Como uma API REST facilita a migração do seu software para a nuvem?

Nem sempre tomar a decisão de mudar a tecnologia do seu software é uma escolha fácil, concorda? E se você ainda está neste dilema, leia este post e veja de que forma uma API REST facilita a migração de desktop para nuvem!


A computação em nuvem é uma das tecnologias mais discutidas nos tempos atuais. Por conta dos inúmeros benefícios que vêm com a sua utilização, a maior capacidade de armazenamento e a flexibilidade tem feito com que cada vez mais os desenvolvedores de software optem por ela.

Praticamente todos os sistemas desenvolvidos nos dias de hoje já possuem armazenamento em nuvem e são criados em formato SaaS. Neste tipo de tecnologia, os clientes pagam um valor mensal e já recebem como retorno um software atualizado, sem a necessidade de instalação e eventual manutenção. 

Se o seu software ainda possui um formato desktop e você pensa em migrá-lo para nuvem, mas ainda está inseguro em relação aos desafios que encontrará pelo caminho este post foi feito para você!

No primeiro conteúdo desta série nós listamos os principais problemas que os desenvolvedores de software podem encontrar ao tentarem migrar o ERP legado para a nuvem. A seguir, vamos relembrá-lo brevemente do assunto e mostrar a você de que forma um API REST facilita a migração. Aproveite a leitura!

entenda como a api rest facilita a migração do seu software para a nuvem com o PlugNotas

Desafios da migração de software desktop para web

Quando uma empresa se depara com uma mudança de demandas e precisa adequar seus serviços às novas exigências dos clientes, quase sempre ela busca fazer alguma reestruturação para evitar ao máximo a diminuição ou bloqueio de seu crescimento.

Mas o que acontece é que nem sempre estas mudanças são fáceis e rápidas. E quando elas acontecem numa atualização de tecnologia, por exemplo, todo este processo envolve muito tempo e dedicação de diversas equipes diferentes. Ou seja, se não for feita da melhor maneira possível, pode impactar diretamente os resultados da empresa.

Dentre os principais desafios que um empresário ou desenvolvedor de software podem encontrar frente à migração de desktop para nuvem estão a reengenharia do sistema, que possivelmente ocasionará em paralisação temporária e a possível falta de conhecimento da equipe na tecnologia nova.

Em relação à criação da nova engenharia da ferramenta, é necessário reavaliar cada função que ela executa de modo a conseguir migrá-la com a mesma capacidade ou numa versão ainda melhor. Executar uma migração que de alguma forma não corresponda às expectativas pode ser um grande tiro no pé.

Toda a tomada de decisão em volta da migração tem que ser extremamente bem planejada para que seja feita no menor tempo possível e em horários que não comprometam a produtividade nem da empresa e nem dos clientes. 

Já sobre a falta de conhecimento de membros da equipe, a empresa de software pode contratar um novo time com especialização em tecnologia web e computação em nuvem ou oferecer treinamentos para os profissionais antigos.

É claro que tudo isso gera muitos custos extras, tempo e dedicação de toda a empresa. Mas será que existe alguma solução que pode ajudar a tornar todo esse processo mais rápido e fácil? 

Sim! A seguir, saiba como uma API REST facilita a migração!

Como a API REST facilita a migração?

Como já trouxemos aqui no blog, “APIs são soluções criadas de desenvolvedores para desenvolvedores, com o objetivo de serem consumidas por outras aplicações. Deste modo, não costumam apresentar interface direta com o usuário final.”

REST é um estilo arquitetural frequentemente usado no desenvolvimento de vários serviços da web. Este tipo de arquitetura ajuda a aproveitar o menor uso da largura de banda e torna um aplicativo mais adequado para a Internet. Seu principal objetivo é garantir que os sistemas de computadores na Internet sejam interoperáveis.

Ao optar por integrar uma API REST em seu software, principalmente se você está nesta transição entre ERP legado para nuvem, você recebe uma solução pronta que pode ser implementada de forma fácil e rápida.  

Para software houses que, por exemplo, precisam desenvolver módulos de emissão de documentos fiscais esta alternativa é ainda mais vantajosa. Como cada prefeitura funciona de um jeito, com diferentes layouts, padrões e campos, você só precisa integrar uma API para receber um emissor que funciona para todas as particularidades. 

Aqui na TecnoSpeed, por exemplo, desenvolvemos uma solução para emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica chamada PlugNotas. A software house que escolhe integrar esta solução em seu sistema recebe uma API REST compatível com diversas linguagens de programação, facilitando toda a migração para nuvem ao mesmo tempo que proporciona muito mais agilidade no dia a dia dos clientes.

Mas e que outras vantagens sua software house encontra ao escolher uma API REST para facilitar a migração?

  • Comunicação independente da linguagem de programação

As APIs REST que funcionam como o PlugNotas utilizam JSON para implementar. Este modelo de comunicação torna todo o processo mais fácil porque independe da linguagem de programação, além de ser leve e fácil de ler e escrever. Bastam cinco campos no JSON para construir o XML, autorizar e imprimir a nota fiscal de serviços.

  • Redução de gastos

Para programar um módulo de emissão de documentos fiscais do zero seria necessário uma equipe inteira disponível para esta tarefa. E não só de programadores! Ter uma pessoa especialista no assunto seria fundamental, porque são muitas particularidades que devem ser consideradas na hora de emitir as NFS-e, por exemplo. O PlugNotas já vem pronto e atualizado, sem gastos de tempo e dinheiro com equipes e especialistas.

  • Menos dores de cabeça com burocracias

Se seu software atende um volume grande de municípios, você já deve estar cansado de toda burocracia que existe em torno da emissão da Nota Fiscal de Serviços, não é mesmo? Falta de divulgação das alterações municipais, mudanças de padrão, diferentes layouts, instabilidades dos web services… Ufa!

Na hora de migrar seu ERP legado para a nuvem, deixe tudo isso de lado! Um software como o PlugNotas utiliza APIs REST,  te deixando livre de toda parte trabalhosa, já que está sempre atualizado segundo as legislações municipais. Além disso, seus clientes ficam satisfeitos, porque em casos de instabilidades nos retornos das prefeituras e nos webservices, o PlugNotas reenvia de nota!

Viu só como uma API REST facilita a migração? Conheça solução PlugNotas.

    Conheça o PlugNotas

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados