Notificações de vencimento: como automatizar mensagens de cobrança

Facilite o dia a dia dos seus clientes com o aviso de vencimento do boleto, recurso que estimula o pagamento e melhora sua gestão de caixa.


Quando o assunto é inadimplência, muitos dos seus clientes provavelmente lembram do quanto esse comportamento influencia no fluxo de caixa. E é considerando isso que o Boleto TecnoSpeed disponibiliza um recurso de envio de notificações de vencimento, a fim de evitar que esse tipo de problema de estenda por mais tempo.

O que é o aviso de vencimento do boleto?

O aviso de vencimento do boleto é um importante recurso que automatiza o processo de notificações de cobrança, enviando lembretes aos clientes com pagamento programado ou atrasado. Com poucos cliques, seu cliente personaliza uma mensagem capaz de reduzir a inadimplência, e sem precisar repetir o processo individualmente.

Assim, esses avisos podem ser configurados a partir de agendamento ou eventos dos boletos emitidos.

Notificações automáticas por agendamento

Neste tipo de configuração, a data de vencimento é utilizada como base para o envio de notificações, que podem ser ajustadas para que sejam disparadas antes, depois ou na própria data de vencimento. Para acessar, logue na GUI do cedente e no menu esquerdo, clique em “Notificações” e depois em “Agendamento”.

Facilite o dia a dia dos seus clientes com o recurso de aviso de vencimento do boleto.

Feito isso, uma tela com todas as notificações já configuradas será aberta. Nela, seu cliente poderá ver e gerenciar cada um dos perfis de notificação, assim como criar novos modelos de acordo com suas necessidades. Tudo isso para evitar que se perca ainda mais tempo enviando emails e mensagens manualmente.

Facilite o dia a dia dos seus clientes com o recurso de aviso de vencimento do boleto.

Clicando em “Adicionar”, alguns dados serão solicitados.

Facilite o dia a dia dos seus clientes com o recurso de aviso de vencimento do boleto.

 

  • Nome: preencha uma identificação para a notificação;
  • Tipo: escolha se ela será enviada por email ou SMS;
  • Quando enviar: defina o momento em que a notificação será disparada (na data, antes ou depois do vencimento);
  • Assunto: campo disponível apenas para as notificações que serão enviadas por email, aqui você poderá definir um título para sua mensagem;
  • Enviar cópia oculta: também apenas para as notificações enviadas por email, nele você define quais endereços receberão as mesmas notificações automáticas;
  • HTML: escolha se o texto da mensagem será simples ou com formatação HTML, opção também disponível apenas para email.

Para notificações em SMS, o tamanho total do texto – já com as variáveis preenchidas – não deve ultrapassar 160 caracteres. Assim, os SMS enviados não chegarão “quebrados” para os clientes. Por fim, salve as informações e aproveite, que o aviso de vencimento do boleto será enviado automaticamente pela nossa API.

Notificações automáticas por eventos

Aqui, as notificações utilizam a situação em que o boleto se encontra para programar o envio das mensagens. Isto é, assim que ele volta do banco e muda de “emitido” para “registrado”, por exemplo, estas notificações são disparadas automaticamente, sendo dividas em 3 tipos: registro; liquidação e baixa dos títulos.

Para configurar, logue na GUI do cedente e no menu esquerdo, clique em “Notificações” e depois em “Eventos”.

Facilite o dia a dia dos seus clientes com o recurso de aviso de vencimento do boleto.

Na tela seguinte, seu cliente terá acesso a uma lista contendo 3 momentos em que é possível configurar as notificações por Eventos.

Facilite o dia a dia dos seus clientes com o recurso de aviso de vencimento do boleto.

Lembrando que, o aviso de vencimento do boleto pode ser enviado de duas formas: email ou SMS. Aprenda abaixo como configurar os dois tipos de notificação.

Email

Facilite o dia a dia dos seus clientes com o recurso de aviso de vencimento do boleto.

Assim como nas notificações por Agendamento, algumas variáveis prontas foram definidas para que seu cliente produza uma única mensagem para realizar diversas cobranças. O campo “Ativo” determina se a notificação será utilizada ou não, isto é, sua configuração pode ficar pré-definida e ser ativada apenas quando ele desejar usar.

SMS

Quando enviadas por SMS, o texto deve ser escrito no campo “Mensagem”. Reforçando que serão no máximo 160 caracteres, já incluindo as variáveis preenchidas.

Facilite o dia a dia dos seus clientes com o recurso de aviso de vencimento do boleto.

Aqui, o campo “Ativo” também tem a mesma função que no email. Diante disso, e com as preferências salvas, as mensagens serão sempre enviadas automaticamente por volta das 10 horas (Brasília), momento em que nossa API verifica as configurações definidas para aplicar aos boletos bancários.

Pronto!

O aviso de vencimento do boleto é uma boa prática para controlar a inadimplência. Isso porque mais importante do que cobrar, é não deixar que os clientes cheguem nessa etapa. Assim, o Boleto TecnoSpeed está repleto de recursos para facilitar ainda mais o processo de cobrança do seu cliente, conheça outras funcionalidades:

Facilite o dia a dia do seu cliente com um recurso de aviso de vencimento do boleto.

Formada em Comunicação e Multimeios e pós-graduanda em Marketing, Criatividade e Inovação. Redatora do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para a TecnoSpeed Fintech e para o PlugMobile.

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