Seu software foi programado em C#? Veja como construir um dashboard mobile a partir dessa linguagem e de que forma o PlugDash pode ajudar nessa missão!
Um sistema que não é mobile e não conta com inteligência de dados é um sistema que não está atingindo seu máximo potencial, afinal, flexibilidade, funcionalidade e assertividade são aspectos fundamentais em qualquer negócio. E se você está construindo um app de dashboards a partir de um software programado em C#, este post te guiará nesse processo!
A seguir, você confere os conceitos básicos do C#, os desafios da linguagem, como funciona a transposição de um software com essa base para o mobile, o processo de desenvolvimento do dashboard e as facilidades de contar com o PlugDash como aliado. Vamos lá?
Você está familiarizado com C#?
A linguagem de programação C# (“C-Sharp”) tem como criadora a Microsoft e é a principal linguagem do NET Framework, o framework criado para o desenvolvimento interno da empresa.
O C# é orientado a eventos e a objetos, tem uma sintaxe baseada em C++ e alguns aspectos provenientes de outras linguagens, como Java e Object Pascal, o que confere uma certa familiaridade aos desenvolvedores e explica sua grande popularidade.
Essa linguagem pode ser utilizada em aplicações desktop, web, serviços back-end e também funciona bem em aplicações mobile multiplataformas (nativa), ainda que esse último caso seja fonte de dúvidas para diversos devs e existam outros desafios envolvidos.
Desafios em app de dashboards C#
O C# é considerado multiparadigma e multiplataforma, ou seja, é uma linguagem que permite integrar mais de um “estilo” de programação e que pode ser adaptada para diferentes formatos – como falamos acima.
Por outro lado, essa versatilidade também é, de certa forma, um desafio, pois pode ter como consequência um maior tempo de estudo, desenvolvimento e integração para o desdobramento do software dentro de novas tecnologias, além de um maior investimento.
Por exemplo: para adaptar um software C# para o mobile é preciso trabalhar em pelo menos duas versões, uma voltada ao Android e outra para iOS. Neste processo, é preciso aplicar conhecimentos técnicos específicos de cada sistema operacional, contar com os equipamentos compatíveis a eles e, tudo isso, se reflete nos prazos e custos do projeto.
Paralelamente, existe o desafio ligado ao aprendizado dentro do universo do C#, pois um caminho comum percorrido pelos profissionais que desejam avançar tecnicamente em C# é buscar aprofundamento em linguagens de programação que são correlatas e/ou semelhantes à linguagem C# mobile.
É claro que esse investimento não será perdido e poderá ajudar, mas nem sempre será o suficiente para solucionar todas as questões do processo de adaptação de um software desktop C# para uma versão mobile.
Não há nada melhor do que compreender a própria raiz da linguagem e buscar direto da fonte do C# para dar conta de demandas complexas como essa que estamos tratando aqui e evitar erros, confusões e desperdícios no processo, ainda que leve tempo e envolva custos e muita dedicação.
É possível programar app de dashboards em C#?
Sim, é perfeitamente possível realizar a transição de um dashboard do seu ERP desktop para uma versão dele versão mobile, mantendo a base em C#!
No entanto, esse processo reserva desafios e, se você não souber trabalhar com as características multiparadigma e multiplataforma da linguagem da forma correta, muitos erros e dificuldades podem surgir.
Como ocorre o desenvolvimento de app dashboard em C#?
É possível desenvolver dashboards mobile em C# a partir de diversos métodos. A primeira opção é dar conta de todas as etapas, desafios e versões do desenvolvimento, o que demandará a alocação de devs especializados, além de um tempo e investimento consideráveis até que as aplicações estejam programadas, testadas e validadas.
Outra alternativa é buscar templates ou plataformas, como o Xamarin, para agilizar e facilitar o desenvolvimento do projeto, porém, mesmo que essas opções forneçam atalhos valiosos, ainda será preciso mobilizar profissionais capacitados para manipular essas ferramentas e absorver todas as demandas de adaptação do seu software junto delas.
Ou seja, ainda teremos o prazo, os custos e o capital humano como possíveis desafios do desenvolvimento, sem considerar as demandas do desenvolvimento do próprio dashboard (gráficos, integração de banco de dados, etc).
E como levar dashboards para um app?
Agora, imagine você construindo um app de dashboards a partir de um software em C# com o melhor custo-benefício, o menor prazo e com o mínimo de esforço? Parece até um sonho, né? Mas não é, pois com o PlugDash isso é possível!
O PlugDash te ajuda a transformar o seu ERP em C# em mobile e tem tudo o que você precisa para levar dashboards funcionais, intuitivos, personalizáveis e bonitos para a palma da mão do seu cliente!
A nossa aplicação é integrável e esse processo vai agregar uma ferramenta de criação de dashboards completa aos seus softwares e conectar seu ERP, o banco de dados do seu cliente e diversos modelos de gráficos para que eles possam monitorar as métricas que quiserem, da forma que quiserem.
Além disso, ela independe da linguagem de programação utilizada dentro do seu software, sendo 100% compatível com C# e perfeita para dizer adeus às preocupações que podem acompanhar essa linguagem.
E como se isso já não fosse incrível e não bastasse, o PlugDash também é white-label, ou seja, a sua marca continuará em destaque e é o seu software e sua software house que ganharão os méritos pela aplicação de dashboards. Então, não espere mais: integre o PlugDash e leve dashboards mobile para o seu cliente! Quero o PlugDash no meu ERP
Aproveite também para conferir quais são os critérios indispensáveis para o desenvolvimento de apps e para desenvolver uma nova feature no seu ERP, e ter tudo isso em mente na hora que estiver trabalhando nos outros aspectos do seu aplicativo.