Chatbot: principais aplicações e como oferecer essa funcionalidade aos clientes do seu sistema

Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabe o que é um chatbot e para que ele serve? Entenda o conceito, formas de uso e como implementar tal recurso nas suas soluções de software.


 

O atendimento faz toda a diferença na hora de conquistar os clientes e gerar vendas. Por isso, as empresas têm buscado cada vez mais ferramentas para otimizar e potencializar esse processo. O destaque da vez é o chatbot e, neste artigo, explicamos tudo sobre esse recurso poderoso de atendimento e relacionamento!

Então, se você quer dominar o universo dos chatbots e descobrir como aproveitar todas as oportunidades de negócio que esse recurso pode trazer para sua software house, é só acompanhar a leitura até o final.

 

Mulher clicando em chatbot no celular

 

O que é chatbot e para que serve?

Chatbot, como o nome sugere literalmente em inglês, é um robô que executa a função de chat. Ou seja, aplicações capazes de desenvolver diálogos e interações com pessoas. 

No contexto corporativo, essas tecnologias se tornaram tendência ao se mostrarem como uma ferramenta interessante para a automação do atendimento e demais estratégias de comunicação e relacionamento das empresas para com seus públicos.

O chatbot serve, portanto, como um intermediador e um recurso para simplificar e ampliar o potencial de atendimento dos negócios. Para quem já possui uma grande demanda de mensagens ou quer ter a possibilidade de escalar até este nível, o chatbot cai como uma luva!

Além do foco no atendimento, os chatbots podem ajudar a realizar tarefas repetitivas, coletar dados, gerar e nutrir leads e otimizar vários processos de vendas, marketing e sucesso do cliente.

Sua expansão se origina da migração dos negócios para o ambiente digital e do aumento exponencial do alcance e, portanto, das demandas das marcas. Com isso, foi necessário buscar formas de dar conta desse crescimento sem precisar aumentar as contratações e os custos na mesma proporção. 

Nesse sentido, os chatbots são os queridinhos do momento e, sem dúvidas, uma solução que gera muito valor para as empresas e os consumidores. Bora saber mais?

 

Como um chatbot funciona na prática?

Existem diferentes tipos de chatbot que funcionam a partir de tecnologias e programações distintas. No entanto, os dois principais tipos são os chatbots baseados em regras e os chatbots com inteligência artificial (IA). Vamos entender o funcionamento de cada um deles?

 

Chatbot baseado em regras para respostas

O chatbot baseado em regras funciona com uma base de associação, é projetado para responder perguntas específicas e seguir fluxos pré-determinados, aplicando-os ao diálogo. Nesse caso, o nível de interpretação, interação e personalização das conversas é mais básico e limitado. Por isso, são um modelo indicado para demandas mais simples e diretas, que tendem a não variar tanto.

 

Chatbot com Inteligência Artificial

Já quando falamos na integração dos chatbots com recursos de inteligência artificial, estamos nos referindo a um chatbot mais autônomo e responsivo, capaz de interpretar e simular a linguagem natural (humana) com mais domínio e facilidade. Assim, as interações podem ser mais complexas e contextualizadas, oferecendo uma experiência diferenciada aos clientes atendidos por meio dessa tecnologia.

Nos dois casos, porém, o chatbot funciona como um assistente virtual que tem como objetivo auxiliar o consumidor em qualquer etapa da jornada do cliente. A escolha do tipo depende dos objetivos de cada negócio e das aplicações pretendidas para esse recurso.

 

Conheça as aplicações mais utilizadas com chatbots

 

Mulher sorrindo com o celular na mão, participando de fluxo de chatbot

 

Se tem uma palavra que define bem um chatbot, essa palavra é versatilidade. A seguir, listamos as principais aplicações deste recurso exploradas pelas empresas:

 

Atendimento ao cliente

Já falamos e repetimos: chatbots são frequentemente usados como ferramentas de atendimento e com toda razão para isso. Eles reduzem o tempo de resposta, oferecem retorno aos clientes em qualquer hora ou dia da semana, adiantam as dúvidas e etapas mais superficiais do atendimento e podem, até mesmo, dar o incentivo final para que o consumidor tome a decisão de compra.

 

Geração de leads

Um chatbot também pode ser programado para estabelecer o primeiro contato com clientes em potencial e captar informações que permitam classificá-lo como um lead – nome, e-mail, telefone, área de atuação, entre outros. A partir disso, a marca poderá abordá-los em suas estratégias de venda e marketing, através dos meios de contato fornecidos.

 

Marketing e vendas

Por falar em marketing e vendas, as campanhas dessas áreas também podem explorar o chatbot como recurso. Abordando os clientes com conteúdos estratégicos, captando informações ou conduzindo-os à conversão por meio de um diálogo e uma experiência personalizada.

 

Pesquisas

Um chatbot também pode ajudar seus clientes a tornar suas pesquisas de satisfação e opinião mais amigáveis e atrativas, através da interação em tempo real e da fluidez de uma conversa. Assim, é possível obter maior engajamento e taxas de resposta, e menos rejeições e abandonos. 

 

 

Agendamento e reservas

Aqui está um exemplo de tarefa repetitiva que pode ser resolvida através do chatbot. É possível programá-lo para realizar agendamentos e reservas nos mais diferentes segmentos – consultórios médicos, restaurantes, imobiliárias, concessionárias e eventos são apenas alguns exemplos –, adaptando as interações ao tom de voz e o público da marca.

 

Qualificação de bases de dados e CRM

Integrando um chatbot com um sistema de CRM ou outra base de dados, é possível atingir um alto nível de qualificação, pois o chat automatizado é capaz tanto de coletar informações quanto utilizar as que seu cliente já possui para conduzir um diálogo atrativo e que direcione o consumidor pelas etapas do funil de vendas.

 

Viu só quantas aplicações interessantes um chatbot pode ter? De quantas formas ele pode impactar seus clientes e o negócio deles positivamente? E como essas funcionalidades e vantagens podem agregar valor às suas soluções? Pois, então, resta saber como agarrar essa oportunidade…

 

PlugMessage, a API de WhatsApp da TecnoSpeed feita para você desenvolvedor!

A ideia de ter um chatbot vinculado ao WhatsApp e traçar estratégias a partir disso é praticamente obrigatória para quem quer elevar o nível do seu atendimento.

Com o PlugMessage da TecnoSpeed, você poderá desenvolver para seus clientes as melhores estratégias de chatbots e mais de 20 funcionalidades baseadas no WhatsApp e nas necessidades de seus usuários. E as vantagens dessa API não param por aí…

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Quer continuar aprendendo sobre esse assunto? Confira também 8 dicas valiosas para um atendimento via WhatsApp imbatível e porque você deveria integrar uma automação de WhatsApp ao seu ERP agora mesmo!

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