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Contador, saiba como enviar eventos SST do eSocial.

Mesmo com muitos anos de experiência, vários profissionais contábeis enfrentam dificuldades diárias ao lidarem com os eventos SST do eSocial. 

Atualmente, as informações sobre Segurança e Saúde do Trabalho (SST) são transmitidas de forma online pela página do eSocial. São 15 obrigações trabalhistas que podem ser registradas na plataforma, tendo um prazo definido para o envio de cada evento, além de requisitos específicos para que essas informações sejam enviadas. Por esse motivo, se você é contador ou responsável pelo envio, deve estar atento a todos os detalhes envolvidos nessa transmissão. 

Assim, além de conhecer os requisitos e regras para encaminhar as informações, é preciso ter um certificado digital que valide o registro. Isso porque o certificado digital atua como uma identidade e um autenticador do envio, tornando possível registrar o evento SST do eSocial sem maiores burocracias em seu processo, com autenticidade e valor jurídico.

Se você ainda não realiza o envio de suas informações SST do eSocial, este artigo vai tirar suas dúvidas para você começar agora mesmo!

 

Como funciona o certificado digital no eSocial?

O certificado digital é como uma identidade da empresa. Ele funciona no eSocial como um garantidor de autenticidade do que está sendo emitido e do que foi assinado. O eSocial tem o intuito de facilitar a gestão, inclusive em relação ao envio de SST do eSocial, simplificando os processos e tornando-os digitais. 

Logo, ter ferramentas que validem a identidade da empresa sem a necessidade de procedimentos burocráticos adicionais é uma necessidade. E é justamente assim que o certificado digital atua no eSocial: como um validador de autenticidade da transação online. Para a contabilidade, as principais vantagens são praticidade e agilidade para os processos internos.

Envio de evento e o SST do eSocial

Saiba como funciona o envio de evento e o SST do eSocial | Imagem: Envato elements

 

 

Desde julho de 2019, as empresas podem enviar os eventos de SST pelo eSocial. Para isso, há alguns requisitos técnicos no sistema para conseguir enviar as informações do evento, além de prazos de envio e da necessidade de um certificado digital da empresa para autenticar sua identidade no sistema.

Esse envio de evento SST no eSocial pode ser feito de duas formas: pelo Portal online do eSocial ou pelo software da empresa autorizada. Em sua maioria, as empresas fazem o envio diretamente pelo sistema, pois facilita a gestão de dados e informações, além de uma série de benefícios.

Existe uma ordem lógica de envio que permite que os eventos SST do eSocial sejam propriamente transmitidos. Em primeiro lugar, são registradas as informações do empregador — que costumam ficar salvas no software para agilizar o processo. 

Depois disso, os eventos SST são dispostos em tabelas, que definem códigos para cada tipo de evento. O empregador ou responsável da área cadastra o tipo de evento e os vínculos, além de ter que registrar eventos não periódicos, como comunicação de acidente de trabalho, por exemplo.

Depois do cadastro da empresa e sua devida autenticação, os eventos vão sendo registrados até o momento em que o vínculo com o colaborador se acabe.

 São 6 tipos de eventos de SST do eSocial

  • S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho
  • S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador
  • S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco

Ao selecionar o tipo de evento SST que será enviado, um formulário eletrônico deverá ser preenchido e salvo em arquivo .xml para ser enviado ao eSocial. 

Quando o certificado digital será exigido?

Confira agora as situações em que o certificado digital será exigido. 

Autenticação

Sempre que for necessário autenticar as informações do empreendedor durante os processos do eSocial o certificado digital será exigido. Isso acontece em duas situações: quando se vai transmitir as informações para o sistema e no momento de assinar documentos.

Transmissão de informações

Para dar maior segurança ao tráfego de informações online, o certificado é necessário sempre que alguma informação for transmitida, inclusive os eventos de SST no eSocial.

Assinatura de Documentos

O certificado digital também serve para o empregador assinar documentos, seja dentro ou fora do eSocial, validando as assinaturas e concedendo a elas valor jurídico sem a necessidade de levar em cartório ou de assinar manualmente.

Existe algum formato específico de Certificado Digital para eSocial

Existe algum formato específico de Certificado Digital para eSocial
Conheça os formatos específicos de Certificado Digital para eSocial | Imagem: Envato elements

Sim. Os certificados digitais aceitos no eSocial são os de formato A1 e A3, que têm formas de utilização diferentes.

O Certificado Digital tipo A1 é de formato arquivo, o qual permanece armazenado no computador e é utilizado com a extensão PFX, o que o dá mobilidade. Já o certificado tipo A3 fica armazenado em um hardware com um chip para que a assinatura seja realizada, sendo que apenas esse dispositivo poderá ser utilizado para fazer as assinaturas.

Em empresas que precisam de múltiplos dispositivos habilitados a assinar (com a devida procuração para fazê-lo), o certificado A1 é uma ótima opção.

Para realizar o envio do bloco SST, a empresa deve ter o certificado digital ativo. Portanto, é uma excelente oportunidade para que você, contador, faça a emissão do Certificado Digital para seus clientes. 

Veja só: você facilita a vida do seu cliente, pois ele não precisará desperdiçar tempo procurando a solução em outro lugar e ainda aumenta a rentabilidade dos seus serviços de contabilidade.

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O envio de eventos SST pelo eSocial já é uma obrigatoriedade, e você não pode deixar isso de lado. É preciso conhecer bem os processos e requisitos para o envio adequado.

Se você deseja que suas empresas parceiras e clientes enviem os eventos SST adequadamente, você pode se tornar um parceiro em Certificação Digital da TecnoSpeed! Aumente seu faturamento emitindo certificado digital e supere as expectativas de seus clientes! 

A emissão de certificado digital é não apenas um diferencial para o seu trabalho, mas também uma oportunidade de conquistar uma carteira maior. Com a TecnoSpeed, você tem o seu cadastro como Agente de Registro facilitado, além de contar com uma equipe de especialistas para te dar suporte na emissão de certificados digitais. É uma solução com flexibilidade, transparência e parceria para que você ofereça mais soluções para seus clientes, retendo os que já estão em sua empresa e conquistando novos.

 O custo da emissão é reduzido em relação ao processo sem a parceria, além de dar maior credibilidade e confiança à sua contabilidade. A comodidade e a praticidade vão melhorar o seu relacionamento com os clientes e dar uma infinidade de novas possibilidades para você, contador!

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