Como implementar boleto bancário no seu software

Dúvidas quanto a implementação de boleto bancário no seu software? Saiba que já existem plataformas para facilitar o trabalho dos desenvolvedores!


Apesar da popularidade do cartão de crédito, o boleto bancário continua sendo um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros. Vantajoso tanto para quem vende, quanto para quem compra, as baixas taxas cobradas pelas instituições financeiras estimulam ainda mais sua aplicação.

Utilizar boleto bancário, entretanto, pode ser trabalhoso, devido a processos burocráticos como o upload e download manual de remessas no site de cada banco. Diante dessa dificuldade, muitos empresários têm confiado em soluções feitas por desenvolvedores de softwares, na tentativa de reduzir seus esforços e automatizar as operações manuais.

Mas, será que seu software está pronto para suprir essas necessidades?

O que é boleto bancário?

O boleto bancário é uma espécie de título de cobrança pagável em qualquer instituição conveniada, até o vencimento. Ele é composto por informações específicas, definidas pela FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos), que fazem com que os valores pagos cheguem ao cedente.

Como não existe um padrão obrigatório, ao utilizar boleto bancário nos deparamos com um layout diferente para cada banco, sendo esse um dos aspectos que mais atormentam o desenvolvedor que deseja implementar este módulo em sua solução.

Como gerar um boleto?

Primeiramente, é preciso que o cedente tenha uma conta corrente habilitada em uma instituição financeira de confiança. A partir disso, o boleto bancário pode ser gerado: através de ferramentas próprias do banco ou por sistemas de terceiros.

Quais as vantagens de um software de gestão?

Mesmo que esse meio de pagamento seja uma necessidade para boa parte da população, utilizar boleto bancário ainda é uma tarefa lenta e cansativa, principalmente quando o upload de remessas é feito manualmente.

Dessa forma, os softwares de gestão aparecem como uma verdadeira solução! Ainda mais porque agilizam os processos de cobrança, uma vez que já estão integrados a inúmeras instituições financeiras.

No entanto, implementar um ERP compatível com tantos bancos e com recursos de transmissão automática não é nada fácil, e nem rápido. Além de exigir um esforço tremendo dos desenvolvedores, sua manutenção é constante e trabalhosa.

Será que existe um jeito mais fácil de fazer tudo isso?

Como implementar boleto bancário no meu software?

O Boleto TecnoSpeed é uma boa solução! Isso porque é uma das formas mais práticas para implementar a emissão de boletos bancários no seu software. Pronto para ser integrado via API ou DLL, está homologado com mais de 30 bancos, o que poupa você de muitas horas de desenvolvimento.

Além disso, a plataforma permite que, ao utilizar boleto bancário, façamos a cobrança automática por email e SMS, a personalização do layout do boleto em HTML, assim como também disponibiliza um identificador de “boleto visualizado”.

E se antes seus clientes precisavam encaminhar ao banco, manualmente, todas as informações dos títulos a receber, esperar a emissão dos boletos, a entrega aos sacados e o retorno dos arquivos com a situação, com o Boleto TecnoSpeed você faz a transmissão de remessa e retorno de maneira automática, diretamente com os bancos!

Assim sendo, investir em tecnologias que facilitam a gestão da empresa dos seus clientes é um diferencial, um atrativo para os seus negócios. Portanto, não perca mais tempo e deixe seu software ainda mais eficiente. Escolha um sistema de emissão de boletos seguro, escolha o Boleto TecnoSpeed!

Artigos relacionados