7 dicas para preparar sua software house para o fim do ano

A Black Friday e o Natal são milhas de ouro para muitos setores, principalmente para o varejo. Já pensou em como preparar sua software house para essa época? Veja dicas imperdíveis!


O ano de 2020 ficará para sempre marcado como um ano de muitos acontecimentos e, claro, a economia sofreu com isso. Para os últimos meses desse ano, espera-se um sinal de recuperação a partir da Black Friday, na verdade algumas melhorias já estão sendo sentidas por conta de estratégias do varejo que promovem “esquentas” da data. 

A data oficial da Black Friday é 27 de novembro, um dia após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, país onde nasceu a data comercial. Logo depois já se iniciam as compras para as comemorações de fim de ano, como Natal e Ano Novo, época em que o varejo costuma ficar bastante aquecido.

Você, que é dono ou gestor de uma software house, já pensou em como essas datas podem impactar o seu negócio e, direta ou indiretamente, o negócio dos seus clientes? A demanda do seu software provavelmente estará mais alta e seus clientes não podem ficar na mão, certo? Pensando em te ajudar, preparamos várias dicas para você preparar sua software house para esse período. Confira! 

PlugDash: dashboard personalizável, inteligente e dinâmico. 

    1. Testes de stress

Uma dica bastante técnica para começar e que não pode ser deixada de lado. Na Black Friday, seu cliente venderá muito mais do que em uma sexta-feira qualquer (assim esperamos!), então o seu software precisa dar conta dessa demanda, e é aí que entra o teste de stress.

Ele consiste em submeter o sistema a situações extremas para avaliar seu comportamento e identificar possíveis falhas que podem ser corrigidas a tempo. Lembre-se de fazer isso com semanas de antecedência para se programar caso algo saia do controle.

      2. Plano de contingência

Depois de testar seu sistema, você tomará todas as medidas para que nada saia errado na hora do pico, mas e se mesmo assim algo sair dos eixos? Ter um plano de contingência é ter um plano B, que o seu software estará pronto para rodar caso o cenário ideal não aconteça. Defina prioridades e faça de tudo para evitar que seu software – e seu cliente – fiquem no escuro.

      3. Congelamento de versão estável

O congelamento de uma versão estável do seu software consiste em não mexer mais no código de uma versão que está funcionando bem, sem brechas para problemas. Sabe aquela história de que não se mexe em time que está ganhando?

Pois é, é mais ou menos isso que acontece aqui. Depois de ter feito todos os testes e de ter chegado a uma versão satisfatória, não mexa mais no código que está em produção, já que isso pode ser uma porta de entrada para bugs e outros problemas inesperados, deixe para fazer alterações depois que essa data passar e tudo estiver mais normalizado.

      4. Suporte preparado

Nem todas as software houses oferecem suporte imediato aos seus clientes, mas isso deve ser repensado, principalmente nessas datas. Monte ou prepare uma equipe para dar suporte personalizado aos seus clientes caso eles precisem e, de novo, faça de tudo para eles não precisarem.

Uma dica legal é ir até o seu cliente alguns dias antes da Black Friday e tirar qualquer dúvida que o impossibilite de usar seu software nesses dias tão lucrativos. Ninguém quer cliente frustrado, não é mesmo?

      5. Melhorias no software 

Esse é um período que os comerciantes e empresários costumam estar bastante otimistas, ainda mais depois de um ano tão difícil. Esse é o momento de entregar melhorias para fidelizar esse cliente e, se possível, oferecer condições atrativas para que ele renove o contrato.

Você pode lançar uma feature especial para o fim do ano e também implementar soluções que mostram gráficos e relatórios de vendas completos, como o nosso Dashboard BI Mobile, que possibilita insights aos seus clientes.

      6. Gestão financeira

Todo mundo há de concordar que o pagamento à vista é o mais vantajoso para quem recebe, não é mesmo? Mas com soluções inteligentes e eficazes, é possível fazer bons negócios com as outras formas de pagamento também.

Com a nossa solução de emissão de boletos, seu cliente poderá emitir cobranças de forma mais descomplicada e passar a oferecer esse método de pagamento. Também oferecemos uma API de Consulta de Crédito para vendas a prazo que irá auxiliar na tomada de decisões para vendas a clientes com restrições no Serasa.

      7. Black Friday para a SH

Acha que a Black Friday é só para o varejo? Nada disso! Você também pode pensar em ações e estratégias para entrar na onda dessa data cada vez mais popular. Ofereça descontos de planos mais completos por um tempo limitado com o intuito de fazer seu cliente experimentar uma versão mais avançada de seu software, por exemplo.

Imagina se ele gosta e resolve fazer um upgrade por mais tempo? Seria incrível, não é mesmo?

O setor do vareja é um dos setores mais impactados pela Black Friday, prepare o seu cliente

A Black Friday é considerada a largada para o final de ano. Por isso, prepare o seu sistema.

Com o otimismo do seu cliente para essa época, você ganha argumentos para vender soluções que podem alavancar os negócios. O Dashboard BI Mobile da TecnoSpeed é uma ótima solução para o cliente que deseja visualizar gráficos, números e indicadores de estratégias. Além disso, esses dados podem gerar insights poderosíssimos que irão ajudar a definir as próximas estratégias de promoção de vendas. 

Conheça PlugDash TV

É a hora de mostrar para o seu cliente que ele pode aumentar seu poder de venda mesmo fora da Black Friday, já que ele vai entender melhor o comportamento de seu consumidor, quais produtos são mais lucrativos e diversas outras constatações. Assim, para o próximo ano, o negócio do seu cliente estará munido de uma série de informações que o ajudará a superar crises e investir em novas ideias.

Formada em Publicidade e Propaganda. Cria conteúdos para o PlugMobile, a solução mobile da TecnoSpeed.

Artigos relacionados