Números do boleto bancário: o que essa sequência significa?

Os números do boleto bancário representam uma série de informações, mas é possível saber o que alguns deles querem dizer. Veja o que significa cada campo e quais dados podem estar escondidos nesse número.


O boleto bancário é um documento com vários campos, números e dados. É normal que tanta informação em um único lugar cause um pouco de confusão na cabeça das pessoas, não é mesmo? Pensando nisso, fizemos esse artigo para te ajudar a solucionar algumas coisas, principalmente aquele números do boleto com vários dígitos que acompanha o código de barras.

Você sabia que cada um daqueles números significa uma coisa? Com o volume de boletos emitidos todos os dias no Brasil, é preciso que eles sejam diferentes, por isso a necessidade de um número com vários dígitos. Quer saber o que cada um significa? É só seguir a leitura que te contamos tudo!

Mas o que é boleto?

Boleto bancário – ou bloqueto, como algumas pessoas chamam, é um documento para emitir e receber cobranças. A partir da conta de um banco, o recebedor emite o boleto com a quantia desejada e envia ao pagador, que deve fazer o pagamento até a data de vencimento estipulada no documento. Ele é um método de pagamento bastante conhecido no Brasil, uma vez que existe há quase 30 anos. O boleto como conhecemos hoje, com o código de barras, foi criado em 1993, mas o projeto já existe desde a década de 80.

No Brasil, a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) é a responsável por padronizar os boletos e garantir que todas as instituições bancárias sigam essas diretrizes, a fim de oferecer um método de pagamento seguro e confiável às pessoas.

Quais são as vantagens para o consumidor?

Todas as partes envolvidas no pagamento com boleto têm muitas vantagens. Uma das principais é a praticidade e a agilidade, já que é possível pagar boletos pelo celular, em casas lotéricas e também nas agências bancárias. 

Outro benefício importantíssimo é a segurança quando o comparamos aos pagamentos com dinheiro em espécie. O documento do boleto não é valioso por si só, então o fato de ele ser perdido ou roubado não representa nenhum prejuízo. 

A adesão também é uma vantagem do boleto. Como o formato existe há quase 30 anos, o número de pessoas adeptas ao boleto bancário é muito grande, sendo essa uma das principais formas de pagamento do Brasil. De acordo com um levantamento feito pela FEBRABAN, são emitidos cerca de 3,7 bilhões boletos por ano, um número bastante impressionante.

Números do boleto bancário, o que eles representam?

Veja o significado dos números do boleto bancário.

Os códigos presentes no boleto fazem referências a determinados campos, por isso ele é tão grande.

Os números do boleto bancário formam a chamada linha digitável, uma sequência de números que representa o código de barras. Essa linha é composta por 47 ou 48 dígitos que são distribuídos em 5 campos. Veja o que eles significam:

  • Três dígitos iniciais: código do banco emissor, definido pela FEBRABAN;
  • Quarto dígito: moeda do país emissor, que no caso do Brasil é o 9;
  • Próximos 25 dígitos: números que carregam as informações do boleto, como por exemplo a empresa cobradora, data de emissão, entre outros dados;
  • 30º dígito: é o dígito verificador, gerado a partir do cálculo dos números anteriores;
  • 4 dígitos seguintes: representam a data de vencimento do boleto a partir da data-base definida pelo Banco Central, que é 7 de outubro de 1997.
  • 10 últimos dígitos: se referem ao valor do boleto, por exemplo, se o valor for R$ 25,90, esses números do boleto será 0000002590.

A partir de agora você vai começar a enxergar outras coisas nos números dos boletos que você emitir ou pagar. Muito interessante, não é mesmo?

Boleto x Alternativas digitais

Com a evolução da tecnologia, muitas pessoas se preocuparam com o destino do boleto. O que poderia acontecer com ele caso as alternativas digitais, como por exemplo o Pix, ganhassem popularidade? Esse é um cenário incerto, mas algumas previsões mostram que o boleto ainda vai permanecer como um forte método de pagamento por muitos anos. Como ele já existe há quase 30 anos, seu espaço já foi conquistado e as pessoas estão plenamente adaptadas a esse formato, o que pode representar certa resistência a invenções inovadoras.

Quem ganha essa batalha?

Tem espaço para todo mundo, ninguém precisa se preocupar. Como dissemos, o boleto é um formato já bastante difundido e bem aceito por grande parte da população. Por outro lado, existe um público significativo que se adapta bem às tecnologias. Ou seja, a balança não está desfavorável para nenhum dos lados, então não há motivo para preocupações, não importa de que lado você está. 

API de boleto

Você já conhece a nossa API de boleto? Essa é mais uma solução da TecnoSpeed para ajudar seus clientes a fazerem tudo dentro do seu software. Não precisar ficar trocando de ambiente para realizar as tarefas financeiras do dia a dia é um grande avanço e significa também economia de tempo. Já imaginou como seus clientes ficariam satisfeitos?

Essa solução é super completa e permite que seus clientes visualizem todos os boletos emitidos, controlando de forma muito mais eficaz as contas a receber. Automatizar o processo de gestão financeira é a nossa missão e temos certeza que podemos fazer isso em conjunto com a sua software house.

E para você que é desenvolvedor, oferecemos suporte completo de dev para dev, com soluções especializadas para nunca te deixar na mão!

Conheça a API de Boleto

O boleto bancário é um método de pagamento bastante popular e que promete se manter assim por muito tempo, mesmo com as novas tecnologias que chegaram para agilizar as transações financeiras. Você já ouviu falar alguma coisa sobre o fim do boleto? Veja nosso artigo para saber se isso é apenas um boato ou se tem um fundo de verdade.

Helen Cunha é bacharel em Marketing. Responsável pelas estratégias de mercado direcionado para Fintechs.

Artigos relacionados