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Veja o passo a passo de como utilizar o verificador de assinatura digital do ITI

Publicado por Julia Ronchi em 7 de julho de 2023
Tempo de Leitura: 6 minutos

Você sabe como utilizar o verificador de assinatura digital? Entenda como, com o passo a passo a seguir!


Durante a leitura deste artigo, você compreenderá o que é a assinatura digital, quais são suas funções, como você pode realizar a conferência de uma assinatura ICP-Brasil, e o passo a passo detalhado de como utilizar o verificador de assinatura digital no site do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). 

Aqui, você entenderá como este procedimento pode se tornar muito mais simples e ágil, facilitando a rotina e hábitos dos profissionais, utilizando o verificador de assinatura digital, e conhecendo as suas vantagens.

Publicidade da parceria de certificado digital TecnoSign

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1. O que é assinatura digital?
2. É possível conferir uma assinatura digital ICP-Brasil?
3. Verificador de Assinatura Digital
3.1. 1 – Como acessar o Verificador de Assinatura Digital?
3.1.1. 1.1 O seu documento está em um QRCode? Selecione “Ler QR Code”
3.1.2. 1.2 O seu documento está em um site ou link? Selecione “Colar URL”
3.1.3. 1.3 O seu documento está em uma pasta no seu computador ou celular? Selecione “Escolher Arquivo”
3.2. 2 – Assinatura destacada
3.3. 3 – Conclusão do processo de verificação
4. Cuidado para não cair em golpes
5. Parceria Certificado Digital da TecnoSpeed

O que é assinatura digital?

A assinatura digital trata-se de uma chave virtual privada e vinculada a um certificado digital, possuindo a mesma função legal de uma assinatura de punho.

A assinatura digital é super segura devido à criptografia que realiza a proteção por códigos, permitindo que apenas o dono da assinatura consiga fazer uso dela.

A assinatura digital também é vinculada com um certificado digital, que nada mais é do que uma identidade virtual que efetua a identificação das pessoas e valida sua veracidade.

É possível conferir uma assinatura digital ICP-Brasil?

Em função da pandemia, as pessoas não conseguem se deslocar com frequência para o cumprimento de tarefas que envolvam assinatura de contratos, documentos de cartório, procurações, prescrições médicas etc.

Portanto, surgiu a opção facilitadora de assinar documentos eletrônicos com o mesmo valor legal que a assinatura comum. Através da assinatura digital, as pessoas conseguem simplificar vários processos burocráticos que tomam tempo, por meio de aparelhos eletrônicos com acesso à internet. 

O universo corporativo já fazia uso dos certificados digitais ICP-Brasil, por isso os profissionais avaliaram e perceberam que essa prática poderia ser ampliada para tornar os processos organizacionais e de negócios mais ágeis e simplificados.

Na prática, o documento eletrônico com a assinatura digital ICP-Brasil, possui a legalidade e garantias de autoria, autenticidade, integridade, confidencialidade e temporalidade.

Verificador de Assinatura Digital

Veja como funciona o Verificador de Assinatura Digital!

Facilitar o que já nos ajuda é muito bom e para isso veio o Verificador de Assinatura Digital. | Imagem: Pexels.

O Verificador de assinatura digital ICP-Brasil, é um serviço sem custos e fornecido pelo ITI. Utilizando o verificador é possível conferir se um arquivo ou documento assinado com Certificado ICP-Brasil está de acordo com o DOC-ICP-15. 

O processo de assinatura física ou de punho é lenta e exige, na maioria das vezes, muito tempo, tanto dos gestores/empresários quanto dos funcionários de uma empresa, e esse procedimento pode limitar as oportunidades de negócios e ainda causar gastos administrativos extras.

Toda empresa que utiliza do método tradicional de assinatura física, gera muitos gastos com impressões, na organização e armazenamento de arquivos, controle de remessas relacionados a contratos que precisam de assinatura, documentos que necessitam de reconhecimento de firma, processo de gerenciamento de arquivos e documentos, entre muitos outros.

Portanto, o verificador de assinatura digital evita e resolve todo esse transtorno e abrevia o caminho da assinatura em si e o processo de autenticidade e validação do documento. Sem contar que, a segurança aumenta nesse procedimento, pois só as pessoas autorizadas conseguem ter acesso aos arquivos. 

O processo de assinatura digital também facilita a entrada de receitas e quem adere a essa prática ainda contribui com a sustentabilidade, pois preserva os recursos naturais.

Devido às diversas camadas de proteção do verificador de assinatura digital, as chances de roubo de dados de documentos são extremamente baixas, já que são protocoladas e criptografadas, de ponta a ponta.

Alguns dos benefícios da assinatura digital com uso do verificador são: praticidade, segurança antifraude, economia, validação jurídica, sustentabilidade, rotinas eficientes e mais ágeis e a preservação de todos os dados da empresa.

A seguir, acompanhe o passo a passo do processo de utilização do Verificado de Assinatura Digital.

 

1 – Como acessar o Verificador de Assinatura Digital?

Para acessar o verificador, acesse o site do ITI, na página do Validar. Depois disso, damos início ao processo do verificador de assinatura digital. Funciona da seguinte forma: o sistema verifica os padrões CAdES, XAdES e PAdES.

página do validador de assinaturas eletrônicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

1.1 O seu documento está em um QRCode? Selecione “Ler QR Code”

Se você estiver realizando a validação pelo celular e o documento em questão estiver em um QR Code, você poderá selecionar essa opção, escolher qual câmera do celular você deseja habilitar para a captura, e, após isso, apontar sua câmera para o QRCode do documento a ser verificado.

Na imagem, o validador de assinaturas eletrônicas do ITI na versão mobile, na aba de escolher a câmera para scanear o qr code do documento

1.2 O seu documento está em um site ou link? Selecione “Colar URL”

Quando o documento em questão está dentro de um link, basta selecionar o botão “colar url” e inserir o link. Irá aparecer desta maneira para você:

validador de assinatura digital do ITI, na página de inserir url do documento

 

1.3 O seu documento está em uma pasta no seu computador ou celular? Selecione “Escolher Arquivo”

Aqui, comumente, a opção mais utilizada, basta selecionar e procurar a pasta com o documento. Veja:

página do validador de assinatura digital do ITI, na aba de selecionar documento do computador

Caso o arquivo em questão carregado esteja em um dos três formatos que são aceitos pela plataforma (.p7s, xml, .pdf), o próprio documento habilitará a função do botão Verificar Conformidade. 

 

2 – Assinatura destacada

No momento em que estiver na tela inicial do Verificador e selecionar uma das opções, um aviso irá aparecer para selecionar se a assinatura eletrônica / certificado digital está destacado.

Mas, o que significa isso? é uma maneira do validador entender que existe uma página com o documento e uma segunda página com a assinatura separada. Isso é quando considera-se assinatura destacada. Porém, se a assinatura está na mesma página do documento, ela é considerada normal (anexada). Para ter certeza, basta clicar em “como saber” e observar a explicação detalhada. 

página do validador de assinatura digital do ITI, na aba de selecionar assinatura destacada ou normal

 

 

Atenção: você só irá selecionar a opção “assinatura destacada” se for este o caso. Se for assinatura normal, anexada em um único documento, não precisa selecionar, mantenha essa opção sem preencher, e já pode clicar em “Validar”.

Caso a assinatura seja destacada, deixe a opção “assinatura destacada” ticada e suba o arquivo que consta a assinatura nesta outra aba que irá aparecer:

página do validador do ITI, na aba de assinatura destacada

 

3 – Conclusão do processo de verificação

Por fim, depois de Verificar a Conformidade é possível saber se o arquivo de assinatura foi validado ou não. Caso validado, ele aparecerá da seguinte maneira:

página do validador de assinatura eletrônica do ITI, na aba de confirmação de validação

 

 

Cuidado para não cair em golpes

Veja porque tomar cuidado para não cair em golpes!

O verificador de certificado digital ajuda para que você não caia em golpes. | Imagem: Pexels.

A assinatura digital tem facilitado muito a vida das pessoas, principalmente dos empresários que lidam com processos burocráticos, assinaturas e permissões diariamente, tornando possível executar trabalhos remotos, o que acabou ajudando bastante por conta do distanciamento na pandemia, tornando-se uma necessidade atual.

Porém, existe o lado negativo de tudo isso: com essa praticidade digital, aumentou-se o risco de golpes e fraudes. Por isso, é imprescindível contar com a ajuda de um verificador de assinatura digital para validar e reconhecer uma assinatura. 

Praticar a validade das assinaturas digitais e o certificado de sua autenticidade ainda não é uma prática tão comum para alguns gestores, também em relação aos prazos de validade das assinaturas, as soluções em relação à validação de identidade que estão à disposição no mercado.

Por isso, reforçamos a importância e relevância do uso do Verificador de Assinatura Digital. 

Fazendo a conferência através desta prática, os golpes e fraudes são altamente reduzidos pela garantia de segurança do procedimento e a verificação da autenticidade do arquivo com a assinatura.

 

Parceria Certificado Digital da TecnoSpeed

Desenvolvedor! Traga mais facilidade e agilidade aos processos de rotina que dependem de assinatura de documentos, usando o Verificador de Assinatura Digital, por meio da parceria da TecnoSpeed com o Certificado Digital.

Faça com que todos os clientes do seu software ganhem mais praticidade ao realizar atividades burocráticas com muito mais segurança, eficiência e agilidade em seus processos. 

Confira a parceria!

 

Com a parceria do Certificado Digital TecnoSpeed, você possibilita que os clientes do seu software tenham muito mais autonomia e segurança nos processos que envolvem assinaturas e permite a validação dos documentos, tudo dentro da legalidade.

Além de possibilitar às empresas uma grande economia de gastos com recursos administrativos e redução da demanda de tempo para cada atividade.

 

Julia Ronchi
Julia Ronchi
Sou graduada em Comunicação Social - Jornalismo e atuo como Analista de Marketing na TecnoSpeed

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