Spoiler: programas e parcerias de indicação podem beneficiar de diversas formas as softwares houses. Descubra como e porque levar isso para a sua.
Além do seu próprio sistema, existem outras formas de uma software house ganhar mercado, conquistar clientes e aumentar sua receita, e uma delas é através de programas e parcerias de indicação.
Se você nunca ouviu falar desse modelo de negócio, estamos aqui para te apresentar e tirar todas as suas dúvidas sobre ele, além de te mostrar exatamente como você pode colocar essa ideia em prática dentro da sua empresa.
Então, venha descobrir porque trabalhar com indicações e parcerias é interessante para software houses, os tipos de indicação que mais valem a pena e como a TecnoSpeed pode te ajudar nesse processo!
Por que trabalhar com indicações e parcerias?
Primeiro, vamos começar entendendo o que as indicações e parcerias têm de tão interessante para software houses. E aqui vão duas perguntas:
- Você já sentiu que deixou de fechar uma venda porque o seu prospect não conseguiu compreender o valor da sua solução?
- Por outro lado, você já fechou um negócio com muito mais facilidade porque o cliente veio através de uma indicação de outro cliente ou de uma empresa que conhece seus serviços?
Bom, essas duas situações nos ajudam a entender como uma indicação e/ou parceria pode fazer diferença na hora de conquistar novos contratos e clientes, beneficiando amplamente seu negócio com esse tipo de estratégia.
E, vamos te falar uma realidade um pouquinho dolorida aqui: sem as pessoas nenhum negócio vai para frente, são elas que consomem, são elas que te mantém trabalhando e melhorando, e também são elas que podem construir e difundir uma reputação boa ou ruim para a sua empresa de software.
Segundo uma pesquisa da Nielsen, 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam confiar totalmente na indicação de amigos ou familiares, acima de qualquer outra forma de propaganda.
Conforme dados do Invespro, 31% dos consumidores estão dispostos a gastar mais em estabelecimentos bem avaliados. E de acordo com o The New York Times, 65% de todos os novos negócios vêm de indicações.
Sendo assim, adotar programas de indicação ou parcerias que tenham indicações envolvidas são uma excelente maneira de aumentar o alcance da sua software house, otimizar sua taxa de conversão, reter mais clientes para seu software, entregando mais eficiência e mais vantagens para eles, além de reduzir seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e, claro, potencializar seus lucros.
Tipos de indicação
Ok, você já entendeu que investir em indicação é uma estratégia que vale a pena, mas como tirá-la do papel? Aqui vão três sugestões de tipos de indicação que funcionam muito bem para software houses:
Programa de indicação para clientes
A primeira delas é o bom e velho programa de indicação, onde os seus clientes atuais podem ganhar alguma condição especial ao indicar seus softwares e produtos para outros potenciais clientes.
Aqui, vale pensar na melhor “moeda de troca” para o seu negócio, a que mais faz sentido para você, que cabe no seu orçamento e vai realmente engajar seu público. Algumas ideias são descontos em outros produtos ou na mensalidade do software contratado, testes grátis de um novo módulo, suporte gratuito e brindes personalizados.
Indicação de revenda de software
Se a ideia anterior é voltada para o cliente final, aqui temos um mix do conceito de parceria e programa de indicação. Estamos falando de você estruturar um modelo de indicação e revenda dos seus softwares.
Nessa sugestão, outras empresas tech, negócios relacionados e até software houses de outros setores ou de porte menor podem agregar seus softwares em suas ofertas e uma espécie de comissão ser estabelecida entre vocês, beneficiando ambas as partes.
Indicação de certificado digital
E para fechar com chave de ouro, a sugestão de apostar em um programa de indicação de certificado digital.
Você provavelmente já sabe como as certificações digitais têm se tornado essenciais para a conclusão de diversos processos e rotinas empresariais, como envio de declarações tributárias, emissão de notas fiscais e acesso aos eventos do e-Social.
Tendo isso em vista, o certificado digital é um recurso que integrará os seus softwares caso você trabalhe com ERPs e módulos de gestão financeira, fiscal, contábil e outros temas que têm conexão com uma das aplicações e usos obrigatórios das certificações.
Ou seja, o seu cliente precisará de um certificado digital assim como precisará do seu software. Agora, por que não oferecer essas duas coisas juntas para ele ao invés de orientá-lo a buscar essa tecnologia em um terceiro?
Percebe a oportunidade que estamos te mostrando aqui? Oferecer certificados digitais diretamente na sua software house, junto com o seu sistema, é superinteressante para os seus clientes, que resolvem duas demandas com um único fornecedor, e para você, claro, deixando sua entrega ainda mais completa, valiosa e competitiva.
Agora, se a sua dúvida é como fazer isso, se essa possibilidade não precisaria envolver algum tipo de treinamento ou alto investimento, é justamente neste ponto que entra a questão da indicação. Veja a seguir.
Parceria Certificado Digital TecnoSign
Você pode obter essas vantagens que comentamos e outras mais que são consequência desse combo de software + certificação ao se tornar um indicador de certificado em parceria com alguma empresa que trabalhe com emissão e possa dar conta dessa etapa do processo por você, com os dois lados ganhando com esse acordo.
Seu papel como indicador será direcionar seus clientes e orientá-los com relação aos documentos e agendamentos envolvidos no processo, mas não precisará correr atrás das licenças e trâmites para se tornar um agente de registro.
Assim, sua clientela ficará mais satisfeita, seu software ganhará valor, sua conversão será potencializada e a cada venda você receberá uma bonificação pela indicação. Em boas parcerias, o próprio parceiro certificador oferece o suporte necessário para que você possa oferecer essa solução de forma eficiente e descomplicada.
É o que acontece na nossa proposta de parceria e ela é simplesmente perfeita para quem busca qualidade, segurança e custo-benefício. Conheça a Parceria TecnoSign e torne-se um indicador de certificado digital para seus clientes:
Considerando que o mercado de certificação digital está crescendo exponencialmente, ser um parceiro-indicador é uma ótima maneira de ofertar rapidamente esse serviço tão relevante e vai ser um prazer ter sua software house como mais um dos nossos cases de sucesso!