Tempo de Leitura: 4 minutos

Você é desenvolvedor e quer emitir MDFe com Delphi? Separamos um artigo com o material completo para tirar todas suas duvídas, confira!


Manter a documentação fiscal em dia não é nada fácil! Os gestores possuem muitas dificuldades para gerar e transmitir as informações exigidas pelo Fisco e, por vezes, precisam realizar os processos manualmente devido a falta de integração do software com o sistema de documentos fiscais.

Essa dificuldade persiste nas empresas do setor de transportes, o qual requer documentos específicos da área e chega a ser ainda maior com a utilização de determinadas linguagens de programação, como a linguagem Delphi.

Existem inúmeras empresas que precisam de atualizações para incluir novas funcionalidades dentro do Delphi, pensando em otimizar e simplificar o controle de toda a documentação fiscal, como por exemplo, integrar um emissor MFDe em Delphi diretamente do sistema de gestão. 

MDF-e TecnoSpeed

Um pouco mais sobre MDFe

​O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais eletrônico (MDF-e) surgiu com o propósito de criar um modelo nacional de documento fiscal eletrônico para substituir a documentação em papel.

É um documento de emissão obrigatória para as empresas que trabalham com  serviços de transporte, ele permite o registro em lote de documentos fiscais em trânsito com muito mais agilidade, identificando a unidade de carga e demais características do transporte. 

Com isso, o cumprimento das obrigações acessórias torna-se muito mais simples aos contribuintes e o controle do Fisco, torna-se muito mais eficiente, podendo, inclusive, acompanhar as operações em tempo real.

Entenda a linguagem Delphi

Conceitualmente, o Delphi é uma IDE (Integrated Development Environment) oriunda da linguagem Pascal, ou seja, trata-se de uma verdadeira (e ótima) opção de plataforma para desenvolvimento de software.

Nos dias de hoje, a popularidade do Delphi não é mais a mesma, novas linguagens ganharam a preferência dos desenvolvedores e os sistemas em Delphi ficaram um pouco obsoletos.

Nesse cenário surge um grande problema para as empresas que já possuem todo o seu funcionamento, construídos com a linguagem Delphi, pois, precisam integrar novas funcionalidades e recursos modernos que auxiliam na gestão dos documentos fiscais.

Portanto, é fato que a demanda existe e o mercado anseia por profissionais e software capazes de integrar facilidades modernas em diversas linguagens de programação.

Entenda como emitir MDFe com Delphi.
Delphi é uma das linguagens mais populares, por isso, bastante presente em módulos MDFe.

Desafios da linguagem Delphi

As maiores dificuldades apontadas pelos desenvolvedores Delphi para a criação e a manutenção de um módulo fiscal decorrem de problemas de alocação de memória, lentidão e instabilidade.

Assim, a melhor alternativa é contar com componentes tecnológicos avançados, que otimizam o processo de integração e levam praticidade para as Software Houses que trabalham com Delphi.

Aprenda a emitir MDFe com Delphi

A automatização da emissão do MDFe no software de gestão proporciona muito mais agilidade e simplicidade para as empresas. Ocorre que implementar um emissor MDFe é bem complicado e exige um amplo estudo sobre a legislação fiscal.

Vamos às etapas para a emissão da MDFe com Delphi.

1. Credenciamento SEFAZ

Primeiramente, é necessário consultar as orientações da SEFAZ de cada estado envolvido na operação de transporte e realizar o credenciamento em cada um deles.  

2. Arquivo XML

Por padrão, o MDFe com Delphi deve ser enviado por arquivo XML, o qual deve conter os campos e valores preenchidos com as informações do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTes) ou Notas Fiscais Eletrônicas (NFes) das operações de transporte.

3. Assinatura com certificado digital

Para que o arquivo XML do MDFe com Delphi tenha validade jurídica, é necessário garantir a autenticidade por meio da assinatura digital, a qual pode ser realizada com o certificado digital A1 ou A3 autorizado pela ICP Brasil.

4. Envio

Após a assinatura do arquivo XML, o MDFe com Delphi deve ser enviado à SEFAZ, lembre-se que será necessário a URL de envio da MDFe do respectivo estado. Em seguida, o manifesto passará por uma análise de validação e retornará com a autorização ou rejeição.

Se estiver em conformidade com os Manuais e Notas Técnicas, o arquivo será aprovado, caso contrário, retornará com uma mensagem de erro. Nesse caso, o documento precisará ser corrigido e por vezes até reformulado inteiramente para um novo envio.

5. Impressão do DAMDFE

DAMDFE é o Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, trata-se, de uma representação simplificada do MDFe, em papel. Esse documento não possui validade fiscal e a sua função é facilitar a consulta do MDFe por meio do código de barras ou da chave de acesso do MDFe.

Para ter acesso ao código completo ao código para emissão de MDFe em Delphi, acesse a nossa base de conhecimento.

Cuidados para emitir MDFe com Delphi

Cada estado disponibiliza as próprias orientações para emissão do MDFe no Manual de Orientações do Contribuinte. O desenvolvedor deve realizar a leitura completa deste manual e manter-se sempre atualizado.

Essa tarefa não é nada fácil, pois, uma única operação pode envolver vários estados, logo, o profissional precisa acompanhar todos os normativos que impactam direta ou indiretamente na emissão da documentação fiscal.

Veja os cuidados para emitir MDFe com Delphi
O Manual de Orientações do Contribuinte é o material mais importante para verificar se o seu software Delphi está de acordo com as normas de emissão do MDFe.

Como emitir MDFe com Delphi em poucos minutos

Diante de toda a dificuldade técnica para criar e manter um módulo fiscal, a integração facilitada da TecnoSpeed é uma opção sensacional, que simplifica e agiliza todo o processo de geração e envio de MDFe.

Para realizar a emissão em poucos minutos diretamente do seu Software basta integrar a API da TecnoSpeed ao seu sistema, dessa forma, com poucos cliques, a sua Software House estará pronta para atender a demanda e suprir essa necessidade do mercado.

Veja como é prático: uma vez que, as informações decorrentes das atividades diárias já são incluídas no sistema da empresa, a integração permite que o sistema forneça os dados necessários para a emissão do MDFe, assim, a API MDFe da TecnoSpeed gera e valida o arquivo XML, providencia a assinatura digital e envia o documento para a SEFAZ.

Tudo com muita rapidez e eficiência! 

Para agregar mais essa vantagem competitiva e fazer da sua empresa de software a mais completa do mercado, conheça a nossa solução!

O MDFe TecnoSpeed é uma solução pronta para ser integrada ao seu software, que realiza todas as etapas de emissão do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, desde a geração do XML até a impressão do DAMDFe.

Uma vez integrado, você não se preocupa mais com MDFe: nossa plataforma cuida de tudo para você, mantendo-se sempre atualizada de acordo com a legislação vigente.

Clique no botão abaixo e veja como é fácil integrar o MDFe TecnoSpeed ao seu Software!

Emita MDFe em Delphi

Conclusão

O MDFe é um documento obrigatório e muito importante para as empresas que trabalham com transporte, seja na prestação de serviços, seja por meio de transporte próprio. Ele integra a documentação fiscal e precisa de controle. 

Portanto, disponibilizar facilidades para que tudo se resolva diretamente do seu Software, é a solução ideal para tornar a gestão fiscal de seus clientes muito mais simples.

 

Summary
O que é MDFe - Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais eletrônico?
Article Name
O que é MDFe - Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais eletrônico?
Description
​O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais eletrônico (MDF-e) surgiu com o propósito de criar um modelo nacional de documento fiscal eletrônico para substituir a documentação em papel. É um documento de emissão obrigatória para as empresas que trabalham com  serviços de transporte, ele permite o registro em lote de documentos fiscais em trânsito com muito mais agilidade, identificando a unidade de carga e demais características do transporte. 
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo

Localização

Tecnospeed ©  2021. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.