Pix e Boleto são meios de pagamento distintos, mas que já podem funcionar juntos e trazer diversas vantagens para os negócios. Descubra como isso funciona!
Você provavelmente sabe o que é um boleto bancário, não é mesmo? E também já teve a oportunidade de cruzar, receber ou enviar um Pix, certo? Mas, você já se perguntou ou sabia que esses dois meios de pagamento podem ser integrados?
Isso mesmo, a integração entre Pix e boleto é não só possível como uma tendência quando o assunto são cobranças bancárias. Esse modelo se chama pagamento ou boleto híbrido e representa mais uma alternativa, muito prática, na hora de receber ou realizar pagamentos.
Quer entender de que forma esses dois meios de pagamento se diferenciam e também funcionam juntos, bem como descobrir as vantagens e desvantagens desse combo de Pix e boleto? É só continuar a leitura!
Qual é a diferença entre Pix e boleto?
O boleto bancário é um documento de cobrança, que pode ser físico ou virtual. Ou seja, ele registra uma operação financeira e, de certa forma, programa o pagamento do valor referente a ela.
Esse valor e os demais dados para o pagamento são representados através de um código de barras e uma sequência numérica. Com essas informações em mãos, o sacado deve efetuar o pagamento e o banco credita o dinheiro na conta do cedente dentro do período de compensação estabelecido.
Para saber mais detalhes sobre o funcionamento do boleto bancário, assista ao nosso vídeo em que explicamos o beabá desse meio de pagamento:
Agora, falando do Pix, ele é um meio de pagamento instantâneo e também o mais novo sistema implantado pelo Banco Central. Seu funcionamento se assemelha mais a uma transferência como o DOC ou TED, em que a transação é autenticada apenas informando os dados do destinatário.
No caso do Pix, porém, a operação exige a informação de um único dado, chamado chave-Pix; permite a integração entre bancos e instituições financeiras; acontece de forma imediata (em no máximo 10 segundos) e está disponível em qualquer hora ou dia.
Quer mais informações sobre o Pix? Nós temos um vídeo completo que pode te ajudar e esclarecer todas as suas dúvidas:
E vale dizer que, além de tornar as transferências mais ágeis, práticas e seguras, já surgiram diversas atualizações do Pix trazendo muitas outras formas de uso para esse meio de pagamento, e um desses exemplos são os pagamentos via QR Code dinâmico.
Se você ainda não conhece exatamente essa funcionalidade, é por meio do QR Code dinâmico do Pix que ele e o boleto se integram e geram mais facilidade para os negócios e demais operações financeiras.
Explicamos: o QR Code do Pix é uma ferramenta que permite a “programação” de um pagamento instantâneo, mais ou menos como a função dos boletos e seus códigos de barras e números.
Com isso, é possível emitir uma guia de cobrança (boleto) que contenha e possibilite o pagamento tanto via código de barras, com prazo de compensação de até 3 dias, como via QR Code dinâmico, com a compensação instantânea do Pix.
O QR Code dinâmico contempla os dados do recebedor, valor, data de expiração e vencimento, juros, multa, descontos e outras informações, seguindo as configurações principais dos boletos tradicionais. Vamos entender melhor esse formato funciona?
Boleto e Pix: vantagens
As vantagens em oferecer um boleto híbrido, que integre o boleto e o Pix em um único documento de cobrança, são muitas:
2 em 1 = economia
Um boleto híbrido significa unir em uma única “ID” uma operação Pix e uma operação via boleto. E isso, por sua vez, representa uma economia de tempo, papel, impressão, taxa de serviço e de dinheiro, tanto para o recebedor quanto para o pagador em algum nível.
Agilidade no recebimento
Oferecendo a comodidade do pagamento via Pix dentro do boleto, o caminho para esse procedimento é encurtado, tornando maiores as chances dos clientes optarem por este meio de pagamento instantâneo do que pelo código de barras tradicional.
Isso garante a entrada imediata do valor na conta do recebedor e beneficia a operação como um todo, pois o Pix também não possui restrições de dias e horários para o pagamento e a compensação.
Comodidade e segurança
O cliente pode optar pelo método de pagamento que julgar mais conveniente e em ambos os formatos é possível realizar o procedimento com toda a segurança, incluindo recursos de autenticação, criptografia e sigilo bancário.
Boleto e Pix: desvantagens
É claro que existem alguns pontos de atenção desse formato de pagamento. Confere aqui:
Não é um serviço difundido (ainda)
A maioria das instituições financeiras ainda tratam o Pix e o boleto como meios de pagamento distintos e isolados, possuindo cada um, uma “ID” e uma taxa de serviço.
Ou seja, ainda é difícil encontrar bancos e instituições que ofereçam esse combo de forma direta e, para tornar isso possível, é preciso recorrer a APIs extras que gerem a integração.
Esse fato também faz com que existam muitas dúvidas e inseguranças relacionadas a uma solução tão simples e vantajosa como o boleto híbrido.
Ajustes no código e no sistema
Para a inclusão do QR Code dinâmico do Pix no layout padrão do boleto é preciso alterar o campo “personalização da impressão” e adicioná-lo no lugar onde costuma ser inserido o logo da empresa, o que exige uma personalização no HTML do código e outros ajustes na configuração da impressão.
Além disso, para que a conciliação e a baixa dos pagamentos efetuados aconteça corretamente, é preciso configurar o sistema para gerar uma remessa de baixa para o boleto após o recebimento do Webhook de liquidação.
Leve o boleto híbrido para os seus clientes
Através das API’s Boleto e Pix da TecnoSpeed, você pode oferecer esse novo formato de cobrança para os seus clientes e levar o negócio deles e o seu software ainda mais longe!
O processo é rápido, descomplicado e acessível, pronto para você integrar e colocar pra rodar, com todos os detalhes e pontos de atenção resolvidos, olha só:
Além de representar mais conforto, agilidade e possibilidades para seus clientes, suas soluções ficam mais completas e ganham ainda mais valor. Conheça e abrace essa oportunidade agora mesmo!
E se quiser se informar ainda mais, tirar dúvidas e trocar conhecimento com a nossa equipe e uma comunidade inteira de profissionais da área sobre este tema, acesse e faça parte do fórum de Pagamento Híbrido da Casa do Desenvolvedor.