Entenda o conceito de ERP Banking e saiba quais providências você precisa tomar para deixar seu software pronto e relevante para o futuro financeiro.
O ERP Banking está transformando a gestão financeira ao integrar serviços bancários nos sistemas empresariais. E se o seu sistema ainda não conta com recursos financeiros, você precisa ler este artigo até o final.
Venha conhecer este conceito e descobrir como sua software house pode se preparar e se adaptar a essa demanda crescente e revolucionária!
Tecnologia financeira brasileira
Quando o assunto é a tecnologia financeira brasileira, é importante saber que ela é uma das mais avançadas do mundo. Isso graças à sua estrutura e ecossistema, que inclui órgãos como o Banco Central do Brasil e a Febraban, a Federação Brasileira dos Bancos, e também ao fomento e avanço digital trazido pelas fintechs.
O número de negócios que oferecem soluções financeiras a partir da tecnologia só cresceu nos últimos anos e essa tendência escancarou as portas para a inovação, a competitividade e o avanço geral do mercado financeiro no país.
As fintechs trouxeram inteligência, eficiência, acessibilidade e novas possibilidades para os serviços financeiros, e essa evolução, além de beneficiar os usuários, deve continuar e se tornar mais expressiva a cada ano.
O que é ERP Banking?
A era do ERP Banking já chegou e se estabeleceu. ERP Banking nomeia o fenômeno de integração dos serviços bancários ao sistema de gestão dos negócios, permitindo manter um controle financeiro completo direto do software.
As primeiras movimentações nesse sentido datam de 2021, mas ainda eram bastante tímidas. De lá para cá, tivemos a evolução do open banking para o open finance, que viabilizou não só a abertura de dados e serviços bancários para terceiros, mas a integração de diferentes serviços financeiros em uma única plataforma.
A consequente convergência e expansão das soluções fintech deu base para a tendência de Banking as a Service (BaaS). Nesse cenário, diversos modelos de negócios surgiram, mas em todos os casos as empresas de tecnologia ganharam tanto novas oportunidades quanto novas demandas em suas soluções de software.
Sem dúvidas, as empresas buscam e dão preferência para ERPs que contemplam processos e recursos financeiros como gestão de cobranças, meios de pagamento, APIs e até contas digitais.
E é por isso que ERP Banking é muito mais que uma tendência. Adiante, falamos um pouco melhor sobre essa integração na prática…
Meios de pagamento no ERP Banking
Segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, atualmente, 8 em cada 10 movimentações bancárias realizadas no Brasil são feitas por meio de canais digitais. Esse dado se justifica, dentre outros fatos, pelo crescimento dos meios de pagamentos online e mediados pela tecnologia.
O Pix talvez seja o exemplo mais emblemático desse cenário, mas com certeza não é o único. O mobile banking rapidamente se tornou um padrão global; comprar e vender online passou a fazer parte do dia a dia das pessoas e negócios; e as demais formas de pagamento acompanharam esse caminho.
Vimos o boleto, uma das mais tradicionais formas de pagamento, se render ao digital, deixando de ser inquestionavelmente impresso, sendo emitido de forma eletrônica e democrática, registrado automaticamente, migrando das remessas e retornos manuais para o webservice e até ganhando a adição do QR-Code Pix, o chamado Boleto Híbrido.
E ainda temos as APIs de pagamentos para Conta Corrente, Poupança, Tributos Federais e Municipais, Pagamentos de Concessionárias…
Ao integrar esses meios de pagamentos ao ERP, os negócios ganham diferencial competitivo, mais autonomia e eficiência, o que resulta em mais e melhores resultados a curto e longo prazo.
Já as empresas fornecedoras do sistema têm a possibilidade de tornar seus produtos mais aderentes e valiosos, aumentando a lucratividade, conversão, fidelização e autoridade de suas organizações.
Resumindo: ter todos esses recursos e poder tanto oferecer comodidade nos pagamentos para seus clientes quanto realizar sua gestão financeira inteiramente pelo ERP é uma necessidade do cliente de software. O que torna oferecer uma solução de ERP Banking uma necessidade das software houses.
É claro que essa jornada não é exatamente simples, pelo menos não se traçada sozinho. Desenvolver um ERP Banking demanda tempo e dedicação total de uma equipe própria e especializada, pode envolver custos altíssimos, treinamentos, burocracias, além de toda a demanda de manutenção e atualização.
Como a sua software house pode se preparar?
Para se preparar para essa nova demanda do mercado, você pode explorar e aprender com nossos conteúdos sobre o segmento fintech. Além das publicações aqui do blog, temos um canal no YouTube recheado de vídeos sobre temas técnicos e atualizações explicados por quem fala a sua língua!
Para você começar esse processo de aprofundamento com o pé direito, indicamos as nossas playlists Do Boleto Ao Pix e PlugBank, onde temos conteúdos valiosos sobre tecnologias bancárias.
Além disso, uma ótima oportunidade é trocar experiências com os profissionais e negócios da nossa comunidade. Para isso, basta participar do nosso Fórum PlugBank!
Soluções TecnoSpeed
E, claro, nós temos soluções de software integráveis para facilitar a sua vida e levar a gestão financeira para dentro do seu ERP de forma completa e descomplicada. Parece um sonho, mas é real.
São diversas APIs: de boleto, Pix, Consulta de Crédito e até de Pagamentos. Que tal começar agora mesmo a investir em soluções financeiras e automatizar as rotinas do contas a pagar dos seus clientes?
Com ela, os extratos ficarão em um único lugar, seus clientes poderão realizar a programação de pagamentos dentro do seu ERP e você não precisará se preocupar com desenvolvimento, homologações, validações e atualizações. Está esperando o que para dar o primeiro passo rumo ao futuro financeiro?
1 Comment
Achei ótimo