Você sabe como funciona um webservice bancário e está por dentro das novidades ligadas a essa tecnologia e o registro de boletos? Entenda tudo aqui!
Já se perguntou o que é um webservice e qual sua relação com os meios de cobrança em software? Então, este artigo é para você! Nele, falaremos sobre esse conceito e, principalmente, sobre o uso de um webservice bancário para o registro de boletos e outras operações de cobrança integradas ao seu ERP.
Então, acompanhe a leitura até o final para dominar a tecnologia dos webservices, conhecer os desafios que os webservices bancários representam para os desenvolvedores e aprender a solucioná-los da melhor forma!
O que é webservice?
Webservices são componentes que enviam e recebem dados a partir de um conjunto de regras e protocolos bem definidos. Desse modo, um webservice tem a finalidade de integrar aplicações, plataformas, sistemas e serviços de origens de desenvolvimento e linguagens diferentes.
Em outras palavras, essa tecnologia viabiliza a comunicação entre aplicações pela internet, independentemente da linguagem de programação em que elas foram criadas ou do sistema operacional em que estão rodando. Ela garante a compatibilidade entre sistemas, atuando como uma espécie de tradutor especializado ou uma ponte que conecta dois lados.
Assim, essas tecnologias são capazes de trazer agilidade, segurança e eficiência aos processos, cadeias de produção e operações logísticas das mais diversas naturezas, áreas e proporções.
Como o webservice funciona?
Um webservice funciona como um intermediário que permite que diferentes sistemas de software se comuniquem e troquem informações pela internet de forma padronizada e organizada.
A tecnologia por trás de um webservice utiliza protocolos padrão da web, como o HTTP (Hypertext Transfer Protocol) e formatos de dados comuns como XML (Extensible Markup Language) ou, mais recentemente, JSON (JavaScript Object Notation). Esses formatos permitem que os sistemas envolvidos compreendam e interpretem as informações de maneira fácil e consistente.
Os webservices também utilizam métodos, que são solicitações para ações. Os dois métodos mais comuns são GET, utilizado para buscar informações, e POST, utilizado para enviar informações.
Além disso, existem duas abordagens principais para implementar webservices: SOAP (Simple Object Access Protocol) e REST (Representational State Transfer). O SOAP é mais rígido e define uma série de regras estritas para a comunicação. Já o REST é mais flexível e usa os princípios da web, aproveitando os métodos HTTP de forma mais direta.
Na prática, o provedor do webservice cria uma descrição detalhada de como os pedidos devem ser feitos e quais respostas serão retornadas e, então, um outro sistema (chamado de cliente) pode fazer pedidos para o webservice, geralmente enviando uma solicitação HTTP com os parâmetros necessários.
Ao receber a solicitação, o webservice interpreta os parâmetros, executa as ações necessárias e envia uma resposta/retorno para o cliente, que, por sua vez, interpreta os dados desse retorno e realiza as ações necessárias com as informações recebidas.
Essa comunicação ocorre de forma transparente para os sistemas envolvidos e pode incluir ações como consultar um banco de dados, calcular informações ou qualquer outra operação específica.
Webservice bancário
Existem inúmeros exemplos e aplicações vantajosas dos webservices, mas uma delas, sem dúvidas, é no contexto financeiro e bancário. Isso porque a integração é uma demanda fundamental que precisa ser atendida em diferentes pontos da cadeia desses serviços.
Com os webservices, portanto, os sistemas e aplicações das instituições financeiras conseguem ser integrados aos sistemas de gestão empresarial, às aplicações de pagamento e qualquer outro recurso ou plataforma relacionada.
Assim, a gestão de cobranças e as rotinas financeiras (contas a receber e a pagar, por exemplo) podem ser unificadas por meio de um desenvolvimento muito mais simples, otimizado e rápido, proporcionando a automação dessa gestão.
Na prática, as interfaces XML/JSON e os protocolos HTTP permitem a troca de informações entre sistemas sem a necessidade de geração e transmissão de arquivos – a transmissão de arquivos ocorre apenas em alguns formatos de webservices. Além disso, o webservice realiza o processamento e envio apenas dos dados requeridos para a operação e de forma 100% livre de intervenção humana.
É crescente a adesão dos bancos à tecnologia dos webservices e, mesmo que a troca de informações via arquivos de remessa ou VAN Bancária ainda sejam bastante comuns, é questão de tempo até que os usuários descubram as vantagens das integrações via webservice e passem a buscar e preferir esse tipo de solução.
O desafio do desenvolvedor
Dentro do contexto dos webservices bancários, um dos maiores desafios para o desenvolvedor é a descentralização. Afinal, cada banco segue uma formatação própria e conveniente para o seu negócio, e isso pode ser uma bela pedra no seu sapato na hora de integrar seu sistema com os sistemas das instituições financeiras.
Por exemplo, para levar o registro de boletos para dentro do seu ERP, você precisará trabalhar em homologações para cada banco e instituição que quiser integrar. Nesse processo, você terá que ler manuais, cumprir processos burocráticos, programar e validar se tudo está funcionando corretamente antes de disponibilizar a implementação aos seus usuários.
Além disso, existem atualizações e demandas de segurança e conferência de informações para dar conta, a dificuldade de encontrar documentações abertas disponibilizadas pelos bancos… enfim, desenvolver soluções financeiras por conta própria é, geralmente, uma missão longa, complexa e custosa.
Mas não precisa ser assim, sabia? A seguir falaremos do uso do webservice para o registro de boletos bancários, uma operação fundamental dentro da gestão de cobranças de qualquer negócio. E a partir desse exemplo, te mostraremos como nós podemos te ajudar a superar os desafios do desenvolvimento de soluções financeiras. Vem com a gente!
Tipos de Registro de Boletos Bancários
Não tem como falarmos sobre webservice bancário e desafios para os desenvolvedores que atuam nesse contexto sem falarmos sobre registro de boletos, uma das principais utilidades desse tipo de recurso recentemente.
Você conhece os três tipos de registro de boletos que existem? Abaixo, te explicamos tudo sobre eles:
Transmissão manual
O registro de boletos bancários chamado de transmissão manual costumava ser o tipo mais comum utilizado entre os bancos e os clientes. Nele, o usuário precisa, primeiro, emitir o boleto, gerar a remessa em um arquivo CNAB, encaminhá-la à instituição financeira e, então, aguardar o tempo de registro do banco e baixar o arquivo de retorno para fazer a conciliação dos retornos.
No entanto, esse é um tipo de registro mais antigo e funciona dentro do chamado D+1, um prazo de um dia útil para a conclusão da operação. Nesse caso, a questão é que esse tempo de processamento afeta a rotina das empresas e impede também que os pagadores quitem o boleto antes desse prazo.
Tráfego via VAN
A evolução da transmissão manual abriu as portas para o tráfego via VAN, demarcando os primeiros passos rumo à automatização do registro de boletos bancários. A VAN (Value Added Network) Bancária é uma rede privada que permite a troca de informações entre as instituições financeiras e os clientes. Por meio dela, a comunicação com o banco pode ser automatizada e ganhar mais velocidade e segurança
Nesse modelo de registro, o cliente ainda precisa gerar o boleto e o arquivo de remessa CNAB, mas o processo de transmissão do arquivo ao banco e recepção do arquivo de retorno é feito automaticamente, com intermediação de uma VAN fornecida por uma empresa terceirizada.
Ou seja, parte do processo é agilizado por meio da automação, o que é um avanço e uma vantagem, principalmente para as empresas com um maior volume de cobranças. Contudo, algumas etapas do processo continuam sendo manuais e responsabilidade do setor financeiro das empresas.
Além disso, segue vigente nesse tipo o prazo D+1, em que o registro do boleto leva um dia útil para ser processado pelo banco, concluído e comunicado ao usuário. E, em caso de erros que impeçam o registro do boleto, a empresa leva um dia para ficar ciente dessa situação e poder reprocessar a remessa.
Portanto, podemos entender que, nesses dois tipos de registro, o processo ainda ocorre de forma offline: há uma etapa de envio prévio e manual, e, depois, ocorre o processamento e a conclusão da operação. Foi apenas com a implementação do registro via webservice que isso mudou…
Registro de Boletos por Webservice
Aqui, estamos entrando na modalidade mais recente de registro dos boletos, em que o processo passou a ser totalmente online e integrado diretamente com os sistemas de gestão dos clientes.
Por esse motivo, além de ser conhecido como registro de boletos por webservice, essa modalidade também é chamada de registro de boletos por API, API de boleto, boleto online e boleto instantâneo.
Mas, independentemente do termo utilizado pelos bancos ou clientes, o registro de boletos por webservice dispensa a criação de arquivos de remessa, todo o processamento ocorre de forma online e instantânea – em uma dinâmica parecida com a de validação das notas fiscais eletrônicas –, o pagamento é liberado de imediato e o recebimento pode ser consultado.
Em outras palavras, esse novo modelo de registro abriu as portas para um fluxo de cobrança e pagamento muito mais inteligente, eficiente e vantajoso para as empresas. Nele, a automação e a instantaneidade são pilares fundamentais, o processo se torna muito mais seguro e não há aumento de custo pelo serviço – pelo contrário, as otimizações trazidas pelo webservice e APIs podem reduzir as tarifas aplicadas por simplificar a operação.
Justamente por isso, a previsão é que o registro por webservice se torne o padrão adotado por boa parte das instituições financeiras e softwares financeiros, e preferido pela maioria dos usuários e negócios brasileiros.
Webservice Banco do Brasil
Dentro do projeto de open banking, proposto pelo BACEN, teve início a movimentação das instituições financeiras para viabilizar integrações de suas soluções de pagamento e recebimento com os ERPs, o que, mais adiante, se estendeu para os produtos, como os boletos, por exemplo.
Nesse contexto, o Banco do Brasil lançou seu webservice de registro de boleto, visando atender especificamente a essa demanda dos clientes. No entanto, hoje, o webservice/API de boletos do BB permite que o cliente faça muito mais que isso. Nele, os usuários podem gerar, registrar, alterar, consultar o retorno e a liquidação de boletos, tudo online e instantâneo.
Contudo, desde as primeiras etapas dessa evolução e mudança, o banco notou que apenas liberar uma API não era suficiente e que as empresas de software eram agentes fundamentais para o acesso e adesão do cliente às inovações previstas.
Afinal, a instituição financeira trabalha para oferecer a melhor estrutura e serviços, mas é o desenvolvedor e a software house, que estão na ponta, que podem fornecer o nível de customização que o cliente realmente precisa.
Com isso, o estabelecimento de parcerias entre as software houses e as instituições financeiras se mostrou não apenas oportuno, mas necessário para o sucesso das melhorias. E, pensando nisso, o Banco do Brasil desenvolveu o Portal Developers.
Portal Developers
O Portal Developers é o grande facilitador do Banco do Brasil nesse processo de integrar e aderir ao registro de boletos via webservice. Por meio dele, clientes e desenvolvedores podem gerar suas próprias credenciais de forma 100% online, autônoma e descomplicada, e começar a explorar as possibilidades da API de boleto do BB.
Para isso, basta que o cliente acesse o ambiente no link developers.bb.com.br, faça um cadastro básico, informe seu CNPJ e gere a aplicação e credenciais que serão utilizadas na integração pelos desenvolvedores e/ou fornecedores de software. Assim, o primeiro passo para emitir e registrar um boleto através da API do BB é concluído.
O único requisito para esse processo é ter um convênio de cobrança ativo com o Banco do Brasil, o qual pode ser contratado também de forma digital e facilitada, sem necessidade de buscar uma agência ou outro canal do banco para isso.
Especificamente para os desenvolvedores, o Portal Developers também oferece um ambiente de teste, para que os profissionais de software possam conhecer a documentação da API do BB e navegar por suas funcionalidades para melhor direcionar seus clientes e suas soluções.
Banco do Brasil + TecnoSpeed: vantagem para o desenvolvedor
A parceria entre o Banco do Brasil e a TecnoSpeed une o melhor dos dois mundos, pois combina a expertise, tecnologia e confiabilidade do BB com o olhar para as softwares houses da TecnoSpeed para oferecer a melhor entrega e resultado ao desenvolvedor e ao cliente final.
Integrando a API do BB e a API de Boleto da TecnoSpeed, as software houses e os desenvolvedores ganham tempo e podem viabilizar o registro de boletos por webservice, assim como várias outras funcionalidades relacionadas à gestão de cobranças, com o mínimo de esforço e máxima qualidade, segurança e eficiência.
O ganho de performance para o processo de cobrança das empresas é muito significativo e a implementação e uso é extremamente conveniente e acessível. Afinal, nós conseguimos oferecer para nossos usuários o que há de mais novo e interessante dentro do portfólio do BB e cuidamos de todo o desenvolvimento, monitoramento e atualização dessas funcionalidades para você.
Quer entender isso, na prática? Confira o passo a passo para registrar boletos via webservice do Banco do Brasil e mais detalhes sobre a parceria BB + TecnoSpeed no vídeo abaixo:
API de Boleto da TecnoSpeed
A API de Boleto da TecnoSpeed é a solução que você precisa para integrar esse meio de pagamento essencial entre os brasileiros. Contando com um parceiro integrador, como a TecnoSpeed, você irá gastar muito menos tempo e dinheiro para implementar um recurso que vai tornar seu software mais completo e indispensável para seus clientes.
E mais: seus usuários ficam livre de todo o trabalho manual e podem usufruir de uma gestão de cobranças com boleto totalmente automática, sem intermediação e burocracia. O que inclui o registro instantâneo de boletos, envio automático de boletos recorrentes e até emissão de boletos híbridos (com QR Code Pix).
Sem contar que, com a parceria com o Banco do Brasil, nós temos uma integração ainda mais facilitada para conveniados a essa instituição, além de acesso ao que há de mais recente e robusto dentro dos lançamentos do BB para continuar desenvolvendo soluções inovadoras e vantajosas para você e seus clientes!
Não deixe essa oportunidade passar: integrar nossa API é fácil, rápido, seguro e uma decisão que vai elevar o nível e valor do seu software. E confira também as outras soluções do PlugBank para descobrir até onde nossas APIs financeiras podem te levar!