Veja qual o significado da sigla KPI, para que serve esse conceito e como aplicá-lo no seu negócio.
Se você tem alguma familiaridade com o ambiente corporativo, provavelmente já ouviu falar no termo KPI. Essa sigla vem de uma expressão em inglês que serve para abordar indicadores importantes para qualquer negócio.
Não importa em qual área você trabalhe, pelo menos uma vez na vida você irá se deparar com algum KPI, então é importante que você saiba o suficiente sobre esse assunto. Para algumas profissões, saber somente o suficiente não é o bastante, é preciso mergulhar no assunto.
Reunimos nesse post as principais dúvidas que cercam esse assunto e vamos esclarecê-las para te ajudar nessa tarefa de entender melhor o conceito de KPI. Veja para que ele serve, como escolhê-lo e quais são as principais categorias de KPI. Vamos lá?
Veja um conteúdo semelhante a este no nosso canal do Youtube:
O que é KPI e para que serve?
KPI é uma sigla em inglês que significa Key Performance Indicator, ou seja, Indicador Chave de Performance. Esses indicadores são usados com o intuito de analisar ações executadas em um determinado projeto, a fim de entender se elas estão tendo sucesso ou não.
Na verdade, os KPIs vão além disso e não avaliam apenas se alguma ação foi benéfica ou não para um projeto. A análise dos KPIs deve ser mais inteligente para identificar oportunidades e ter outros insights mais profundos.
Como escolher um bom KPI
Antes de qualquer coisa, é preciso ter seus objetivos muito claros. Vamos usar um exemplo para ficar mais fácil entender: sua empresa quer aumentar o número de clientes que chegam através do site, então não faz sentido monitorar o número de mensagens que chegam no WhatsApp.
Pode parecer óbvio, não é mesmo? Mas não é incomum encontrar casos de empresas que escolhem os KPIs errados para analisar, prejudicando, assim, o objetivo e a performance.
Está em dúvida se um KPI é válido para a sua análise ou não? Tenha sempre em mente algumas coisas. A primeira delas é a possibilidade de mensurar o KPI, então deixe de lados indicadores abstratos e generalistas. Além disso, isso mostra também a urgência de abandonar os famosos “indicadores de vaidade”.
Depois de internalizar essa questão, está na hora de pensar se o KPI pode ser útil para tomar decisões estratégicas, afinal, analisar somente por analisar não vai levar seus projetos a lugar nenhum. Os KPIs devem servir para dar um norte na hora da tomada de decisão.
A análise dos KPIs também precisa ser feita com uma certa periodicidade e isso não pode ser negligenciado. E qual a frequência ideal? Essa é uma pergunta de resposta difícil, já que tudo vai depender de cada caso. Geralmente, as análises são feitas semanalmente ou mensalmente.
Quais são as categorias de KPIs
Para especificar ainda mais o assunto, vamos entender quais são os principais tipos de KPIs. Temos certeza que essas informações irão guiar melhor suas decisões.
KPIs primários
São as KPIs mais imediatas, que indicam se um objetivo foi ou não alcançado. Se seu objetivo era gerar mais leads, por exemplo, o KPI primário identifica se houve um aumento no número de leads.
KPIs secundários
Aqui, eles vão mais a fundo. Os KPIs secundários servem para dar mais suporte aos KPIs primários. No exemplo do lead, uma KPI secundária seria qual foi o custo por lead. É o KPI que justifica o KPI primário.
Os KPIs secundários também podem ser chamados de OPIs (ou KPI operacional) e eles são ainda mais profundos e específicos. Grandes empresas se dão muito bem com KPIs operacionais porque todo detalhe importa, então elas precisam analisar tudo de perto.
KPIs práticos
Também chamado de KPI terciário, o KPI prático é o que abraça o KPI primário e o secundário, são os números que rondam esses indicadores, como a quantidade de visitas, de cliques, alcance etc.
No universo das finanças, existem diversos KPIs que são essenciais para a saúde financeira de uma empresa. Que tal dar uma olhada na relação que existe entre os KPIs e o fluxo de caixa de um negócio?
KPI vs Métrica
Essa é uma confusão bastante comum e muitas pessoas usam os dois termos como sinônimos, mas KPI é uma coisa e métrica é outra.
Os KPIs são indicadores que se criam depois de analisar as métricas. Métrica, como o próprio nome sugere, é uma medida, e KPI é o resultado, um número.
Monitoramento dos KPIs
Falamos ali em cima sobre a importância de analisar os KPIs periodicamente, mas se elas puderem ser acompanhadas em tempo real, é melhor ainda, mesmo que acompanhamento e análise sejam coisas diferentes.
Através de softwares modernos e equipados, é possível analisar e monitorar seus KPIs de forma segura, eficaz e inteligente. Com isso, seus dados, indicativos e métricas podem ser melhor aproveitados, levando a resultados mais satisfatórios e alinhados com os objetivos da empresa.
PlugDash
Nós da TecnoSpeed temos a solução perfeita para todas essas questões. Com o PlugDash, seus clientes podem acessar as informações mais importantes do ERP em smartphones, tablets, navegadores e televisores. Tudo isso em uma visualização intuitiva de gráficos.
Essa feature é ótima para ter insights poderosos na hora de planejar alguma ação ou até mesmo no momento de tomada de decisões. É a transformação digital no lugar que for mais conveniente para você e para o seu cliente!
Se interessou? Então clica no botão aqui embaixo para conhecer essa solução que vai abrir espaço para uma nova era no seu software!
Agora que você já entendeu o que são KPIs e como eles podem ser importantes para o sucesso de uma empresa, está na hora de colocá-los em prática! Veja quais são os tipos de análise de dados e saiba como levá-las para o seu software.