Como aumentar o engajamento dos clientes com as soluções mobile? Entenda o que é essa solução e quais são as principais estratégias!
Mudanças nas necessidades de cada negócio ocorrem todos os dias, principalmente em relação ao comportamento e engajamento dos clientes, que ultimamente preferem vivenciar experiências mais rápidas e digitais.
Que tal você continuar aqui com a gente nessa leitura, para entender o porquê dos gestores empresariais se preocuparem tanto em encontrar um sistema que colabore com suas necessidades?
Trata-se de uma consequência do novo perfil de cliente, que não busca apenas um produto, mas sim a solução para algum problema. Nesse cenário, percebe-se que o consumidor valoriza a agilidade e a eficácia daquilo que se oferece.
O que é nível de engajamento dos clientes?
O nível de engajamento dos clientes representa a profundidade do relacionamento entre a marca e o cliente. Sabemos que para um cliente estar engajado com a Software House, é preciso que ele encontre soluções para o seu negócio, principalmente, que a ferramenta consiga suprir as necessidades e problemas existentes.
Conseguir engajar o cliente não é nada fácil! Existem estratégias para deixar o seu sistema mais interessante, com mais funcionalidades, fazendo com que o usuário tenha satisfação em usá-lo no dia a dia. É um processo delicado e requer bastante atenção para desenvolver atualizações e correções sempre que necessário.
É importante saber que o nível de engajamento dos clientes se relaciona com a confiança do cliente para com o desenvolvedor, o qual assume a responsabilidade de entregar ferramentas adequadas para que o dono da empresa consiga evoluir e alcançar seus objetivos.
Quais as principais estratégias para engajar o cliente?
Um cliente engajado é um cliente feliz, quanto maior o nível de engajamento, maior a satisfação que esse cliente sente ao usar a sua solução. É preciso que a Software House consiga impulsionar a empresa, seja no aumento das vendas, na organização interna, ou resolvendo alguma dor específica daquele empreendedor.
Agora, se o seu sistema for capaz de apresentar dashboards completos, com gráficos e que simplifiquem a análise de dados, será um grande diferencial aos olhos dos melhores gestores! Esses detalhes são ótimos exemplos de fatores de engajamento dos clientes, pois contribuem para um melhor desenvolvimento e facilitam o planejamento de ações estratégias.
Outra excelente ideia é focar em agilidade, fornecendo uma plataforma funcional, intuitiva, com funcionalidade em tela única e possibilidade de acesso remoto, ou seja, via mobile.
Foco no cliente
Os desenvolvedores que se preocupam em melhorar e otimizar a usabilidade do cliente acabam se sobressaindo e atingindo um nível maior de engajamento, pois se trata de uma parte extremamente relevante. Mantendo o foco no cliente você consegue entender a necessidade específica no negócio e desenvolver soluções personalizadas para aquela dor.
Seja mobile
As soluções disponíveis também em versão mobile permanecem com o cliente a todo momento, o que aumenta a frequência de uso e, consequentemente, cria uma dependência. Além do mais, desperta a sensação de estar sendo plenamente atendido, aumentando os índices de satisfação.
Disponibilize versões mobile de seu software e promova atualizações para deixá-lo mais rápido e intuitivo. Essas qualidades encantam os clientes e os mantêm sempre por perto, não espere uma ameaça da concorrência para incluir melhorias em seu sistema. Antecipe-se às necessidades e surpreenda seus clientes.
Dashboards
Os dashboards, queridinhos do momento, encantam os clientes com um visual moderno e simplificado. Essa ferramenta é capaz de transmitir informações complexas por elementos visuais, como os gráficos que representam análises profundas dos dados armazenados pelo sistema.
Fornecer dashboards que facilitem a análise de dados e torne a tomada de decisão do seu cliente mais rápida, representa um ganho quase inestimável para os negócios. Softwares que pensam em simplificar a vida do cliente certamente receberão mais engajamento. Assim, ofereça mais esse plus aos seus clientes e proporcione uma experiência diferenciada com recursos personalizados e idealizados para cada necessidade.
Crie uma dependência
Avalie as qualidades mais apreciadas por seus clientes e reforce tais características no seu sistema. Ofereça as melhores ferramentas para que o usuário torne-se dependente do seu software. Permita que o cliente se sinta privilegiado e plenamente atendido, isso aumenta a expectativa, o índice de satisfação com a empresa e o nível de engajamento dos clientes.
Uma maneira muito eficaz de criar essa dependência é acostumá-lo com as facilidades que a tecnologia pode oferecer, como o controle total da gestão da empresa, a qualquer hora e de qualquer lugar.
Depois que o gestor experimenta a versão mobile e percebe que é capaz de realizar todas as funções na palma de suas mãos e em apenas alguns cliques, a chance de cancelamento ou encerramento do serviço tornam-se remotas.
Qual fator contribui para engajar novos clientes?
Se o gestor de uma empresa fica satisfeito e feliz com o sistema que você já oferece, cuidando e estando sempre pronto a ajudá-lo com inovações, ele ficará encantado e completamente engajado. Dessa forma, com todas as suas necessidades supridas, ele não apenas continuará usando o seu sistema, como passará a elogiar e recomendar a sua solução, contribuindo para o engajamento dos clientes.
Atente-se às características mais desejadas pelos clientes atuais. Modernidade, agilidade, acessibilidade e praticidade são fatores engajadores muito valorizados e requisitados em plataformas dos mais diversos segmentos.
Principais consequências de engajamento dos clientes
Quando se consegue engajar os clientes eles tornam-se verdadeiros parceiros, ajudando a promover seus produtos e a sua marca. Confira as principais consequências:
Marketing voluntário
O cliente engajado torna-se fiel e efetua a compra com recorrência, além disso, acaba por fazer publicidade gratuita para a sua empresa, pois está tão satisfeito com as soluções oferecidas e faz tantos elogios que o famoso “boca a boca” acaba se tornando uma consequência muito bem-vinda e gerando ótimos resultados.
Valorização da marca
A propaganda espontânea é uma prova social de que o seu produto realmente atende as necessidades do público, quando os clientes se mostram engajados, eles interagem com a marca e elevam a reputação da organização no mercado.
Retenção de clientes
Consequência da fidelização e do engajamento dos clientes, estes são tão bem atendidos por sua solução que não tem motivos para descontinuar o serviço ou cancelar a aquisição do produto. Ademais, o contato frequente com a marca aumenta a recorrência das compras e ajuda na redução da taxa de churn.
Como realizar análise do engajamento (PlugDash)
O nosso PlugDash torna possível alcançar os mais altos níveis de engajamento e ainda viabilizar todas essas estratégias apontadas para fortalecê-lo. É extremamente fácil de implementar, você pode utilizar qualquer frente de programação e basta uma integração com o banco de dados do seu ERP. Ah, além de ser mobile!
Assim você já estará apto para atender essas e outras demandas do mercado, ajudando o gestor da empresa a otimizar o trabalho e automaticamente gerar mais resultados para o negócio.
Com o PlugDash você pode oferecer tudo isso e muito mais!
Ofereça um dashboard mobile inteligente, bonito, fácil de integrar e usar. Com o PlugDash, seu cliente visualiza os gráficos, números e indicadores estratégicos atualizados em tempo real.
Filtre as informações mais importantes e agilize a tomada de decisões!
Escolha a aparência, o formato, a disposição desses gráficos e determine os parâmetros e variáveis a utilizar.
Personalize o aplicativo de acordo com as preferências e necessidades do seu cliente.
Leve as informações mais importantes do seu ERP até o celular do usuário, facilitando a tomada de decisões em relação à administração do seu próprio negócio.
Não perca tempo, clique e comprove, o seu cliente merece essa experiência!
Conclusão
Como você pode perceber, o PlugDash é capaz de suprir até as demandas dos clientes mais exigentes, ele permite colocar em prática as estratégias apontadas de um jeito fácil e simples.
Não espere a manifestação do cliente para atualizar e melhorar o seu software, garanta a satisfação dos usuários com as soluções apresentadas pelo seu sistema e disponibilize novas atualizações sempre que puder. Atente-se às necessidades do seu público e mostre o quanto ele é importante, dessa forma, você constrói uma parceria e atrai excelentes resultados para ambas as empresas.