagine o esforço e o tempo gasto para dar conta desse processo manualmente nota a nota?

2. O volume de notas

Dependendo do fluxo de contratação de serviços ou do porte da empresa, o volume de Notas Fiscais de Serviços Tomados a serem consultadas pode ser gigante.

Isso torna o processo ainda mais demorado e caro, considerando a relação entre os recursos humanos, materiais e o tempo despendido nesta tarefa.

Além disso, é comum ter processos que demandam o lançamento manual de NFS-es, pois elas geralmente são enviadas pelo prestador de serviço por e-mail.

O tomador então precisa digitar as informações do fornecedor, número do documento, valor e data de emissão para registrá-la no sistema.

Tudo isso em grande escala e somado à burocracia e não padronização dos sistemas das prefeituras tornam esse processo lento, difícil e, praticamente, inviável.

3. A confiabilidade do processo

Por fim, qualquer processo realizado manualmente está mais sujeito a erros do que um processo automatizado, não é mesmo?

Então, quando o volume mensal de Notas Fiscais de Serviço começa a aumentar, o que acaba acontecendo? A consulta e conferência se torna menos confiável e eficiente.

E erros que podem significar dor de cabeça com correções e cancelamentos se tornam recorrentes, prejudicando a atividade da empresa e ocasionando sanções e prejuízos.

O seu desafio dentro disso

Confira o seu desafio dentro disso!
Os desafios são grandes quando se trata de, realizar todo o processo de verificação da legislação de cada município. | Imagem: Unsplash.

Neste cenário caótico, criar um recurso para baixar e consultar as Notas Fiscais de Serviço Tomados é um desafio e tanto que você irá enfrentar, desenvolvedor.

Não restam muitas alternativas além de fazer uma integração totalmente nova com cada município em que você possui clientes. 

Ou seja, antes de digitar qualquer linha de código, você precisará estudar a documentação da NFS-e do município desejado.

Isso considerando um sistema que disponibiliza um web service para consulta – o que não é a maioria!

Se houver um web service disponível, será necessário implementar as rotinas em seu software, incluindo comunicação, fornecimento dos dados, autenticação, download, etc.

E, para cada novo município que você quiser disponibilizar essa ferramenta, será necessário fazer tudo de novo.

Rápido, seguro e com menos erros

É fácil utilizar o recurso que possibilita consultar as Notas Fiscais de Serviço Tomadas. 

Basta chamar o método ConsultarNotasTomadas e informar os parâmetros da consulta:

  • CNPJ e IM do Tomador
  • CNPJ e IM do Prestador (em alguns municípios)
  • Período de emissão das notas
  • Data inicial
  • Data final.

Então, o método irá devolver os XMLs de todas as notas encontradas no web service da prefeitura a partir deste filtro. Quer ver na prática? Assista à demonstração:

Demonstração: Consulta de Notas Fiscais de Serviços Tomados

 

Mais controle e economia

Ao simplificar o acesso às notas emitidas, a API NFSe Tomadas melhora o controle das NFS-es, reduz o tempo e os recursos gastos em conferências e a possibilidade de multas, juros e sanções devido a erros e falhas de comunicação, tornando todo o processo muito mais seguro e eficiente.

Conheça nossa solução:

NFS-e Tomadas

Summary
O que é Nota Fiscal de Serviço?
Article Name
O que é Nota Fiscal de Serviço?
Description
A Nota Fiscal de Serviço, como o nome já entrega, são as notas que registram e regulam operações de prestação de serviços.  Ela deve ser usada tanto por empresas quanto MEIs e prestadores autônomos que tenham como atividade principal ou secundária um serviço e não um produto. Sua versão mais atual é a NFS-e, que tem emissão e armazenamento eletrônicos, porém ainda existem municípios que não adotaram esse novo formato e seguem utilizando a versão em papel, já que cada cidade pode estabelecer suas próprias regras para esse tipo de arrecadação.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
7 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.