Você sabe como funciona um webservice bancário e está por dentro das novidades ligadas a essa tecnologia e o registro de boletos? Entenda tudo aqui!
Já se perguntou qual a relação de um webservice com os meios de cobrança em software? Neste conteúdo, falaremos sobre esse conceito e, principalmente, sobre o uso de um webservice bancário para o registro de boletos e outras operações de cobrança integradas ao seu ERP.
Então, acompanhe a leitura até o final para dominar a tecnologia dos webservices, conhecer exemplos de uso, os desafios que os webservices bancários representam para os desenvolvedores, e aprender a solucioná-los da melhor forma!
O que é webservice?
Webservices são componentes que enviam e recebem dados a partir de um conjunto de regras e protocolos bem definidos. Desse modo, um webservice tem a finalidade de integrar aplicações, plataformas, sistemas e serviços de origens de desenvolvimento e linguagens diferentes.
Em outras palavras, essa tecnologia viabiliza a comunicação entre aplicações pela internet, independentemente da linguagem de programação em que elas foram criadas ou do sistema operacional em que estão rodando. Ela garante a compatibilidade entre sistemas, atuando como uma espécie de tradutor especializado ou uma ponte que conecta dois lados.
Assim, essas tecnologias são capazes de trazer agilidade, segurança e eficiência aos processos, cadeias de produção e operações logísticas das mais diversas naturezas, áreas e proporções.
Como o webservice funciona?
Um webservice é um intermediário que permite a comunicação entre sistemas via internet de forma padronizada. Ele utiliza protocolos como HTTP e formatos de dados como XML e JSON, garantindo a troca de informações de maneira estruturada.
Os webservices operam por meio de métodos de solicitação, sendo os mais comuns:
- GET – Para buscar informações.
- POST – Para enviar informações.
Existem duas abordagens principais para sua implementação:
- SOAP – Mais rígido e com regras estritas de comunicação.
- REST – Mais flexível, utilizando os métodos HTTP de forma mais direta.
Na prática, um sistema cliente envia uma solicitação HTTP com os parâmetros necessários, o webservice processa a requisição, executa a ação necessária (como consultar um banco de dados) e retorna uma resposta. Esse processo automatiza operações e facilita a integração entre plataformas.
Webservice bancário: entenda para que serve e como funciona
Existem inúmeros exemplos e aplicações vantajosas dos webservices, mas uma delas, sem dúvidas, é no contexto financeiro e bancário. Isso porque a integração é uma demanda fundamental que precisa ser atendida em diferentes pontos da cadeia desses serviços.
De acordo com a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária de 2024, as instituições financeiras têm aumentado significativamente seus investimentos em tecnologia, com um crescimento anual de dois dígitos, demonstrando o papel central da inovação no setor bancário.
Com os webservices, portanto, os sistemas e aplicações das instituições financeiras conseguem ser integrados aos sistemas de gestão empresarial, às aplicações de pagamento e qualquer outro recurso ou plataforma relacionada.
Assim, a gestão de cobranças e as rotinas financeiras (contas a receber e a pagar, por exemplo) podem ser unificadas por meio de um desenvolvimento muito mais simples, otimizado e rápido, proporcionando a automação dessa gestão.
Na prática, as interfaces XML/JSON e os protocolos HTTP permitem a troca de informações entre sistemas sem a necessidade de geração e transmissão de arquivos – a transmissão de arquivos ocorre apenas em alguns formatos de webservices. Além disso, o webservice realiza o processamento e envio apenas dos dados requeridos para a operação e de forma 100% livre de intervenção humana.
É crescente a adesão dos bancos à tecnologia dos webservices e, mesmo que a troca de informações via arquivos de remessa ou VAN Bancária ainda sejam bastante comuns, é questão de tempo até que os usuários descubram as vantagens das integrações via webservice e passem a buscar e preferir esse tipo de solução.
Funcionalidades e vantagens do webservice bancário
Integração
A integração é uma das principais vantagens do webservice bancário. Esse recurso permite que diferentes sistemas financeiros se comuniquem entre si, eliminando a necessidade de processos manuais. Isso facilita a movimentação de arquivos como o CNAB, melhorando a eficiência operacional. Empresas podem integrar seus sistemas ERP diretamente com os sistemas bancários e automatizar a gestão financeira.
Transações em tempo real
O webservice bancário possibilita a realização de transações em tempo real, oferecendo uma experiência mais ágil e conveniente para os usuários. Pagamentos, transferências e consultas de saldo podem ser executados instantaneamente, melhorando o fluxo de caixa e a tomada de decisões financeiras.
Segurança
A segurança é outro aspecto crítico no webservice bancário. Para proteger as informações financeiras, são utilizados diversos métodos de criptografia e autenticação, como SSL/TLS, tokens e certificados digitais. Essas medidas garantem que os dados sejam transmitidos e armazenados de maneira segura, evitando fraudes e acessos não autorizados.
Automatização
A automatização de processos financeiros é outra grande função e vantagem do webservice bancário. Ele permite que tarefas repetitivas e complexas sejam executadas automaticamente, reduzindo erros humanos e aumentando a eficiência. Exemplos incluem o registro de boletos, os processos de contas a pagar, a conciliação bancária, a geração de relatórios financeiros e o processamento de pagamentos.
Disponibilidade
Um webservice bancário também tem como finalidade garantir que os serviços de uma instituição financeira estejam acessíveis a qualquer momento. Para isso, contam com infraestruturas robustas, redundantes e escaláveis; correções em tempo real e outras práticas de alta disponibilidade.
Conformidade
Um webservice bancário deve estar sempre em conformidade com todas as regulamentações vigentes cabíveis (como os padrões da FEBRABAN, da LGPD e do Marco Civil), mas pode funcionar como um recurso para ajudar as empresas a cumprirem suas obrigações fiscais e legais. À medida que ele automatiza processos, ele reduz erros humanos e aumenta a eficiência e confiabilidade da gestão financeira, garantindo conformidade.
Exemplos de uso do webservice bancário
Utilizam-se amplamente os webservices bancários em diversos cenários e setores para otimizar processos financeiros e melhorar a eficiência operacional:
Empresas
Negócios das mais diversas naturezas podem integrar webservices bancários a seus sistemas de gestão financeira para automatizar operações críticas. Por exemplo: o pagamento de fornecedores, cobranças, a conciliação bancária e o controle de recebíveis.
E-commerces
O setor de e-commerce pode se beneficiar dos webservices bancários por conta do registro imediato de cobranças via boleto ou Pix, de forma que o cliente consegue cobrar e receber diretamente na conta bancária, sem precisar de um gateway de pagamento como intermediador.
Fintechs
As fintechs também utilizam webservices bancários para desenvolver soluções inovadoras e novos serviços financeiros que atendem às necessidades dos consumidores modernos. Como a integração com múltiplos bancos para as empresas ou aplicativos de gestão de finanças pessoais para o usuário final.
Webservice bancário e os desafios do desenvolvedor
Um dos maiores desafios para desenvolvedores ao trabalhar com webservices bancários é a descentralização. Cada banco possui sua própria formatação e requisitos específicos, tornando a integração uma tarefa complexa e burocrática.
Por exemplo, para registrar boletos diretamente no seu ERP, você precisará:
- Realizar homologações para cada banco desejado.
- Ler manuais extensos e interpretar documentações técnicas.
- Cumprir processos burocráticos exigidos pelas instituições financeiras.
- Desenvolver e testar a integração para garantir que tudo funcione corretamente.
Além disso, é preciso lidar com constantes atualizações bancárias, requisitos de segurança e dificuldades na obtenção de documentações abertas. Tudo isso torna o desenvolvimento de soluções financeiras um processo longo, complexo e custoso.
Mas não precisa ser assim! A seguir, vamos explorar como o webservice para registro de boletos bancários pode otimizar a gestão de cobranças e como podemos te ajudar a superar esses desafios. Vem com a gente!
Registro de boletos via webservice bancário
Não tem como falarmos sobre webservice bancário e desafios para os desenvolvedores que atuam nesse contexto sem falarmos sobre registro de boletos, uma das principais utilidades desse tipo de recurso recentemente.
O que é registro de boletos?
O registro via webservice bancário é um recurso de transmissão instantânea com as APIs dos bancos.
Isto é, elas repassam, em questão de segundos, informações sobre a situação do boleto emitido pelo seu cliente (se foi rejeitado ou autorizado, por exemplo), para que o pagamento possa ser realizado logo após sua emissão.
Em outras formas de transmissão, como a manual e a automática, o cliente precisa encaminhar um arquivo de remessa ao banco para que então, depois de várias horas de espera (ou até mesmo, apenas no dia seguinte), esse registro aconteça.
Com o recurso do registro via webservice bancário o cliente não precisa aguardar todo esse tempo.
Como funciona o registro de boletos pelo webservice?
Antes da chegada do registro via webservice, registravam-se os boletos bancários por métodos mais tradicionais, como a transmissão manual e o tráfego via VAN. Na transmissão manual, o usuário precisava emitir o boleto, gerar um arquivo no formato CNAB, enviá-lo ao banco e aguardar o retorno para confirmar o registro—um processo burocrático e sujeito ao prazo D+1, o que atrasava pagamentos e conciliações. Com a evolução para o tráfego via VAN, parte do processo foi automatizada, permitindo a troca de informações entre empresas e bancos por meio de uma rede privada. No entanto, mesmo com essa melhoria, a necessidade de geração e envio de arquivos persistia, assim como o tempo de processamento de um dia útil e o risco de erros que só eram detectados no dia seguinte.
Com o avanço da tecnologia, surgiu o registro de boletos via webservice, um modelo totalmente online e integrado aos sistemas de gestão das empresas. Também chamado de registro de boletos por API, boleto online ou boleto instantâneo, essa modalidade elimina a necessidade de arquivos de remessa e permite o registro imediato diretamente no banco, de forma semelhante ao funcionamento das notas fiscais eletrônicas.
As principais vantagens desse modelo são:
- ✅ Automação total – Sem necessidade de envio manual de arquivos.
- ✅ Registro instantâneo – O boleto fica disponível para pagamento imediatamente.
- ✅ Maior segurança – Redução de erros e conferência automática dos dados.
- ✅ Menos custos operacionais – Menos tarifas bancárias e menos retrabalho.
Graças a esses benefícios, a tendência é que o registro via webservice se torne o padrão adotado por bancos, software houses e empresas que desejam maior eficiência na gestão de cobranças
Webservice Banco do Brasil
Dentro do projeto de open banking, proposto pelo BACEN, teve início a movimentação das instituições financeiras para viabilizar integrações de suas soluções de pagamento e recebimento com os ERPs, o que, mais adiante, se estendeu para os produtos, como os boletos, por exemplo.
Nesse contexto, o Banco do Brasil lançou seu webservice de registro de boleto, visando atender especificamente a essa demanda dos clientes. No entanto, hoje, o webservice/API de boletos do BB permite que o cliente faça muito mais que isso. Nele, os usuários podem gerar, registrar, alterar, consultar o retorno e a liquidação de boletos, tudo online e instantâneo.
Contudo, desde as primeiras etapas dessa evolução e mudança, o banco notou que apenas liberar uma API não era suficiente e que as empresas de software eram agentes fundamentais para o acesso e adesão do cliente às inovações previstas.
Afinal, a instituição financeira trabalha para oferecer a melhor estrutura e serviços, mas é o desenvolvedor e a software house, que estão na ponta, que podem fornecer o nível de customização que o cliente realmente precisa.
Com isso, o estabelecimento de parcerias entre as software houses e as instituições financeiras se mostrou não apenas oportuno, mas necessário para o sucesso das melhorias. E, pensando nisso, o Banco do Brasil desenvolveu o Portal Developers.
Portal Developers para integrar o registro de boletos via webservice
O Portal Developers é o grande facilitador do Banco do Brasil nesse processo de integrar e aderir ao registro de boletos via webservice. Por meio dele, clientes e desenvolvedores podem gerar suas próprias credenciais de forma 100% online, autônoma e descomplicada, e começar a explorar as possibilidades da API de boleto do BB.
Para isso, basta que o cliente acesse o ambiente no link developers.bb.com.br, faça um cadastro básico, informe seu CNPJ e gere a aplicação e credenciais que serão utilizadas na integração pelos desenvolvedores e/ou fornecedores de software. Assim, o primeiro passo para emitir e registrar um boleto através da API do BB é concluído.
O único requisito para esse processo é ter um convênio de cobrança ativo com o Banco do Brasil, o qual pode ser contratado também de forma digital e facilitada, sem necessidade de buscar uma agência ou outro canal do banco para isso.
Especificamente para os desenvolvedores, o Portal Developers também oferece um ambiente de teste, para que os profissionais de software possam conhecer a documentação da API do BB e navegar por suas funcionalidades para melhor direcionar seus clientes e suas soluções.
Banco do Brasil + TecnoSpeed: vantagem para o desenvolvedor
A parceria entre o Banco do Brasil e a TecnoSpeed une o melhor dos dois mundos, pois combina a expertise, tecnologia e confiabilidade do BB com o olhar para as softwares houses da TecnoSpeed para oferecer a melhor entrega e resultado ao desenvolvedor e ao cliente final.
Integrando a API do BB e a API de Boleto da TecnoSpeed, as software houses e os desenvolvedores ganham tempo e podem viabilizar o registro de boletos por webservice, assim como várias outras funcionalidades relacionadas à gestão de cobranças, com o mínimo de esforço e máxima qualidade, segurança e eficiência.
O ganho de performance para o processo de cobrança das empresas é muito significativo e a implementação e uso é extremamente conveniente e acessível. Afinal, nós conseguimos oferecer para nossos usuários o que há de mais novo e interessante dentro do portfólio do BB e cuidamos de todo o desenvolvimento, monitoramento e atualização dessas funcionalidades para você.
Quer entender isso, na prática? Confira o passo a passo para registrar boletos via webservice do Banco do Brasil e mais detalhes sobre a parceria BB + TecnoSpeed no vídeo abaixo:
Conheça o PlugBoleto, a API de boletos da TecnoSpeed
O PlugBoleto é a API de boletos da TecnoSpeed, uma ferramenta que se integra facilmente ao seu software e automatiza toda a gestão de cobranças via boleto dos seus clientes.
Com ela, você pode eliminar vários processos burocráticos e repetitivos do seu backlog, e em uma única integração conectar seu ERP com mais de 40 bancos credenciados.
Se você quer permitir o registro automático, minimizar erros manuais e garantir pagamentos pontuais e uma gestão financeira mais eficiente aos usuários do seu software, o PlugBoleto é a escolha certa!
Como funciona o PlugBoleto?
- Nossa API recebe o JSON do seu ERP
- Enviamos o boleto para o banco
- O banco devolve o retorno para a nossa API
- Notificamos seu ERP via webhook
- Pronto, o boleto é entregue automaticamente ao pagador.
Vantagens da API de Boletos da TecnoSpeed
- Uma integração, múltiplas possibilidades: Seja para gerenciar transações únicas ou ciclos de cobrança recorrentes, nossa API simplifica o processo, economizando seu tempo e recursos valiosos.
- Fácil de integrar e usar: Nossa API foi criada para descomplicar a sua vida e a dos seus clientes. Por isso se integra perfeitamente ao seu sistema de software e permite uma transição suave de plataformas baseadas em desktop para web. Além disso, ela é totalmente intuitiva e descomplicada! Nosso suporte especializado para desenvolvedores também garante uma experiência de onboarding e integração perfeita. Isso faz com que você aproveite a nossa tecnologia de ponta e aprimore as features do seu software.
- Registro sem esforço: Elimine a entrada manual de dados. A API Boleto permite que seu software registre boletos diretamente nos bancos, eliminando a intervenção manual e o vai e vem de arquivos de remessa e retorno. O registro acontece automaticamente e em tempo real via webservice, e o pagamento pode ser feito imediatamente após a emissão!
- Suporte de DEV para DEV: Nossa equipe de atendimento fala a sua língua e está preparada para te ajudar, tanto com o PlugBoleto quanto com as regras da FEBRABAN.
Bancos homologados para o webservice bancário com PlugBoleto
O PlugBoleto é um recurso prático e confiável para eliminar todo o trabalho manual do seu cliente e garantir uma gestão de cobranças automática, ágil e sem intermediação ou erros.
Com ele, seus usuários poderão emitir e registrar boletos via VAN Bancária com todos os bancos que decidirem credenciar. Além de via webservice nos bancos que oferecem este tipo de tecnologia e estão homologados junto a nossa plataforma atualmente:
- Banco do Brasil
- Banco de Brasília
- Banco Inter
- Banrisul
- Bradesco
- Caixa Econômica Federal
- Itaú
- Santander
- Sicoob
- Sicredi
- Unicred
Além disso, seus clientes poderão usar o PlugBoleto para gerar boletos híbridos (com QR Code Pix) nativos a partir das instituições financeiras que suportam esse modelo de emissão. Vem saber mais sobre as funcionalidades e benefícios dessa nossa solução!
É importante dizer que essa lista está sendo atualizada mensalmente. Então, se não encontrar o banco desejado, entre em contato para consultar a lista atualizada.
Webservice bancário é com a nossa API de Boleto
Agora, se você já entendeu como é grande a oportunidade e o valor de ter esse tipo de solução integrada ao seu software, não espere mais e torne seu software essencial para a gestão de cobrança:
Não deixe essa oportunidade passar: integrar nossa API é fácil, rápido, seguro e uma decisão que vai elevar o nível e valor do seu software. E confira também as outras soluções do PlugBank para descobrir até onde nossas APIs financeiras podem te levar!