Quer saber o que é o boleto híbrido? Como implementa-ló na sua software house? Entenda tudo sobre assunto aqui. Vamos lá!
O mercado de pagamento está em constante evolução e as novidades não param de surgir. Logo, para manter a competitividade da empresa e ganhar a preferência do público, as fintechs precisam manter-se atualizadas sobre todas as soluções que facilitam e simplificam a vida dos clientes e consumidores.
Com a chegada do PIX (pagamento instantâneo), o boleto híbrido surgiu como uma nova forma de pagamento, combinando as vantagens do boleto tradicional com o pagamento instantâneo, via QR CODE.
Nós, da TecnoSpeed, já preparamos todos os nossos componentes e estamos prontos para implementar essa novidade e tirar todas as suas dúvidas. Continue conosco para conhecer os benefícios e destrinchar cada detalhe sobre o boleto híbrido.
O que é boleto híbrido?
O boleto híbrido é uma nova forma de pagamento disponibilizada pelo Banco Central. Esse método promove a união de dois diferentes métodos de pagamento, trata-se da combinação do boleto tradicional com o pagamento via PIX.
Por meio de um QR Code dinâmico, o pagamento via PIX é disponibilizado no próprio boleto e o cliente decide como prefere realizar o pagamento da fatura, seja pelo código de barras ou pela leitura do QR Code.
Qual é a sua relação com o Pix?
O termo PIX representa o método de pagamento instantâneo brasileiro. Esse meio foi criado pelo Banco Central e sua principal característica é a agilidade nas transações, pois, a compensação é realizada em segundos.
Por meio do PIX realiza-se transferências e pagamentos a qualquer hora e em qualquer dia, sem precisar preocupar-se com os dias úteis e horário comercial. Tudo de um jeito prático, rápido e seguro.
O pagamento híbrido é a combinação de um boleto comum com a possibilidade de pagamento via PIX, ou seja, gera-se um boleto tradicional juntamente com o QR CODE dinâmico, o qual direciona o pagador para o pagamento via PIX, assim, com as informações do boleto tradicional a compensação é feita instantaneamente.
QR CODE dinâmico, o que é?
O QR Code é a abreviação de Quick Response Code, corresponde a um código de barras, entretanto, em formato bidimensional.
Sobre o QR Code para o pagamento PIX, classificam-se em estáticos ou dinâmicos.
Enquanto o QR Code estático, representa um mesmo código com um valor fixo que pode ser utilizado em várias transações, o QR Code dinâmico fornece um código exclusivo para cada transação, podendo ser usado apenas uma única vez.
Para empresas que precisam efetuar a cobrança formal, o QR Code dinâmico é o mais indicado, pois, é a modalidade que permite incluir informações específicas sobre o pagamento, como os dados do recebedor/pagador, o valor, data de expiração/vencimento, flag de aceite após o vencimento, juros, multa, descontos e um descritivo no campo “informações adicionais”. Além disso, é um método que facilita a conciliação e automação comercial.
Como funciona?
Um QR Code dinâmico é disponibilizado juntamente com o boleto tradicional. Assim, o consumidor terá a liberdade para escolher o método mais conveniente para realizar o pagamento.
Solução TecnoSpeed
A TecnoSpeed desenvolve soluções financeiras para tornar o seu Software essencial para o cliente!
A consulta de crédito, emissão de boletos e realização de pagamentos podem ser efetuados diretamente do seu ERP. Se você ainda não disponibiliza essas facilidades é porque não conhece as API’s da TecnoSpeed.
A API de emissão de boletos elimina todo o trabalho manual do seu cliente e oferece uma solução completa para a gestão de cobranças com boleto, sem necessidade de intermediação.
Dentro do próprio sistema, realiza-se a autenticação da Software House, o cadastro dos dados necessários, as informações sobre valores, juros, pagador e todos os demais parâmetros para gerar o QR CODE e customizar o boleto conforme a preferência do cliente.
Além do mais, a aplicação conta com recursos modernos de personalização de impressão, ou seja, é possível incluir o QR code do PIX e outras informações, como o logo e detalhes da marca/empresa.
Para ver na prática como isso funciona, assista o nosso vídeo sobre o QR code PIX no boleto impresso. E caso queira aprofundar os seus conhecimentos e conferir o passo a passo para gerar um boleto híbrido, visite a casa do desenvolvedor.
Agora que você já sabe o que é, e como funcionam o boleto híbrido, o QR CODE dinâmico e estático e como a nossa solução pode te ajudar. Vamos para a parte, que todos tanto esperam os benefícios. Veja!
Benefícios
Como você deve ter percebido, oferecer o boleto híbrido como método de pagamento, acumula as vantagens do pagamento via PIX, com o pagamento por boletos, proporcionando inúmeros benefícios tanto para o recebedor, como para o pagador. Confira os principais:
Pagamento imediato
O PIX não apresenta restrições de dias e horários para o pagamento, desse modo, a transação pode ser realizada, inclusive, nos finais de semana e a compensação é imediata. Em outras palavras, o valor entra instantaneamente na conta do recebedor.
Comodidade para o cliente
O cliente pode optar livremente pelo método de pagamento mais conveniente, e por conter o QR code juntamente com o código de barras tradicional, facilita o pagamento para aqueles que não possuem familiaridade com o PIX.
Segurança
O pagamento via PIX é tão seguro quanto as transações realizadas por TED e DOC, contando com os mesmos recursos de autenticação e criptografia.
Além do mais, o Banco Central garante que todas as informações pessoais são protegidas pelo sigilo bancário.
Usufrua de todos esses benefícios e promova a evolução da gestão financeira em seu Software com a API de emissão de boletos da TecnoSpeed!
Conheça a API Boleto
Automatize o processo de emissão de boletos. São diversos bancos com apenas uma integração.
Permita que seus clientes gerem o boleto diretamente pelo seu ERP, inclusive, o boleto híbrido.
Conclusão
As vantagens dos boletos híbridos já conquistaram muitas empresas, assim, ofertar ou não esse novo método de pagamento não é uma opção das Software Houses.
Para manter-se competitivo e atuante no mercado de pagamentos, é preciso acompanhar a evolução tecnológica e fazer do seu software uma ferramenta indispensável para a gestão financeira.