Um ERP é essencial na gestão de vendas online, mas um HUB de integração para marketplaces e e-commerces torna essa missão ainda mais fácil. Entenda!
Você atende o segmento de varejo na sua software house? Já ouviu falar em HUB de integração e como essa ferramenta pode potencializar o valor e os usos do seu sistema ERP? Tudo isso está conectado com o cenário atual do comércio e nós explicamos como.
Falar em vendas hoje em dia sem considerar o online parece estranho, quase absurdo. Os canais de vendas se multiplicaram e a gestão comercial se tornou mais desafiadora, complexa e descentralizada, demandando ferramentas para intermediar esse processo.
E é exatamente para ajudar a integrar os multicanais e otimizar as demandas comerciais que o HUB de integração entra em cena. Para entender como isso funciona, quais desafios esse contexto reserva e que features seu sistema precisa ter para se destacar dentro dele é só continuar a leitura!
O cenário atual das vendas online
Não é segredo ou novidade para ninguém que o comércio eletrônico tem ganhado cada vez mais destaque e popularidade entre os consumidores no Brasil e no mundo, não é mesmo? Comprar e vender online ultrapassou as barreiras da insegurança e entrou de vez para o dia a dia das pessoas e negócios, ainda mais depois do período pandêmico dos últimos anos.
Apesar do papel inegável da pandemia nesse movimento, os números deste setor apenas comprovam que tal crescimento e tendência provavelmente não irão mudar tão cedo. Na verdade, os indícios são de que eles só continuarão subindo.
Segundo a 44ª edição do Webshoppers, um relatório elaborado pela Ebit | Nielsen sobre o comércio eletrônico brasileiro, no primeiro semestre de 2021 os e-commerces atingiram o maior patamar histórico de vendas, com a marca de mais de 53 bilhões de reais, um crescimento de 31% maior em relação ao semestre anterior e 41% maior do que o mesmo período de 2020.
Ou seja, os e-commerces e marketplaces vêm batendo recordes e tendem a manter essa constante pelos próximos anos, e quem não se adaptar a essa nova forma de compra e venda, sem dúvidas, ficará para trás. Você, desenvolvedor, tem consciência de como isso pode afetar o seu negócio e, principalmente, o dos seus clientes?
Desafios da gestão de venda online multicanal
O potencial de vendas dos e-commerces e plataformas de marketplaces é muito expressivo, mas também existem desafios neste caminho. O processo de vendas multicanal é descentralizado e precisa ser bem gerenciado para funcionar.
E isso significa que é preciso manter o controle de estoque sempre atualizado; gerir um alto volume de vendas; estabelecer precificações com base nas particularidades de cada canal de venda; automatizar e sincronizar processos; e garantir segurança e estabilidade nos acessos e compras para os consumidores.
Ufa! É realmente bastante coisa, mas tudo isso pode ser simplificado a partir do uso de um ERP que contemple todas essas demandas, integre os principais canais de vendas e facilite essa gestão para o seu cliente final.
Features que seu ERP precisa ter para atender este público
Para contemplar as demandas de vendas desse cliente final que pretende investir em venda online e multicanal, seu ERP precisa estar preparado e oferecer features específicas e completas. Você sabe quais são elas?
- Facilidade para rotinas operacionais: um ERP funcional é um ERP que facilita a vida de quem o utiliza e otimiza rotinas e processos operacionais, como o controle de estoque, por exemplo.
- Alto número de plataformas integradas: quanto mais plataformas de e-commerce e marketplace estiverem contidas no seu ERP mais possibilidades de vendas o seu cliente vai ter, o que sem dúvidas é uma prioridade.
- Segurança das informações dispostas: qualquer processo online precisa contar com segurança de dados para todos os envolvidos e isso não é diferente no caso de um ERP ou módulo de gestão de vendas.
- Neutralidade comercial: o seu cliente não quer limitações ou dificuldades, muito pelo contrário, portanto, o seu sistema precisa de soluções que permita que ele realize vendas em qualquer canal sem complicação.
Além disso, todo cliente e usuário procura por um atendimento de qualidade, um bom custo-benefício, e também espera que o fornecedor do seu software tenha core em marketplaces e e-commerces devido às grandes atualizações do mercado e as demandas de suporte que podem surgir a partir disso.
Por que integrar múltiplos canais de venda online com um HUB de integração?
Um HUB de integração não é a única maneira de realizar a integração dos canais de venda online do seu cliente no seu ERP, mas com certeza é a forma mais prática, econômica, rápida e vantajosa de fazer isso.
A outra alternativa é desenvolver internamente essas integrações, uma a uma, o que inevitavelmente vai exigir muito tempo, dinheiro e incontáveis atualizações para manter tudo funcionando.
Porém, ao contar com um HUB de integração, todo o processo é facilitado e barateado. Ele permite um cadastro único dos produtos, controle e gestão centralizada de estoque e pedidos, além de outras inúmeras funcionalidades essenciais na venda online.
Uma solução assim é o Plug4Market da TecnoSpeed, que integra múltiplos canais de vendas em única API; deixa o seu software pronto para gerenciar vendas de forma completa; é uma solução whitelabel, para a sua marca continuar em destaque; e ainda oferece suporte especializado para guiar seu time a auxiliar seus clientes. Integre agora o seu Software com os principais marketplaces e e-commerces:
Conheça e leve o Plug4Market para seu ERP!
Se você deseja entrar de vez e com o pé direito no mundo das vendas online, o Plug4Market é a oportunidade perfeita! Essa parceria vai transformar o seu software em uma máquina de vendas online e uma ferramenta indispensável para seus clientes. Vamos juntos?