TOP 4 dicas de capacitações essenciais para sua Software house

Separamos as principais dicas de capacitação que farão a sua Software House entregar resultados acima da média. Confira no artigo a seguir.


Para se manter competitiva, as softwares houses vem procurando cada vez mais capacitações para entregar produtos e serviços de qualidade. 

Por isso, desenvolvedor, queremos saber: a sua software house está atualizada? Calma, entendemos que essa pergunta é complexa para ser respondida. Afinal de contas, nem sempre conseguimos identificar quais são as dificuldades do negócio. 

Além de sermos uma software house, temos mais 1.700 parceiros ao redor do país. O que nos permitiu traçar um panorama completo das principais apostas de capacitação dentro do mercado de T.I.

E justamente por isso, vamos apontar alguns caminhos que a sua Software House pode seguir, e que, certamente, irá trazer resultados concretos para você! 

Confira as dicas que preparamos logo abaixo, aproveite!

Primeiro Passo: todos precisam de capacitação

Antes de tudo, precisamos alinhar um ponto extremamente importante: a capacitação deve ser prioridade para colaboradores, inclusive, gestores. Estar a frente de um empresa exige constante atualização. Desde assuntos ligados a tecnologia, até as regras de negócio.

Por isso, as dicas abaixo foram pensadas tanto para DEVs, quanto gestores. Ter o conhecimento como princípio para gerar valor do produto/serviço, é uma essência extremamente importante e valiosa dentro do mercado competitivo atual.

Estamos entendidos? Vamos para a primeira dica: Marketing e vendas

Aprenda sobre o trabalho home office, participe do programa Software House de Sucesso

Marketing e Vendas para gerar resultados

Começamos com uma área fundamental para os negócios, mas que muitas vezes não recebem a devida atenção das Software Houses: Marketing e Vendas.

Precisamos ter em mente, desenvolvedor, que uma software house que entrega resultados, é aquela que qualifica a equipe para vendas. 

Lembra quando comentamos logo acima sobre a importância de termos DEVs e líderes em constante capacitação? Marketing e Vendas é um ótimo exemplo, dentro dessa área, você consegue estruturar uma equipe que gera resultados tanto em vendas, quanto na organização de processos. 

O impacto pode vir de diversas formas: visibilidade do produto, definição de público-alvo assertivo, argumento de venda bem estrutura e alta taxa de conversão de vendas. 

E você, desenvolvedor, possui um setor de vendas bem estruturado na sua software house? Esperamos que sim, já que essa prática está cada vez mais difundida no nosso meio. 

Inclusive, nossa equipe de marketing conversou sobre o conceito de Persona em um evento ao vivo no nosso canal no YouTube, veja como foi:

Entenda de vez os termos fiscais!

Se você possui um software que trabalha com a emissão de notas fiscais, certamente sabe o quão complexo é mantê-lo em dia com o fisco! São atualizações, regras que mudam conforme o estado/cidade e muitas alterações de layout complexas.

Por isso a nossa dica é se especializar em cursos de tributação. Claro, não estamos falando para você fazer uma graduação em contabilidade. Encontramos cursos EaD focados no tema, pensado para programadores. 

Ou seja, não há mais desculpas! Com uma equipe preparada para lidar com o ambiente fiscal nacional, você consegue otimizar muito tempo com essa burocracia complexa que são os documentos fiscais brasileiros.

Gestão agora, com impactos no futuro

Você já se perguntou sobre quais serão os próximos caminhos da sua software house? Fique sabendo que essa dúvida é muito frequente entre os gestores, por isso inserirmos essa dica no nosso artigo. 

Ser gestor de uma software house é aceitar grande desafios, significa que será necessário entender sobre recursos humanos, gestão financeira, processos, customer success, inovação, contabilidade e tantos outros assuntos. 

Por isso, aprender com empresas que possuem esses processos bem estabelecidos, é fundamental para você que quer se manter competitivo. Ou melhor, entender quais são as próximas ações necessárias para fazer o seu negócio crescer ainda mais. 

A gestão fica muito mais eficiente quando possui uma base de líderes alinhados com os objetivos e processos, inclusive, esse é o diferencial para o futuro!

E claro, por conta disso, não são poucos os líderes de Software Houses que estão se capacitando para melhor e atender as demandas de crescimento. E você, já pensou sobre isso?

ERP para Programadores

Como programadores, temos contato com técnicas de desenvolvimento de software. Focamos em aprender linguagens e conhecer novas tecnologias. Mas falando do cotidiano, na rotina do seu trabalho, como está o gerenciamento de itens?

Pode parecer simples uma pergunta, mas percebemos que muitas software houses tem dificuldade em dominar conceitos gerenciais que envolve contas a pagar/receber, estoque, vendas para implementar módulos, entre outros… 

E nesse aspecto um curso de ERP faz toda diferença! É uma dica simples, mas que pode ser usada por todos desenvolvedores, além disso, o curso é online. 

Dica poderosa! Traz resultado em um curto espaço de tempo, tenha certeza.

TecnoSpeed Academy

Nós compartilhamos conhecimento: TecnoSpeed Academy

Viu como existem diversas possibilidades de especialização? E o melhor, todas elas você encontra aqui, na TecnoSpeed.

Conversamos com os nossos parceiros, sentimos todas as dores e desenvolvemos diversos cursos e workshops de capacitação voltado, exclusivamente, para Software Houses.

Para esse ecossistema do conhecimento que fomentamos, demos o nome de TecnoSpeed Academy. Aqui, você encontrará conteúdos para desenvolvedores, gestores e empresários de software.

Centenas de software houses já estão se capacitando. E você, quando começará a mudança?

Veja no site oficial todos os cursos de capacitação disponíveis, e garanta a sua vaga!

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados