Respondemos as principais dúvidas sobre este tema e mostramos como assinar um contrato digital em 3 passos. Vem conferir, aprender e implementar por aí!
Se só de imaginar ter que assinar um contrato e encarar toda a burocracia que vem junto com essa demanda, você fica com preguiça (pode ser sincero, a gente também fica!), é hora de conhecer e aderir às facilidades do contrato digital.
Esse é um formato que se tornou possível graças à expansão da tecnologia e integração dela com o meio corporativo. Mas também, um recurso que tem sua base na tendência de digitalização dos processos e no potencial dos certificados digitais.
Vamos explicar tudo isso e muito mais, de forma didática e detalhada para não restar nenhuma dúvida ou desculpa para você não aderir à assinatura eletrônica e os documentos digitais! E é só acompanhar a leitura até o final para conferir. Bora lá?
Afinal, o que é um contrato digital?
Em termos básicos, um contrato digital é bastante parecido com um contrato tradicional. Contém cláusulas e demanda a assinatura de dois lados ou mais para que um acordo seja firmado.
No entanto, ao invés de folhas impressas e assinaturas à caneta no papel, o contrato digital tem formato eletrônico e a autenticação é feita por meio de assinaturas também eletrônicas. Isso permite um processo remoto (online), e também mais rápido, seguro e simples.
Por que escolher contratos digitais?
As vantagens de optar por um contrato digital são muitas. E isso vale para as pessoas físicas, empresas e empresários, e até para o mercado econômico e o meio ambiente. Confira o que os contratos digitais garantem:
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- Processos otimizados, afinal, não é preciso perder tempo com deslocamentos, impressões, autenticações em cartório e reuniões de assinatura.
- Redução de material físico, pois não é mais necessário lidar com documentos em papel, desde o momento de providenciá-los até o arquivamento e a gestão.
- Diminuição drástica de custos – com os documentos e assinaturas digitais, é impossível não economizar; os custos com papel, impressão, autenticação são praticamente zerados.
- Paperless e sustentabilidade, duas tendências que vão muito além disso; a digitalização de processos e contratos é uma solução sustentável que contribui com a preservação dos recursos naturais e do planeta.
- Armazenamento de documentos em nuvem – outra consequência de aderir ao contrato digital é não precisar mais destinar um espaço para a papelada, tudo pode ficar mais seguro, acessível e organizado online, na nuvem.
- Amplitude de contratações, como não poderia deixar de ser diante de um formato remoto que facilita imensamente a negociação à distância e amplia o alcance e as oportunidades dos negócios que o utilizam.
Tem validade jurídica? É seguro?
Se a sua dúvida é se o contrato digital tem validade jurídica, a resposta é sim, ele pode ter a mesma validade que um contrato assinado presencialmente.
Na verdade, existem diferentes tipos de assinatura eletrônica, mas a assinatura digital feita a partir de um certificado digital ICP-Brasil garante esse mesmo nível de autenticação e confiabilidade.
Isso porque os certificados contam com tecnologia de biometria digital, criptografia, marcadores de tempo, chaves de identificação e uma cadeia hierárquica que garantem que as autenticações digitais sejam autênticas e invioláveis.
Com esse cenário, já temos também a resposta para o fator da segurança. Um contrato digital e assinado eletronicamente é, sim, seguro.
Só é importante garantir que esse processo seja feito através de uma plataforma ou intermediário confiável. Assim, você, seus clientes, os clientes deles e demais envolvidos podem ficar tranquilos e apenas aproveitar a facilidade desse tipo de solução!
Como assinar contratos digitais?
Então, agora que você já sabe o be-a-bá dos contratos digitais, vamos entender como é o processo de assinatura de um? São três passos bem simples, olha só:
1. Escolha uma plataforma confiável
O primeiro passo é escolher a plataforma que você vai utilizar para intermediar o recolhimento de assinaturas.
Obviamente, é essencial garantir que ela seja confiável e conte com recursos para manter a segurança dos dados do contrato e da operação como um todo. Priorize fornecedores que tenham experiência neste mercado e boas avaliações.
2. Envie e configure o seu contrato
Com a plataforma escolhida, é hora de fazer o envio do seu contrato digital e configurá-lo para receber as assinaturas. Caso você ainda não tenha um documento redigido, algumas plataformas também permitem que você crie e personalize um contrato digital a partir de templates.
De todo modo, é nessa etapa que você vai desenvolver a lista de signatários do contrato e, se necessário, adicionar detalhes e dados essenciais para dar sequência à operação.
3. Analise o documento e assine!
Por fim, o último passo é a revisão do contrato, para garantir que está tudo certo e, finalmente, assinar eletronicamente o acordo. Simples, né?
E se eu te disser que a plataforma de assinatura eletrônica pode ser o seu software?
É isso mesmo, não perca a oportunidade de digitalizar a sua software house e o negócio dos seus clientes com a API de assinatura eletrônica da TecnoSpeed, o PlugSign.
Com ela, seus usuários poderão assinar documentos e contratos digitalmente direto do seu sistema e, ainda, encaminhá-los via WhatsApp, SMS e e-mail. Tudo de forma automatizada, ilimitada, 100% segura, válida juridicamente e adequada às legislações atuais.
Como você viu neste artigo, são inúmeros os benefícios de utilizar contratos digitais e, além de ter essas vantagens como argumentos de venda do seu software, você ainda garante uma nova fonte de receita para sua software house.
Ah! E além da nossa solução ser descomplicada, completa e acessível, o nosso suporte é especializado em desenvolvedores. Ou seja, está esperando o que para agarrar essa oportunidade?
Caso queira continuar lendo sobre o mundo dos contratos e documentos, confira nosso guia dos principais tipos de assinatura e entenda quando e como usar cada uma delas. Ou, então, descubra como assinar documentos pelo WhatsApp.