Está desenvolvendo um sistema ERP para supermercados ou grandes varejistas? Confira quais são os pontos indispensáveis deste projeto!
Se você atende ou pretende atender o segmento dos supermercados e grandes varejistas com o seu sistema, é essencial conhecer as demandas específicas desse tipo de negócio. E aí, você sabe tudo o que um ERP para supermercados tem que ter?
Neste post, falaremos sobre os desafios ao desenvolver um ERP, a importância desse recurso para supermercados, os recursos essenciais para contemplar no seu e uma solução que vai te ajudar nessa missão. Para conferir, é só continuar a leitura!
Desafios na hora de desenvolver um ERP
Vamos começar esclarecendo como o projeto de desenvolvimento de um ERP, de forma geral, é uma tarefa cheia de desafios. Centralizar os mais diversos processos e demandas de um negócio envolve um belo investimento de tempo, estudo e esforço.
É preciso mapear as dores do segmento que você pretende atender, planejar os custos e estruturar a equipe de desenvolvimento com base nisso, buscar soluções integráveis ou codar tudo do zero, testar, validar e ainda manter as atualizações e suportes que forem necessários. Ou seja, existe uma recompensa, mas também muito esforço!
ERP para supermercados
Focando no contexto dos supermercados, um sistema ERP é simplesmente indispensável. Imagine quantos processos, produtos, documentos e dados precisam ser agrupados, registrados, integrados e automatizados para que esses grandes varejistas possam funcionar com fluidez, segurança e qualidade?
É somente por meio de um ERP completo que um supermercadista poderá gerenciar o negócio de forma eficiente, garantindo a saúde financeira da empresa, integrando as compras, vendas e estoques, e direcionando as estratégias de marketing, relacionamento e vendas, bem como outras decisões visando crescimento e sucesso.
Recursos essenciais para oferecer
E agora que você já sabe o quanto os seus clientes e potenciais clientes precisam e vão valorizar esse tipo de solução, vamos entender que tipo de recursos não podem faltar no seu sistema ERP para supermercados para atingir todo o potencial deste segmento?
1. Módulo de compras
O departamento de compras é como se fosse o coração de um supermercado, pois controla e integra as entradas e saídas do estoque. Sem uma gestão bem feita e otimizada dos processos dessa área será muito complicado para o seu cliente manter a qualidade de seus atendimentos e sua saúde financeira por muito tempo.
É por isso que o seu ERP precisa contemplar as rotinas de compras e ajudá-lo a fazer o reabastecimento sem rupturas, controlar os gastos, acompanhar métricas importantes, como a curva ABC, identificar gargalos e aproveitar todas as oportunidades que surgirem.
2. Módulo de promoções
Outro módulo fundamental é o de promoções, pois é nesse ambiente em que o seu cliente poderá tornar seus preços mais competitivos, gerenciar campanhas e parcerias, criar estratégias como clubes de clientes, cashbacks e outras forças de atrair clientes e aumentar suas vendas.
3. Reajuste de preço
Ligado ao recurso anterior e também ao dia a dia do negócio em si, contemplar a funcionalidade de reajuste de preços é mais uma demanda obrigatória para todo bom ERP para supermercados.
Afinal, atualizações podem ser necessárias por conta de uma promoção, de giros ou faltas no estoque, da inflação e muitos outros fatores. E esse processo demanda inteligência, automação e agilidade.
4. Conciliação de pagamentos
Oferecer múltiplos métodos de pagamentos, como cartões, cheques, dinheiro, Pix e outros, é outra coisa que não dá para imaginar ficando de fora da estrutura de um supermercado de sucesso, não é mesmo?
E isso exige homologações e o controle de taxas e outros detalhes que cada meio de pagamento pode envolver, se tornando mais um ponto de atenção para atender com o seu sistema de gestão.
5. Módulo emissor de NFC-e
Por fim, algo que nenhum negócio consegue escapar: obrigações fiscais. Os supermercados, assim como qualquer negócio do varejo, precisam emitir a NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica) para todas as vendas que realizam e é inviável dar conta do volume dessa demanda sem ter um ERP para mediar e automatizar tudo isso.
Então, se tem um recurso que não pode ficar de fora do seu sistema é um módulo emissor de NFC-e, que contemple a geração do arquivo XML, transmissão à SEFAZ, autorização das notas, geração do DANFE e integração desse processo com os demais departamentos e rotinas.
Importância de um módulo seguro
Contar com um módulo fiscal seguro é tão importante que vamos até reforçar: um supermercado tem um fluxo de vendas gigante e praticamente constante, portanto, o volume de notas emitidas é muito alto e o sistema precisa estar preparado para tal quantidade e também para operar em contingência, para que as vendas não sejam interrompidas em caso de instabilidades ou problemas técnicos.
Além disso, manter as obrigações fiscais em dia e conformidade com a legislação vigente é fundamental para que o supermercado possa continuar suas atividades e não tenha problemas com o Fisco envolvendo multas, processos e outros prejuízos significativos e, às vezes, até irreparáveis.
Ao se propor atender este segmento, ou qualquer outro, com um ERP, você precisa dar conta dessa demanda com responsabilidade, segurança e eficiência, oferecendo a tranquilidade que o seu cliente precisa ao contratar um sistema.
Componente NFC-e TecnoSpeed
Quer poder entregar um sistema ERP para supermercados em nível de excelência para os seus clientes, mas não ter que dar conta de todo o investimento e desenvolvimento de um módulo fiscal? Conheça o Componente NFC-e da Tecnospeed e integre a emissão completa ao seu software de forma rápida e descomplicada:
E para explorar as possibilidades de mercado de outros segmentos, confira também os nossos conteúdos e soluções sobre a Nota Fiscal Eletrônica, a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica e outros documentos fiscais eletrônicos que precisam integrar seu ERP!