Veja como automatizar o seu módulo eSocial com Delphi de forma simples e rápida, boa leitura!
Se a sua Software House trabalha com a linguagem Delphi, este artigo é para você! Essa linguagem já foi, e continua muito popular e atuante no desenvolvimento desktop, web, multicamadas e outras aplicações.
Assim, para continuar neste legado, é preciso que o seu software esteja em sintonia com essa linguagem e seja capaz de fornecer todos os recursos que a empresa necessita.
O eSocial é um sistema de escrituração fiscal digital criado pelo governo federal para simplificar o intercâmbio de informações entre empresas e o Fisco.
Ainda hoje, você irá conhecer um método rápido e eficiente para que o seu software esteja capacitado com todas as ferramentas fundamentais para a gestão fiscal, contábil e financeira, inclusive com desenvolvimento de todos os módulos e eventos do eSocial com Delphi.
Um pouco mais sobre o eSocial
Criado pelo decreto 8.373 de 2014 e obrigatório desde julho de 2018, o eSocial concentra as obrigações acessórias da área trabalhista em uma única entrega. O sistema simplifica os processos ao mesmo tempo, em que combate a sonegação, sendo uma ferramenta muito benéfica, tanto para os empregadores como para o Fisco.
O cruzamento de informações é realizado entre os dados informados pelas empresas no eSocial e as informações contidas no banco de dados da Receita Federal, do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, evidenciando as inconsistências encontradas.
Os software mais modernos já possuem o módulo eSocial integrado e oferecem essa facilidade ao cliente, assim, no dia a dia, no momento em que inclui as informações no sistema de gestão, já pode aproveitar esses dados para preencher e enviar o eSocial.
Entenda a linguagem Delphi
Originalmente, o conceito de Delphi vai um pouco além do que simplesmente uma linguagem de programação, englobando também uma IDE (Integrated Development Environment) e um compilador, formando uma plataforma de desenvolvimento de software.
A linguagem já foi consolidada por vários desenvolvedores e continua sendo fundamental para atingir as expectativas do mercado em relação a oferta de todos os recursos necessários em um software.
Alguns dos obstáculos relatados por desenvolvedores para a criação e a manutenção de um módulo fiscal com Delphi são causados por problemas de lentidão, instabilidade e alocação de memória.
Como realizar a implementação do módulo eSocial com Delphi
A equipe de desenvolvedores precisa estar atenta a cada evento do módulo eSocial e atualizar-se constantemente em relação à legislação fiscal.
As informações a serem incluídas no sistema devem ser trabalhadas para manter a clareza e o alinhamento, uma vez que, qualquer inconsistência pode ocasionar problemas no envio e até um retrabalho.
Cuidados no desenvolvimento do módulo eSocial com Delphi
A dificuldade técnica para criar e manter o módulo fiscal em Delphi é enorme, o desenvolvimento dos eventos deve seguir os procedimentos adequados para o envio das informações. Veja os principais cuidados abaixo.
01. Descrição das obrigações
Uma vez que, o eSocial é um centralizador de informações para facilitar o cumprimento das obrigações fiscais, ao incluir um módulo eSocial no software é preciso fornecer a lista completa das informações necessárias.
Dentre as informações imprescindíveis que o software deve conter estão: Livro de registro de empregado; Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT); Perfil Profissional Previdenciário (PPP); Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANADA); Guia de Recolhimento do FGTS; Informações à Previdência Social (GFIP); Relação Anual de Informações Sociais (RAIS); Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED); Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF); Comunicação de Dispensa; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF); Quadro Horário de Trabalho (QHT); Folha de Pagamento; Guia da Previdência Social (GPS).
02. Envio de eventos em XML
As informações são enviadas em lotes, cada conjunto com até 50 eventos e suas respectivas tags. A comunicação é feita por meio de arquivos XML, assim, é necessário que antes do envio, todos os dados estejam registrados no padrão estabelecido.
Lembre-se que apenas os eventos de mesmo grupo podem ser abrangidos no mesmo lote.
03. Assinatura e Certificado Digital
A assinatura digital assegura a autoria e a autenticidade das informações, após a assinatura, é que os documentos tornam-se efetivamente documentos fiscais eletrônicos.
O certificado digital é necessário tanto para a assinatura quanto para a emissão dos arquivos XML.
Cada evento do eSocial deve ser assinado individualmente, a partir do certificado digital do seu cliente, em formato A1 ou A3.
04. Comunicação com os WebServices
A autorização e o envio dos eventos em arquivos XML só serão concluídos com sucesso se a comunicação com os WebServices estiver funcionando corretamente e em conformidade com os padrões estabelecidos.
Para concluir o envio de um lote são necessárias duas conexões, a primeira enviando o arquivo e a segunda para receber o retorno do processamento, dessa forma, é possível visualizar todos os eventos autorizados e rejeitados, com as respectivas justificativas.
05. Exemplo de uso em Delphi
Para você que quer ver como funciona o exemplo prático, instanciado no componente. Nós criamos um tópico especial no nosso atendimento para você entender como funciona.
Confira tudo de detalhamento no atendimento da TecnoSpeed.
Por que investir em APIs para a integração do módulo eSocial com Delphi?
Criar e desenvolver um módulo fiscal não é nada fácil, o módulo eSocial não poderia ser diferente. É um módulo que possui mais de 40 eventos, cada um com seu respectivo layout e tags específicas.
A complexidade e os desafios encontrados pelas empresas durante a transmissão das informações fizeram com que as ferramentas facilitadoras dessas obrigações fossem vistas com bons olhos, ou seja, incluir o módulo eSocial em seu Software representa uma vantagem competitiva.
Como integrar o módulo eSocial com Delphi ao seu software em poucos minutos
Promover a integração do módulo eSocial com o seu software na linguagem Delphi pode ser mais simples e mais rápido do que você imagina, a TecnoSpeed tem a solução ideal!
O eSocial TecnoSpeed é uma solução pronta para ser integrada ao seu software, que executa todo o processo de geração, transmissão e consulta dos 48 eventos do eSocial, assim, em poucos cliques, a sua Software House estará preparada para atender todas as necessidades do cliente.
Economize 70% de tempo de implementação do módulo eSocial e não se preocupe com as atualizações!
A TecnoSpeed cuida de tudo para você. Conheça o jeito mais rápido e eficiente para disponibilizar o módulo eSocial com Delphi diretamente no seu Software!
Clique no botão abaixo e surpreenda-se com a nossa solução!
Conheça a solução eSocial da TecnoSpeed
Por toda a dificuldade técnica na criação e manutenção dos módulos fiscais, a TecnoSpeed é uma incrível aliada das empresas de software, oferecendo todo o suporte técnico e tributário para os desenvolvedores, tanto nas questões do eSocial, quanto nas questões legislativas para os documentos fiscais.