Tempo de Leitura: 5 minutos

Como consultar Nota Fiscal pelo CPF? Nós respondemos essas e outras dúvidas que podem te ajudar na hora de ter acesso à nota fiscal!


A nota fiscal é um documento emitido com alguns dados, sendo um deles o CPF. Por esse motivo, muitas pessoas pensam que é possível consultar notas fiscais informando o CPF. Mas será que isso é possível?

Neste post, vamos te mostrar quando é possível consultar nota fiscal pelo CPF e em quais casos essa situação é permitida. Veja também qual a importância de informar seu CPF em lojas e outros estabelecimentos para garantir benefícios e outras vantagens. Boa leitura!

MDF-e TecnoSpeed

O que é Nota Fiscal?

Antes de mais nada, vamos entender exatamente o que é nota fiscal?

Nota fiscal é um documento que registra vendas e prestações de serviço – tanto de empresa, quanto pessoa física – que envolvam a transferência monetária.

A nota fiscal contém os dados e a identificação do consumidor e do vendedor/empresa. Essas informações são fundamentais para respaldar ambas as partes, uma vez que a NF acompanha mercadorias ou serviços mais caros.

Além da versão física da nota fiscal, também existe a eletrônica, que facilita o acesso às informações. A consulta online dessas notas varia de acordo com o tipo de cada uma. Isso se deve ao fato de que a regulamentação pode ser diferente para cada região.

Para que serve a consulta de nota fiscal?

Consultar a Nota Fiscal Eletrônica é uma forma de confirmar a validade de um documento na Prefeitura ou na Secretaria da Fazenda. Os contadores, por exemplo, fazem uso da consulta de notas fiscais para a geração correta da guia de impostos que uma empresa deve pagar.

É possível pesquisar nota fiscal pelo CPF?

Somente com o CPF, de forma segura e oficial, não é possível. 

Pelo site da Receita Federal, pode-se consultar a Nota Fiscal Eletrônica de Produto com a chave de acesso contida no DANFE

Por outro lado, a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços costuma ser possível consultá-la pelo site da prefeitura em que foi emitida. No entanto, essa não é uma regra, já que alguns municípios não disponibilizam esse serviço. 

Outra nota que pode ser consultada facilmente pela internet é a NFC-e, a nota do consumidor. Ela é de competência estadual, então você pode acessar o portal da Secretaria de Estado da Fazenda do seu estado e dar uma olhada nos serviços que estão disponíveis.

Em alguns estados, por exemplo, é possível consultar a nota fiscal pelo CPF, como é o caso do Amazonas, mas pode ser que o sistema também peça um certificado digital.

Vale ressaltar que não é tão simples consultar uma nota fiscal somente pelo CPF. Geralmente, outros dados também são solicitados, como a chave de acesso e o CNPJ da empresa. 

Como é relativamente fácil ter acesso ao CPF de alguém, se fosse possível consultar as notas fiscais somente pelo CPF, qualquer pessoa poderia ter acesso às compras de outras pessoas, o que é antiético. 

A nossa dica é entrar em contato com uma empresa que seja especialista em consulta/emissão/recebimento de nota fiscal para buscar a melhor solução. A TecnoSpeed é uma delas e está aqui para te ajudar!

Como consultar nota fiscal?

Veja como consultar a nota fiscal!
O processo de consulta da nota fiscal pode ser feito de várias maneiras. Veja quais são elas. | Imagem: Unsplash.

Como explicamos no tópico acima, não é possível consultar notas fiscais somente com o número do CPF, mas esse procedimento pode ser feito de outras formas.

Para consultar a NF-e, basta acessar o portal da Nota Fiscal Eletrônica por esse link e seguir o passo a passo descrito abaixo:

  1. Em primeiro lugar é preciso clicar em Consultar NF-e na parte de Serviços mais Acessados. 
  2. Depois disso, você deve digitar a chave de acesso de 44 dígitos, contida no DANFE da sua nota fiscal e validar o captcha, aquele box que está escrito Não sou um robô.
  3. Após a página carregar, você pode conferir todos os dados da NF-e e também fazer a impressão do documento. Se você tem um certificado digital, também é possível fazer o download da sua NF-e.

Caso não tenha um certificado digital, dê uma olhada no vídeo que fizemos explicando os tipos de certificado digital para descobrir qual é o mais recomendado para o seu caso:

Tipos de Certificados Digitais | TecnoSpeed

Como tirar a segunda via da nota fiscal pelo CPF?

Entenda se é possível retirar a segunda via da nota fiscal pelo CPF!
A maneira como você retira a segunda via da nota fiscal pode variar de empresa para empresa. | Imagem: Unsplash.

A forma mais fácil de emitir a segunda via de uma nota fiscal é entrando em contato com a empresa ou prestador de serviço que a emitiu. Esse é um direito seu e a empresa não pode se negar a informar esse dado.

Nesse caso, a empresa pode solicitar o seu CPF para consultar a nota fiscal ou utilizar outros meios, mas isso varia de empresa para empresa.

CPF na Nota Fiscal: entenda a importância!

Veja a importância de deixar o CPF na nota fiscal!
Colocar o CPF na nota fiscal oferece muitas vantagens. | Imagem: Unsplash.

Sabe quando você vai a uma loja e perguntam se você quer colocar o CPF na nota? Se você ainda não sabe quais são as vantagens disso, nós te explicamos. 

Cada estado tem um programa diferente de incentivo à nota fiscal, mas a maioria deles apresentam benefícios similares. O programa de descontos é o principal deles: de acordo com a quantidade de notas emitidas com o seu CPF, é possível abater no valor do IPTU, IPVA e outros impostos.

Muitos estados também promovem premiações para incentivar os consumidores a colocarem seus CPFs na nota fiscal. No estado de São Paulo, por exemplo, existe a Nota do Milhão, um programa que dá prêmios milionários todos os meses aos habitantes da cidade de São Paulo.

Além disso, existe a possibilidade de resgatar seus créditos em alguns programas. Você pode reaver uma boa quantia em dinheiro ao informar seu CPF, então acaba valendo muito a pena. 

Existem muitos boatos de que os programas de nota fiscal são tentativas do governo de monitorar todas as nossas movimentações e compras, mas não é bem assim. Os programas de nota fiscal evitam sonegação de impostos, mas nada além disso. Pode fornecer o seu CPF às empresas e lojas tranquilamente!

Conheça a solução NF-e da TecnoSpeed

Agora o nosso recado é para as Softwares Houses: seu software está preparado para atender seus clientes com as soluções que eles mais precisam no dia a dia? 

Quando alguma pessoa chega até o seu cliente solicitando a segunda via de uma nota fiscal, por exemplo, esse procedimento deve ser simples e fácil, então é essencial que o seu software tenha essas funcionalidades.

A solução NFe da TecnoSpeed é o que faltava para o seu software ser mais completo e indispensável para os seus clientes. Quer conhecer mais? Clique no botão abaixo:

Conheça a solução NFe da TecnoSpeed

Aprofunde seu conhecimento!

Agora que você já viu quais são os procedimentos necessários para consultar uma nota fiscal, faz-se ainda mais necessário o cuidado em guardar suas notas fiscais, seja de forma física ou eletrônica. 

Além disso, é fundamental entender melhor sobre o universo das notas fiscais. Pensando nisso, separamos dois conteúdos que você precisa conferir:

Cupom Fiscal e Nota Fiscal: qual a diferença? 

Nota Fiscal complementar: o guia completo! 

Summary
É possível pesquisar nota fiscal pelo CPF?
Article Name
É possível pesquisar nota fiscal pelo CPF?
Description
De forma segura e por meios oficiais, dificilmente. Pelo site da Receita Federal, é possível consultar a Nota Fiscal Eletrônica de Produto com a chave de acesso contida no DANFE. No caso da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, geralmente é possível consultá-la pelo site da prefeitura em que foi emitida, mas essa não é uma regra, já que alguns municípios não disponibilizam esse serviço. Outra nota que pode ser consultada facilmente pela internet é a NFC-e, a nota do consumidor. Ela é de competência estadual, então você pode acessar o portal da Secretaria de Estado da Fazenda do seu estado e dar uma olhada nos serviços que estão disponíveis.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
3 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.