Tempo de Leitura: 4 minutos

O Sistema de Franquia no Brasil é um modelo de negócios já bastante difundido e bem estruturado. Mas como ele funciona? O que é preciso para abrir uma franquia? Esclareça suas dúvidas.


Muito se ouve falar em franquias, mas você sabe exatamente o que é? Entender como o sistema de franquia funciona é essencial para você que adora estar por dentro dos assuntos do mundo dos negócios. Se você também adora saber mais sobre inovação, economia e tecnologia, a temática das franquias tem tudo a ver com isso.

Abaixo, explicamos como funciona esse sistema, alguns exemplos famosos e o que uma franquia precisa oferecer para que seus franqueados façam uma marca crescer ainda mais. Boa leitura!

O que é sistema de franquia?

O sistema de franquia é uma estratégia adotada pelas empresas para distribuir e comercializar o que oferecem, seja produtos ou serviços. Dessa forma, uma marca consegue ganhar mais força e não é necessário criar várias unidades próprias.

Como funciona o sistema de franquia

O funcionamento das franquias é relativamente simples: uma empresa concede que outras pessoas usem sua marca ou patente para abrir um negócio.

Assim, um investidor adquire uma franquia de uma marca já existente, se beneficiando com os lucros, pagando a taxa de franquia à franqueadora e fazendo parte da expansão dessa marca.

Em alguns casos, as franquias precisam pagar royalties às franqueadoras.

Existem várias diretrizes para que todas as franquias sigam padrões, a fim de que a imagem da marca não seja afetada e alterada. A ideia é que o consumidor possa visitar qualquer unidade franqueada e tenha a mesma experiência. Em uma loja física, por exemplo, tudo deve ser igual, desde a decoração do lugar até a forma como o vendedor trata o cliente.

Exemplos de sistemas de franquia

O Boticário é uma das maiores empresas que possuem sistema de franquia no brasil.
O Boticário é uma das mais populares empresas de franquia do Brasil. | Imagem oficial

Se você alguma vez já passeou por um shopping, provavelmente já viu uma franquia. Elas estão espalhadas por todos os lugares, desde pequenas cidades do interior até metrópoles gigantescas. Vamos conhecer algumas delas?

Cacau Show

A Cacau Show talvez seja o exemplo mais famoso do sistema de franquias. Foi em 2004 que a rede entrou nesse sistema e hoje já é sucesso absoluto. Com mais de 2000 lojas espalhadas por todos os estados do Brasil e uma rede de 12 mil colaboradores, a Cacau Show é a maior rede de chocolates finos do mundo.

O Boticário

O Boticário é a maior rede do mercado de franchising do Brasil, também com lojas em todo o território brasileiro. A empresa foi fundada em 1977 com uma pequena farmácia de manipulação em Curitiba. Hoje, a rede conta com cerca de 4000 lojas em mais de 1700 municípios.

Kumon

Nascida em 1958 no Japão, a rede de escolas de matemática, português, inglês e japonês desembarcou no Brasil em 1977 e, no mesmo ano, deu-se início ao processo de franchising no Brasil. O Kumon já faz parte da vida de milhares de famílias, que encontraram em seu método de ensino uma forma de reforçar o que as crianças e adolescentes aprendem na escola convencional. A rede já possui mais de 1500 franquias no Brasil.

O que uma franquia deve oferecer

Veja o que uma franquia precisa oferecer.
Entre as principais necessidades das franquias, está a urgência de um sistema integrado. Uma grande oportunidade para software houses. | Imagem: Unplash

Uma das principais vantagens de apostar em uma franquia como negócio é tudo que ela oferece, já que esses pontos geralmente precisam ser conquistados quando você cria um empreendimento do zero. Veja o que uma franquia deve oferecer:

Plano de negócio

Estruturar um plano de negócio é um grande desafio, mas no caso das franquias esse desafio costuma ser menor. Como o franqueador fornece todas as diretrizes necessárias para o pleno funcionamento da franquia, as chances de sucesso são muito maiores.

Planejamento para instalação

No caso de lojas físicas, todos os custos e passos a serem seguidos já são previstos pelo franqueador, sem causar surpresas ao franqueado. Todos os custos com arquitetos, engenheiros e outros prestadores de serviço já são antecipados e, com isso, o planejamento financeiro pode ser muito mais fiel.

Processo otimizado

Como consequência de tudo isso, todo o processo passa a ser mais otimizado. Quem acaba de abrir um negócio tem muito a aprender, e esses aprendizados geralmente vêm com os erros. Eles não são ruins, mas seria se as chances de acerto são maiores, por que insistir nos erros? Ao decidir comprar a licença de uma franquia, vários passos são eliminados, como a elaboração de um branding, investimento em propaganda e outros inúmeros planejamentos. 

As chances de ter sucesso no negócio são muito maiores quando se opta pelo modelo de franquia, mas ao mesmo tempo as responsabilidades também são grandes. Antes de qualquer coisa, é preciso entender o mercado antes de bater o martelo e resolver apostar nesse modelo, portanto, uma boa dose de pesquisas e análises é imprescindível.

Certificado digital 

Ter um certificado digital é indispensável se você pensa em abrir uma franquia. Como elas podem ser implementadas em qualquer lugar, a assinatura de documentos e outros trâmites com o franqueador precisa ser facilitada. 

A distância é um impedimento que pode ser facilmente resolvido com o Certificado Digital, já que você pode assinar seus documentos e fazer com que eles tenham validade jurídica sem precisar se preocupar com o excesso de burocracia.

Se você é dev ou gestor de uma software house, esse é um nicho que merece ser explorado, já que esse público não tem muita escolha, eles precisam de qualquer forma adquirir um certificado digital.

Parceria Certificado da TecnoSpeed

Você já conhece a Parceria Certificado da TecnoSpeed? Com ela, é possível revender certificados digitais com um excelente custo-benefício. E o melhor de tudo é que o investimento é baixo e você vai ter poucas preocupações, já que nós fornecemos todo o suporte necessário para você e sua equipe entenderem o universo das certificações. Vem com a gente! Prometemos que você não vai se arrepender.

O sistema de franquia é a oportunidade perfeita para quem quer começar um novo negócio, já que todos os caminhos são facilitados pelo franqueador. Sem sombra de dúvidas, é um investimento muito valioso que pode render bons frutos.

Independente do modelo do negócio, cuidar do dinheiro da empresa é a tarefa mais importante para garantir o sucesso do empreendimento. Vamos conversar um pouco mais sobre gestão financeira e a importâcia dela?

Summary
O que é sistema de franquia?
Article Name
O que é sistema de franquia?
Description
O sistema de franquia é uma estratégia adotada pelas empresas para distribuir e comercializar o que oferecem, seja produtos ou serviços. Dessa forma, uma marca consegue ganhar mais força e não é necessário criar várias unidades próprias.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo

Localização

Tecnospeed ©  2021. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.