Tempo de Leitura: 4 minutos

Entenda qual o conceito do capital financeiro, qual a diferença do capital econômico e como isso se aplica em empresas.


O conceito de capital financeiro pode parecer amplo e genérico, mas, na verdade é muito simples. É importante entender exatamente o que isso significa, mesmo que você não se interessa pelos assuntos da economia.

Para te ajudar a elucidar esse termo, preparamos um material com tudo o que você precisa saber sobre capitais financeiros e por que é importante manter a segurança dessas informações. Vamos lá?

O que é capital financeiro?

De uma forma bem simplista, capital financeiro é dinheiro. Agora, elaborando um pouco melhor essa resposta, capital financeiro pode ser definido como o grupo de ativos da economia que podem ser transformados em dinheiro.

É a soma de todos os ativos, sejam eles investimentos, rendas ou qualquer outra forma de “dinheiro em potencial”.

Características gerais do capital financeiro

Veja as características gerais do capital financeiro!
A movimentação do dinheiro ajuda a aumentar o capital financeiro. | Imagem: Pexels.

A principal característica dos capitais financeiros é a sua circulação na economia. Dificilmente um dinheiro fica parado em algum lugar, pelo menos não mais nos dias de hoje. Isso garante uma velocidade maior na movimentação do dinheiro, o que é algo bom para a economia.

Para empresas, uma forte característica do capital financeiro é o ativo circulante para que ela possa dar conta de seus custos, tanto os fixos como os variáveis. São os recursos que garantem a continuidade de operações de uma empresa. 

Importância do capital financeiro para a economia

Como você já percebeu, o capital financeiro é de suma importância para a economia e, claro, para a sociedade. 

A questão do fluxo da economia talvez seja o ponto mais importante do capital financeiro. Todos os ativos são capazes de fazer a economia fluir, dando viabilidade às transações financeiras.

O fluxo da economia também permite que investidores e tomadores de crédito tenham uma boa relação e possam fazer negócios. O mercado precisa ter um equilíbrio entre quem compra ou investe e quem vende.

Tudo isso funcionando em harmonia, não poderia resultar em outra coisa: crescimento econômico. É importante que os níveis de desemprego sejam baixos e que todas as pessoas possam fazer a economia girar, seja através de compras, de vendas ou de investimentos.

Tipos de capital financeiro

Entenda os tipos de capitais financeiros!
Saiba os principais tipos de capitais financeiros. | Imagem: Pexels.

Selecionamos os principais tipos de capital financeiro para você conseguir entender melhor como isso funciona na prática:

LCI e LCA

Esses títulos são oriundos de iniciativas privadas para financiar setores da economia. O LCI financia projetos do setor imobiliário e o LCA do setor do agronegócio. A sigla LCI significa Letra de Crédito Imobiliário e LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio.

O LCI e o LCA são investimentos de renda fixa que costumam ser melhores que a poupança, um capital que já fez muito sucesso no passado, mas vem perdendo sua força a cada ano que passa.

CDBs

O CDB, que significa Certificados de Depósito Bancário, é um título privado emitido pelos bancos. É como se você fizesse um empréstimo ao banco e ele te pagasse o valor dos juros. A taxa pode ser prefixada, pós-fixada ou híbrida, que é quando se combina a rentabilidade fixa com a pós-fixada.

O CBD é um investimento seguro, ótimo para perfis conservadores, já que ele conta com um fundo garantidor que paga até R$ 250 mil em casos de falência bancária.

Tesouro Selic

Esse é um título do governo, portanto, um título público. Sua rentabilidade está diretamente ligada à taxa Selic, que é uma taxa básica de juros da economia. O Tesouro Selic é ótimo para quem investe a curto prazo e prefere riscos baixos.

Ações

Esse é o capital financeiro da Bolsa de Valores. É como se você comprasse uma pequena fração de uma empresa, se tornando um acionista. Os rendimentos virão de acordo com a dinâmica e a movimentação dessa empresa no mercado.

Nem todo investidor opera da mesma forma dentro do mercado de ações. Pode-se operar de algumas maneiras e as mais conhecidas são o Day Trade, o Swing Trade e o Fundamentalismo. 

Diferença entre capital financeiro e capital econômico

Confira a diferença entre capital financeiro e capital econômico!
O capital econômico é uma boa alternativa para aqueles momentos de dificuldades. | Imagem: Pexels.

O capital financeiro é mais amplo que o capital econômico. O capital econômico é, de certa forma, uma característica importante do capital financeiro.

Quando falamos em capital econômico, estamos falando da quantia necessária para cobrir os riscos de ações em uma empresa, por exemplo. Esses riscos podem ser riscos de crédito, riscos operacionais ou riscos de oportunidade.

Cada empresa tem uma forma diferente de calcular o capital econômico necessário para se amparar na hora de correr um risco ou fazer qualquer tipo de investimento.

Segurança dentro do capital financeiro

Para garantir a segurança de todos os ativos do seu capital financeiro, ainda mais em um mundo em que muitas transações acontecem no ambiente online, é essencial tomar alguns cuidados.

Você já tem um Certificado Digital? Ele é muito importante para garantir a segurança das suas informações e para validar a veracidade da sua identidade. Como o próprio nome sugere, o Certificado Digital certifica a identidade de alguma pessoa ou empresa.

O capital financeiro é algo muito valioso, não importa seu valor, então negligenciar a segurança desses ativos é super perigoso. Nesse caso, o Certificado Digital é indispensável. 

Parceria Certificado digital

Se a sua Software House ainda não oferece o serviço de certificado digital, está na hora de repensar isso. Esse mercado está em constante crescimento, então oferecer esse serviço aos seus clientes é uma excelente oportunidade.

Sua empresa pode ser uma parceira da TecnoSpeed para entregar o melhor serviço em Certificado Digital, com confiança e qualidade.

Clique no botão abaixo para conhecer nossa parceria de Certificado Digital, nós podemos te ajudar a conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que você já oferece outras soluções. 

Conheça a Parceria Certifica Digital

Como você pode perceber, o mercado de Certificados Digitais está em plena expansão, o que pode ser incrível para a sua Software House. Quer entender mais sobre esse cenário? Dá uma olhada nesse post que fizemos explicando esse contexto tão promissor!

Summary
O que é capital financeiro?
Article Name
O que é capital financeiro?
Description
De uma forma bem simplista, capital financeiro é dinheiro. Agora, elaborando um pouco melhor essa resposta, capital financeiro pode ser definido como o grupo de ativos da economia que podem ser transformados em dinheiro. É a soma de todos os ativos, sejam eles investimentos, rendas ou qualquer outra forma de “dinheiro em potencial”.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
1 ComentárioFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.