Como emitir NFCe com VB6?Como emitir NFCe com VB6?Como emitir NFCe com VB6?Como emitir NFCe com VB6?
  • Início
  • Categorias
    • Certificado Digital
      • TecnoSign para ERP
      • Tipos de Certificado
    • Documentos Fiscais
      • CTe
      • EFD-Reinf
      • eSocial
      • GNRe
      • MDFe
      • MFe
      • NFe
      • NFCe
      • NFSe
      • Notas Técnicas
      • Regimes Tributários
      • SAT
      • Soluções Fiscais
      • SPED
    • Eventos
    • Fintech
      • Boleto
      • Consulta de Crédito
      • Meios de Pagamento
      • Pix
      • Tecnologia Financeira
    • Gestão
    • Institucional
    • Mobile
      • Banco de dados
      • PlugDash
      • Tecnologia Mobile
      • Visualização de Dados
    • Inovação
      • Plug4Market
      • PlugMessage
      • PlugSign
    • Tecnologia
  • Sobre Nós
    • Site
    • Institucional
    • Evento TecnoUpdate
  • Soluções
    • Documentos Fiscais
    • API Boleto
    • API Pix
    • API Consulta de Crédito
    • API Pagamentos
    • Fintech
    • Dashboard Mobile
    • Certificado Digital
  • Ferramentas Gratuitas
    • Siga as novidades
    • Materiais Ricos
    • Monitor SEFAZ
    • Validador NF-e
    • Visualizador de DANFE/DACTE
    • Cursos Gratuitos
    • Revista TecnoUpdate
  • Casa do Desenvolvedor

Mais resultados

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
Filtrar por categorias
Academy
Banco de dados
Boleto
Certificado Digital
CTe
Documentos Fiscais
EFD-Reinf
eSocial
Eventos
Fintech
Gestão
GNRe
Inovação
Institucional
Marketing
MDFe
Meios de Pagamento
MFe
Mobile
NFCe
NFe
NFSe
Notas Técnicas
Pix
Plug4Market
PlugDash
PlugMessage
PlugSign
Regimes Tributários
SAT
Soluções Fiscais
SPED
Tecnologia
Tecnologia Financeira
Tecnologia Mobile
TecnoSign para ERP
Tipos de Certificado
Visualização de Dados
WiFire

Como emitir NFCe com VB6?

Publicado por Geison Durães em 22 de abril de 2020
Chegou a hora de conhecer uma forma fácil e simples de emitir NFCe com VB6, levando essa funcionalidade para os clientes da sua software house!
Tempo de Leitura: 4 minutos

Chegou a hora de conhecer uma forma fácil e simples de emitir NFCe com VB6, levando essa funcionalidade para os clientes da sua software house!


Lançado em 1998, o Visual Basic 6 é uma linguagem de programação muito utilizada em aplicações de legado, ainda que sua popularidade tenha sido ultrapassada por diversos outros formatos.

Seu baixo custo a torna uma opção para as software houses que desejam criar ERPs para emitir NFCe com VB6, sua última versão.

Se esse é o caso do seu negócio, é possível que a equipe tenha algumas dificuldades para encontrar soluções que atendam a essa linguagem.

Muitas optam por desenvolver seus próprios módulos e recursos, deparando-se com os desafios comuns do mercado.

Emitir NFCe no VB6 traz as suas dificuldades, especialmente porque as notas exigem uma série de requisitos nos sistemas.

Quer saber mais sobre o assunto e descobrir formas de implementar um módulo de forma rápida e prática? Continue a leitura!

Conteúdo ocultar
1. Quais são os desafios de um ERP para emitir NFCe com VB6?
1.1. Certificado Digital
1.2. Correção de erros
1.3. Regras e normas da Legislação
1.4. Armazenamento e consulta de notas
2. NFC-e da TecnoSpeed
3. Como emitir NFCe com VB6?

Quais são os desafios de um ERP para emitir NFCe com VB6?

A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica é um dos vários tipos de notas fiscais que um ERP é capaz de emitir, fazendo parte do SPED fiscal.

Para satisfazer as necessidades dos clientes, é importante que o seu software esteja preparado e adequado para essa tarefa.

Então, a sua equipe deve conhecer todos os requisitos de sistema para criar as comunicações exigidas pelos sistemas do governo.

A Secretaria da Fazenda (SEFAZ) tem sua própria plataforma digital para receber as notas, sendo fundamental que o ERP seja integrado a ela para que os documentos sejam emitidos no prazo estipulado — 24 horas após a venda.

Além do seu programa para emitir NFCe com VB6, o empreendedor precisa ter credenciamento na SEFAZ, ter um certificado digital válido no padrão ICP-Brasil, ter um Código de Segurança do Contribuinte e estar com a Inscrição Estadual em dia.

A internet também é importante, mas o processo de contingência permite que as notas sejam enviadas mesmo se o sinal cair.

Diante dessas exigências, há algumas questões a serem levadas em conta no desenvolvimento de um módulo de emissão das notas.

Você já conheceu o Manager Saas? emita a NFCe MS aqui.

Certificado Digital

O seu ERP precisa ser capaz de acessar o certificado digital para realizar a validação e assinatura — o tipo mais comum é o modelo A1.

Sem a devida compatibilidade com essa ferramenta, um software financeiro não será capaz de completar a solicitação de envio das notas.

Correção de erros

Não é raro que o comerciante se atrapalhe nas descrições de itens e serviços, precisando cancelar uma nota.

Além disso, pode haver erros de cadastro que exigem a correção para validação da NFCe.

O ERP precisa estar apto para gerenciar essas questões, permitindo cancelar e re-emitir os documentos.

Regras e normas da Legislação

Uma característica normal do sistema financeiro é a frequente alteração de leis e normas referentes aos procedimentos.

Nesse contexto, vale ressaltar que cada região tem suas regras específicas, dificultando uma padronização dos processos.

Para um ERP ser capaz de emitir NFCe com VB6, é importante acompanhar as mudanças e atualizar o software sempre que necessário.

Do contrário, um sistema em desacordo com as regras vigentes poderá comprometer o envio dos arquivos XML. Esses passarão a ser rejeitados, deixando o seu cliente desprotegido contra multas e outras penalidades.

Armazenamento e consulta de notas

Embora o sistema da SEFAZ permita consultar as notas, a responsabilidade de armazená-las e mantê-las em ordem é do contribuinte.

O comerciante precisa tê-las em mãos por pelo menos 5 anos, período esse ao qual está passível de fiscalização.

Com isso, é importante que o módulo para emitir NFCe em VB6 permita acesso aos arquivos, bem como o armazenamento dos documentos em seu sistema.


Saiba mais sobre teste de software e as vantagens que ele pode trazer para a sua aplicação.


NFC-e da TecnoSpeed  

Como emitir NFCe com VB6?

Agora que você já conhece os requisitos, desafios e necessidades de um ERP para emitir NFCe com VB6, é hora de conhecer uma forma prática e simples de permitir ao seu cliente realizar essa tarefa.

Contratar um módulo pronto é uma forma muito mais interessante de permitir que a sua equipe se concentre em tarefas mais importantes, facilitando o desenvolvimento do ERP.

Por isso, você pode contar com a nossa solução NFCe TecnoSpeed, adaptada para todas as linguagens de programação!

Para emitir NFCe em VB6, você precisa ter o certificado digital instalado na máquina, baixar o componente, bem como a demonstração do componente.

Na pasta de instalação — caminho “C:\Program Files\TecnoSpeed\NFCe\” — acesse Arquivos, copie e cole o conteúdo na pasta de demonstração, substituindo os arquivos já existentes.

Em seguida, abra o arquivo NFCeServidoresHom.ini e verifique se a UF desejada tem dois ou três blocos de servidores:

  • 2 blocos;
  • 3 blocos — a UF já tem um WebService para testes, mas é necessário verificar se há autorização para utilizá-lo, garantindo sempre a validação dos links.

Para utilizar um ambiente aberto a contribuintes de todo o país, será necessário incluir um novo bloco (primeiro caso) ou substituir o terceiro (segundo caso) com as seguintes informações:

  • NfeRecepcao3=https://homnfce.sefaz.am.gov.br/nfce-services-nac/services/NfeAutorizacao
  • NfeRetRecepcao3=https://homnfce.sefaz.am.gov.br/nfce-services-nac/services/NfeRetAutorizacao
  • NfeInutilizacao3=https://homnfce.sefaz.am.gov.br/nfce-services-nac/services/NfeInutilizacao2
  • NfeConsulta3=https://homnfce.sefaz.am.gov.br/nfce-services-nac/services/NfeConsulta2
  • NfeStatusServico3=https://homnfce.sefaz.am.gov.br/nfce-services-nac/services/NfeStatusServico2
  • nfeRecepcaoEvento3=https://homnfce.sefaz.am.gov.br/nfce-services-nac/services/RecepcaoEvento

No projeto de demonstração para emitir NFCe em VB6, as linhas a seguir indicam as informações que devem ser preenchidas de acordo com a necessidade. Realize o preenchimento adequado:

  • spdNFCeDataSet.SetCampo (“dhEmi_B09=” & Format(Now(), “yyyy-mm-ddThh:mm:ss”) & “-03:00”) ‘Verifique se o fuso corresponde ao de sua UF.
  • spdNFCeDataSet.SetCampo (“cMunFG_B12=4115200”)                                     ‘Informe o código de seu municipio.
  • spdNFCeDataSet.SetCampo (“cMun_C10=4115200”)                                         ‘Informe o código de seu municipio.
  • spdNFCeDataSet.SetCampo (“xMun_C11=MARINGA”)                                      ‘Informe o nome de seu municipio.

No ambiente de testes do AM, você pode ignorar essa etapa a seguir. Se estiver no ambiente de testes específico da sua UF, altere também os campos:

  • spdNFCeDataSet.SetCampo (“cUF_B02=51”)                                                   ‘Informe o código de sua UF.
  • spdNFCeDataSet.SetCampo (“IE_C17=9044016688”)                                        ‘Informe a IE do emitente.
  • spdNFCeDataSet.SetCampo (“CRT_C21=3”)                                                    ‘Informe 1 para simples nacional, 2 para simples nacional com excedente e 3 para normal.

Feito isso, salve e faça a compilação do projeto. Vá para o certificado no ComboBox e clique em “Abrir Ini”. O nome do certificado selecionado será escrito na função NomeCertificado . Já no arquivo aberto, você deve preencher os dados de CNPJ e UF, com Ambiente=2 e VersaoManual=5.0.

Feche o arquivo, vá para a demonstração e clique em “Carregar Configurações ” para carregar as alterações no componente. Clique em “2. Gerar via Dataset” para converter os dados do dataset em XML, seguido de “3. Assinar XML” e “4.1 Enviar NFCe Sincrono”.

Após a notificação de autorização, o processo de emitir NFCe em VB6 estará concluído. Você poderá, por fim, visualizar, exportar ou imprimir a nota.

Muito simples, não é? Leve essa praticidade para o seu software. Entre em contato e adquira já a NFCe TecnoSpeed!

Geison Durães
Geison Durães
Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Posts relacionados

7 de dezembro de 2023

EFD ICMS IPI – Nota Técnica 2023.001 e Guia Prático do Leiaute 018


Leia +
6 de dezembro de 2023

eSocial: Versão S-1.2 – Manual de Orientações, Leiautes e Esquemas XSD


Leia +
6 de dezembro de 2023

eSocial: Versão S-1.1 – Manual de Orientação e Notas Orientativas


Leia +

Comments are closed.

Siga nossa página no Google Notícias

Pesquisar artigos

Mais resultados

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
Filtrar por categorias
Academy
Banco de dados
Boleto
Certificado Digital
CTe
Documentos Fiscais
EFD-Reinf
eSocial
Eventos
Fintech
Gestão
GNRe
Inovação
Institucional
Marketing
MDFe
Meios de Pagamento
MFe
Mobile
NFCe
NFe
NFSe
Notas Técnicas
Pix
Plug4Market
PlugDash
PlugMessage
PlugSign
Regimes Tributários
SAT
Soluções Fiscais
SPED
Tecnologia
Tecnologia Financeira
Tecnologia Mobile
TecnoSign para ERP
Tipos de Certificado
Visualização de Dados
WiFire

Categorias

  • Academy (44)
  • Certificado Digital (100)
    • TecnoSign para ERP (53)
    • Tipos de Certificado (58)
  • Documentos Fiscais (545)
    • CTe (21)
    • EFD-Reinf (20)
    • eSocial (51)
    • GNRe (6)
    • MDFe (20)
    • MFe (4)
    • NFCe (73)
    • NFe (182)
    • NFSe (56)
    • Notas Técnicas (89)
    • Regimes Tributários (21)
    • SAT (6)
    • Soluções Fiscais (54)
    • SPED (12)
  • Eventos (64)
  • Fintech (177)
    • Boleto (10)
    • Meios de Pagamento (8)
    • Pix (11)
    • Tecnologia Financeira (8)
  • Gestão (72)
  • Inovação (64)
    • Plug4Market (20)
    • PlugMessage (23)
    • PlugSign (17)
  • Institucional (29)
  • Marketing (8)
  • Mobile (125)
    • Banco de dados (46)
    • PlugDash (73)
    • Tecnologia Mobile (99)
    • Visualização de Dados (100)
  • Tecnologia (66)
  • WiFire (1)

Novos artigos

  • 0
    EFD ICMS IPI – Nota Técnica 2023.001 e Guia Prático do Leiaute 018
    7 de dezembro de 2023
  • 0
    Extinção dos certificados A1, A2, S1, S2, S3 e S4: fique por dentro da mudança anunciada na CertFórum 2023
    7 de dezembro de 2023
  • 0
    eSocial: Versão S-1.2 – Manual de Orientações, Leiautes e Esquemas XSD
    6 de dezembro de 2023
  • 0
    eSocial: Versão S-1.1 – Manual de Orientação e Notas Orientativas
    6 de dezembro de 2023
  • 0
    EFD ICMS IPI: Obrigatoriedade e dispensa do Registro 1601
    6 de dezembro de 2023

Newsletter

Receba conteúdo para Software Houses no seu e-mail!

Vamos juntos fortalecer o Desenvolvimento de Software no Brasil?
Conheça mais sobre a Casa do Desenvolvedor da TecnoSpeed 🚀

Desenvolvido com muito  e  pela TecnoSpeed.
Conheça nossa política de privacidade

Pular para o conteúdo
Barra de Ferramentas Aberta Acessibilidade

Acessibilidade

  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
  • Escala de cinzaEscala de cinza
  • Alto ContrasteAlto Contraste
  • Contraste NegativoContraste Negativo
  • Fundo claroFundo claro
  • Links SublinhadoLinks Sublinhado
  • Fonte LegívelFonte Legível
  • Reiniciar Reiniciar