Emitir NF-e em Node.js guarda alguns desafios. Confira quais são eles, os primeiros passos desse processo e como simplificá-lo com a nossa API PlugNotas!
Implementar a emissão de documentos fiscais eletrônicos é um desafio que você tem pela frente, desenvolvedor? Se a sua missão é programar um sistema para emitir NF-e em Node.js, este post vai te ajudar!
Nós sabemos o quanto entrar para o universo fiscal pode render dúvidas e preocupações para quem é da área da tecnologia e, a seguir, vamos te ajudar a entender o que te aguarda e quais são os primeiros passos para tirar esse projeto do papel.
E mais: ao final também te apresentamos uma solução que vai descomplicar e otimizar esse processo para você e seus clientes, da primeira etapa do desenvolvimento até os últimos passos da emissão. Vem com a gente!
Como emitir NF-e em Node.js
A emissão de NF-e, independente da linguagem, ambiente, biblioteca e componente que você for utilizar, deve ser baseada nas diretrizes do Manual de Orientação do Contribuinte.
No MOC, você vai encontrar todos os padrões técnicos e estruturais, regras, passos e modelos que guiarão o desenvolvimento do seu software emissor.
Além disso, é importante ter em mente que, mesmo com as facilidades trazidas pelo Node.js, ao optar por desenvolver seu software do zero, o processo será longo e desafiador.
É preciso muito esforço e habilidade para dar conta das demandas e especificidades de dois mundos complexos, o da programação e tecnologia e o da NF-e e do meio fiscal.
Quais os primeiros passos?
Para você visualizar com mais clareza o processo de desenvolvimento de um software emissor usando Node.js, aqui estão os passos iniciais e essenciais que você precisará dar conta:
Configurar a criação do arquivo XML
A NF-e possui o formato de um arquivo XML, então você precisará configurar o seu módulo fiscal para gerar documentos com essa extensão.
A especificação contida no MOC é adotar a recomendação W3C para XML 1.0, disponível em www.w3.org/TR/REC-xml e a codificação dos caracteres UTF-8; ou seja, todos os documentos XML devem iniciar com a seguinte declaração:
<?xml version=”1.0″ encoding=”UTF-8″?>
Essa declaração é única, mesmo em documentos que contenham o XML de várias notas, como ocorre no lote de envio de NF-e.
Fora isso, existem outras regras de declaração e para a otimização na montagem do arquivo e uso de caracteres especiais no texto de XML.
Outro passo recomendado nessa etapa do processo é submeter o arquivo da NF-e a uma validação de Schema antes do envio para verificar a integridade e formação correta das informações da nota.
Garantir a assinatura digital do arquivo
A geração do arquivo XML é o primeiro passo de qualquer emissão de NF-e, mas o próximo é a assinatura digital obrigatória desse documento gerado.
É essa assinatura, realizada através de um Certificado Digital, que autentica e fornece validade jurídica para a nota.
Então, para emitir NF-e em Node.js, você também vai precisar contemplar a integração com certificações digitais no processo de desenvolvimento do seu software.
Segundo o MOC, o Certificado Digital deve ser do tipo A1 ou A3, emitido por uma Autoridade Certificadora credenciada pela ICP-Brasil.
Já o arquivo da nota deve conter o CNPJ da pessoa jurídica titular do certificado digital no campo OtherName OID = 2.16.76.1.3.3 ou o CPF da pessoa física titular do certificado digital no campo OtherName OID = 2.16.76.1.3.1.
Também é preciso se atentar a alguns campos e tags dispensáveis, pois tratam de informações já fornecidas pelo certificado. Tudo isso está descrito no MOC.
Estabelecer a comunicação junto à Sefaz
Por fim, você precisará configurar os envios e recebimentos junto à Sefaz para a transmissão e autorização da nota, e para o acesso do arquivo XML validado e cumprimento dos últimos passos da emissão.
Essa comunicação do seu sistema com a Sefaz se dá através de Web Services disponibilizados pelo Sistema de Recepção de Nota Fiscal eletrônica, com o padrão definido pelo WS-I Basic Profile.
Nesse processo, deve ocorrer uma autenticação mútua, novamente via Certificado Digital, e a troca de mensagens entre os sistemas acontece no padrão SOAP versão 1.2, e a troca de mensagens XML no padrão Style/Enconding: Document/Literal.
Ao final disso, você também deverá desenvolver as etapas que envolvem o armazenamento do arquivo XML da nota; visualização, download e impressão do DANFE; e envio desses documentos ao destinatário.
Além, é claro, de ficar de olho nas atualizações e notas técnicas que estão sempre surgindo e podem exigir updates no seu software!
Programando muito mais rápido
Está se perguntando como vai dar conta de todas essas demandas e se desenvolver o seu módulo fiscal do zero é realmente a única alternativa?
Pois sabia que emitir NF-e em Node.js, ou qualquer linguagem que você quiser, pode ser muito mais rápido e fácil com o PlugNotas!
A nossa API reduz em 80% o tempo e esforço desse processo, já contempla todas as regras e configurações que seu software precisa, é atualizada constantemente pela nossa equipe de especialistas e compatível com Node.js e muitas outras linguagens.
Além disso, ela oferece a praticidade que vai se tornar indispensável na rotina de seus clientes ao centralizar e automatizar todos os passos da emissão direto no sistema.
Resumindo, é o melhor custo-benefício para você elevar o nível das suas entregas e entrar de vez no segmento fiscal.
Conheça nossa API PlugNotas e torne seu software capaz de emitir NF-e em Node.js de um jeito muito mais simplificado:
E se quiser saber mais desse universo e nossas soluções para te ajudar a levá-lo para dentro do seu software, confira também a nossa página de conteúdos sobre documentos fiscais.