Você conhece o conceito de conta digital e o que ele tem a oferecer aos seus clientes e ao seu negócio? Confira isso e muito mais neste artigo!
O mercado fintech chegou para ficar nos últimos anos e revolucionou diversos conceitos que tínhamos em serviços bancários e financeiros. Um dos maiores exemplos disso é a conta digital.
As contas digitais surgiram a partir da necessidade de um produto mais enxuto, moderno e acessível que as tradicionais contas em agências físicas e inspiraram o surgimento, na sequência, de bancos digitais, a gestão de conta 100% eletrônica e mobile, e outros produtos e demandas derivadas.
Do ponto de vista dos desenvolvedores de software de gestão, é muito importante entender essa movimentação e conceito. Vamos, então, aprender em detalhes o que é uma conta digital, as vantagens deste modelo e seu panorama futuro? É só continuar a leitura!
O que é uma conta digital?
Uma conta digital nada mais é do que a versão digitalizada da conta bancária e os serviços disponibilizados e prestados por uma agência física. Neste caso, o usuário realiza todo o processo de abertura e gerenciamento da conta por meio de um aplicativo ou site.
Este formato surge em consonância com a Revolução Digital e a expansão fintech, garantindo a modernização e, principalmente, a desburocratização dos serviços financeiros. O que antes era oneroso e demorado passou a estar ao alcance de alguns cliques e toques.
Quais as vantagens da conta digital?
Uma dúvida comum no início da operação das contas digitais e que se mantém até hoje na mente de muitos usuários e pessoas é sobre as vantagens desse modelo e porque adotá-lo.
Uma conta digital é interessante porque proporciona aos seus usuários e demais personas de interesse:
Economia
Simplificando e digitalizando a operação, as instituições conseguem oferecer ofertas mais acessíveis aos clientes, já que este modelo de negócio reduz drasticamente os custos com recursos físicos e humanos.
Este cenário também estimula a concorrência e acaba pressionando os bancos e contas tradicionais a otimizarem suas entregas, seja em qualidade e/ou taxas para se manter relevante diante do mercado.
E considerando que os serviços financeiros são demandas em todos os setores e negócios, as software houses também se beneficiam por essa economia e podem usar esse benefício ao seu favor na hora de criar suas aplicações e módulos financeiros.
Praticidade
Se tem uma palavra que define a conta digital, esta palavra é praticidade. Esse modelo dispensa os deslocamentos e traz todo o gerenciamento para a palma da mão dos usuários, com aplicações intuitivas, processos descomplicados e 100% digitais.
E para quem atua na área tech, essa aproximação das pessoas com a tecnologia beneficia todo o mercado.
Segurança
As contas digitais também têm a segurança como vantagem, pois diminuíram as chances de assalto e clonagem ao cortarem a ida às agências e caixas do uso padrão dos usuários, além de terem incluído tecnologias, como criptografia e biometria digital, como recursos de seguridade e adotado políticas mais flexíveis e assistenciais em caso de golpe ou fraude.
Inclusão bancária
Conforme dados do IBGE, cerca de 34 milhões de brasileiros ainda são desbancarizados ou sub-bancarizados. No entanto, este número caiu mais de 70% nos últimos anos, o que se deve indiscutivelmente à implementação das contas digitais com suas condições e taxas mais acessíveis.
Tal avanço representa um ponto positivo não só para os usuários finais das contas, mas também para os diversos fornecedores que os atendem em outros segmentos, como você, desenvolvedor e gestor de software house.
Afinal, abre espaço para outras demandas e possibilidades de negócio entre essas partes.
Quais bancos oferecem conta digital?
A maioria dos principais bancos mais conhecidos do público, como Itaú, Bradesco, Santander, Caixa e Banco do Brasil, têm a opção de conta digital entre seus produtos.
Além disso, existem também bancos que são nativamente e 100% digitais, tendo as contas digitais como seu formato padrão. É o caso do Nubank, Inter, C6 Bank, Neon, Next, Original, PicPay, Pan e Agibank.
O fato é que não faltam opções no mercado e para possuir uma conta digital hoje em dia é só uma questão de pesquisar o serviço que mais se adequa à sua realidade e necessidade, e tirar alguns minutos para fazer sua solicitação de abertura.
E no futuro, qual o panorama?
De acordo com o 2021 Global Digital Banking Index, pesquisa divulgada pela fintech N26, 23% dos clientes de instituições financeiras no mundo já possuem uma conta digital, mas a expectativa é que este número cresça para 70% nos próximos anos.
“O futuro dos bancos digitais parece não apenas brilhante, mas também mais diversificado em sua base de clientes, com clientes do sexo feminino prontas para impulsionar a próxima onda de crescimento do segmento”, afirma Alex Weber, diretor de crescimento da N26.
Segundo o mesmo estudo, 44% dos clientes bancários brasileiros possuem conta digital, 52% desses clientes são mulheres e o Brasil é um dos três países com crescimento mais rápido na adoção do modelo – 73% nos últimos dois anos.
Conforme projeções da Idwall, 184 milhões de contas digitais serão abertas até o final de 2022 no Brasil, um número 15% maior que o registrado em 2021 e que representa uma média de 4,5 contas digitais por brasileiro economicamente ativo. Além disso, o estudo revela que 75,8% dos clientes estão dispostos a trocar o banco convencional por um digital.
Com relação às tendências em tecnologias bancárias e evoluções das contas digitais, temos como destaque o open finance, a customização dos serviços, busca por intimidade e humanidade nas interações, a integração de pessoas das classes C, D e E ao público destes serviços, e o crescimento dos marketplaces nos aplicativos bancários.
Os meios de pagamento e a tecnologia
As contas digitais facilitaram a vida dos clientes e inspiraram as instituições financeiras a investir neste tipo de entrega, aproveitando o potencial da tecnologia para isso. Diante disso, a implementação de meios de pagamentos fáceis, ágeis e simplificados em seu software se tornou uma oportunidade e uma demanda.
Seus clientes, sejam eles organizações ou profissionais de qualquer segmento, buscam por soluções completas, que auxiliem não só em sua gestão empresarial, mas também na gestão financeira.
Quer saber mais sobre isso? Então, venha entender o que o cliente do seu software espera das funções de cobrança no seu ERP e explore nossa categoria de conteúdos Fintech!