Tempo de Leitura: 4 minutos

O que é cupom fiscal? Veja como emitir e quais são as vantagens desse documento e como localizar seu número de identificação.


Podemos dizer com praticamente 100% de certeza que todo mundo já viu um cupom fiscal na vida. É ele que acompanha nossas compras cotidianas que não vêm com notas fiscais, como é o caso de compras em lojas de roupas, sapatos, supermercados e outros comércios.

É aquele papel, geralmente amarelinho, com as principais informações da sua compra. Temos certeza que você tem pelo menos um desse exemplar aí na sua casa! 

Mas qual a finalidade desse documento? Será que é preciso guardá-lo? O que o diferencia da nota fiscal? Nós vamos esclarecer todas essas dúvidas nesse post. É só continuar a leitura!

O que é cupom fiscal?

O cupom fiscal é o documento emitido no momento de uma compra. É comum receber cupons fiscais em compras no varejo, sendo o supermercado o maior exemplo disso.

Em formato de filipeta,  leva as principais informações de uma transação, como a razão social, o CNPJ da empresa, local, data, horário, descrição e valor das mercadorias (unitários e total).

Geralmente, os comércios que emitem esse documento trabalham com vendas de valores pequenos, que não necessitam de um documento mais complexo. O documento costuma sofrer com as ações do tempo, então, se você quer guardá-lo por qualquer motivo, a nossa dica é tirar fotos ou fotocópias para que ele seja armazenado por tempo indeterminado.

Cupom fiscal eletrônico (CF-e)

Essa é a versão eletrônica do cupom fiscal, emitido para o consumidor final que não é contribuinte.

O cupom fiscal eletrônico pode ser entendido como a NFC-e que surgiu pela iniciativa SPED, mas o documento também pode ser emitido pelo SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupom Fiscal Eletrônico). 

Quer entender melhor sobre o modelo eletrônico desse documento? É só acessar o nosso guia sobre o CF-e.

Qual a diferença de cupom fiscal e nota fiscal?

Veja a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal!
Enquanto o cupom fiscal é para compras de menos valor a nota fiscal é para grandes compras. | Imagem: Pexels.

Esse documento é mais direcionado ao consumidor final, como uma comprovação simples da compra. A nota fiscal é um documento mais completo, já que contém também os dados e a identificação do consumidor.

Como dissemos ali em cima, esse documento é dedicado para compras de menor valor. A nota fiscal acompanha mercadorias ou serviços mais caros, justamente para dar respaldo a quem vendeu e a quem comprou.

Quando você compra um pacote de bolachas, por exemplo, o atendente irá te dar um cupom fiscal. Quando você compra uma geladeira, que é bem mais cara que um pacote de bolachas, certamente você receberá uma nota fiscal.

Para que o cupom fiscal é importante?

Assim como a nota fiscal, o cupom fiscal é importante para registrar transações e também para fins de tributação. Emitir esse documento a cada venda que sua empresa faz é um hábito importante para garantir que o fluxo de caixa esteja sempre correto.

Para o consumidor, o cupom fiscal também é importante como uma prova de compra caso ele tenha algum problema com a mercadoria, mas também é fundamental para quem gosta de registrar suas compras a fim de manter a ordem do orçamento.

Como emitir um cupom fiscal?

Confira agora como emitir um cupom fiscal!
Há impressoras especificas para os cupons fiscais. | Imagem: Unsplash.

Se você tem um olhar atento, provavelmente já reparou que nas lojas e supermercados têm uma pequena impressora para imprimir as filipetas que acompanham suas compras.

Essa impressora é o Emissor de Cupom Fiscal, também conhecido como ECF. O equipamento é homologado pela Secretaria de Fazenda de cada estado e, dependendo do local, pode ter diretrizes diferentes.

Como emitir um cupom fiscal sendo MEI?

Os MEIs não precisam emitir cupons fiscais. Na verdade, eles não precisam nem emitir nota fiscal, somente se o cliente exigir.

A única forma de contribuição tributária do MEI é o DAS pago todos os meses, então essa modalidade não precisa se preocupar em registrar outros tributos, como é o caso do cupom fiscal.

Principais benefícios

Conheça as principais vantagens do cupom fiscal!
Há vários benefícios em se adquirir os cupons fiscais, para a sua empresa. | Imagem: Unsplash

O cupom fiscal é uma forma de organização para empresas e consumidores. Listamos os principais benefícios desse documento:

  • Melhora o acompanhamento do fluxo de caixa
  • Evita problemas tributários
  • Padroniza o registro de transações
  • Credibiliza a empresa
  • Dá respaldo aos consumidores
  • Evita golpes e fraudes.

Viu só quanta coisa boa? Muitos empresários ainda acreditam que trabalhar com esse documento é um luxo, mas ele é uma super necessidade.

Perguntas gerais

Selecionamos mais algumas dúvidas comuns sobre o assunto e vamos esclarecê-las. Vamos lá?

Onde fica o número do cupom fiscal?

O número do cupom fiscal é o COO (Contador de Ordem de Operação), que fica logo acima do título “Cupom Fiscal”. Esse número é geralmente solicitado para participar de sorteios de supermercados e lojas.

Como tirar a segunda via pela internet?

É possível emitir a segunda via do cupom fiscal no site da SEFAZ, mas você também pode solicitar a via diretamente na loja em que fez a compra.

Se você perdeu ou danificou, a empresa pode emitir essa segunda via, mas o procedimento pode ser um pouco confuso, já que não existe a identificação do nome do consumidor. Você vai precisar saber exatamente em qual dia a compra foi efetuada e qual era o seu valor.

Hey, desenvolvedor!

Agora, nosso recado é para os devs que nos acompanham e precisam de um conteúdo mais técnico sobre esse assunto.

Preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o fluxo de emissão do cupom fiscal eletrônico. Vale a pena dar uma olhada.

Conheça as soluções da TecnoSpeed.

Conheça o CFe TecnoSpeed

E aí, gostou de saber mais sobre esse documento que está tão presente no nosso dia a dia? O cupom fiscal é um documento que apresenta vários benefícios para quem o emite e para quem o recebe, não é mesmo?

Summary
O que é cupom fiscal?
Article Name
O que é cupom fiscal?
Description
O cupom fiscal é o documento emitido no momento de uma compra. É comum receber cupons fiscais em compras no varejo, sendo o supermercado o maior exemplo disso. Em formato de filipeta,  leva as principais informações de uma transação, como a razão social, o CNPJ da empresa, local, data, horário, descrição e valor das mercadorias (unitários e total).
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.