Tempo de Leitura: 4 minutos

A capacitação de equipe, e até mesmo individual, é cada vez mais necessária nas empresas. Você sabe por quê? Confira os motivos nesse artigo.


Hoje, em qualquer área, a capacitação virou sinônimo de qualidade e atualização. Pensando no setor de tecnologia, o peso é ainda maior! Já que estamos falando de um ambiente em constante mudança.

Por isso, muitas empresas têm o objetivo de engajar seus colaboradores em suas capacitações. Assim, é possível estruturar uma equipe pronta para o futuro. 

E você, desenvolvedor, já pensou na capacitação de equipe para sua software house/squad? Caso ainda esteja no caminho, separamos alguns pontos que merecem ser considerados na sua decisão. 

Confira!

Como trazer a capacitação de equipe?

Existem diversas formas de capacitar uma equipe. Você pode focar no conhecimento do produto, na dinâmica do trabalho ou até mesmo, treiná-los para os próximos objetivos que a empresa pretende atingir.

Mas todas essas ações são voltadas para um objetivo: trazer a excelência do produto fornecido. E acredite, desenvolvedor, essa é uma prioridade muito importante para se manter dentro da empresa. 

Além disso, a capacitação pode ser coletiva ou individual. Não há uma regra sobre qual será a melhor forma de aplicá-la ao seu negócio. O fundamental é ter consciência sobre a importância do conhecimento na empresa, e também, garantir que todos colaboradores que participaram dessas mentorias, compartilhem entre as equipes.

Capacitação não trata apenas de aprender, mas também, de compartilhar.

A seguir, veja outros pontos que podem abrir a sua visão sobre a especialização voltada para os objetivos da empresa.

O básico: inovação

Esse ponto é fundamental para as software houses: inovação. Para garantir que a sua equipe esteja atenta aos benefícios e problemas do seu produto, é necessário que eles sejam experts no assunto.

E claro, inovação é coletiva. Por isso, quando um colaborador tem acesso a novas linguagens, métodos e ideias, automaticamente eles transportam esses insights para toda equipe.

Mas como eu aplicaria a capacitação de equipe, nesse contexto? Bom, o conhecimento raramente vem sozinho. Quando o colaborador, ou até mesmo os gestores têm acesso a conteúdos inovadores, a aplicação dessas ideias abrange toda a equipe, ou seja, o conhecimento acaba sendo disseminado entre todos e a inovação se torna um mantra coletivo.

Confira abaixo um bate papo que tivemos com o Rogério Martins – Mentor de Gestão e inovação pela Endeavor. Ele compartilhou conosco alguns segredos da inovação:

O poder (e os insights) do networking!

Aqui estamos falando sobre a capacitação de equipe e individual, mas você já parou para pensar sobre o networking que uma mentoria pode trazer para o seu negócio?

Quero dizer, quando você procura capacitação por conta de uma dor dentro da sua software house, certamente encontrará outras pessoas com essa mesma dificuldade. Desse ambiente, podem surgir caminhos e possibilidades jamais pensadas!

Além disso, estar em contato com uma empresa mentora que tem propriedade do que está sendo ensinado e aplicado na sua realidade, te proporciona aprendizado e correção de erros em um curto espaço de tempo.  

Aqui na TecnoSpeed, por exemplo, costumamos conversar com os nossos parceiros sobre dores e dificuldades. O resultado disso é um ecossistema de software house fortalecido e colaborativo.

Qual é o impacto dessa ação? Os resultados positivos direto na sua software house!

Capacitação de equipes para “programar em casa”

O motivo da capacitação deve ser pensado com diferentes objetivos, um dos mais importantes é o conceito de “programar em casa, com qualidade”. Se você pretende ser referência e dominar o assunto do seu produto, focar nesse ponto é fundamental.

E para isso acontecer, temos que voltar ao que já comentamos inúmeras vezes nesse artigo: capacitação. 

Sem dúvidas, ter domínio do produto que está sendo vendido, gera credibilidade ao cliente. Procurar a capacitação certa, te proporcionará atingir esse objetivo e como bônus, os processos de manutenção serão rápidos e exatos.

Falando de tecnologia, bugs são frequentes e normais. Como um bom gestor, que se preocupa com a qualidade do software, estar preparado para essas situações deixa de ser um problema e se torna uma obrigação.

Pensar para o “além do alcance”

Capacitação de equipe precisa deixar de ser uma possibilidade, para torna-se essencial. Ela é principal ação que deixará a sua software house competitiva no futuro, afinal de contas, sabemos que estamos em um nicho de mudanças.

Muito conectado com a inovação, estar preparado para o futuro, consiste em enxergar o presente pensando nas oportunidades dentro do seu negócio. Porém, como isso será feito se a sua software house não está em contato com o que há de novo na sua área?

Esse tópico é importante porque geralmente, sentimos a necessidade de mudar quando a receita começa a cair drasticamente. Nesse momento, sinto te informar, mas pode ser tarde demais! Por isso, prepare-se para o futuro.

Capacitação também é para o CEO

Ao longo do texto, nós mostramos as principais vantagens em relação a capacitação de equipe. Mas você, gestor de software house, já pensou em como se dedicar a especialização do seu negócio pode otimizar processos e motivar inovação?

Muitos gestores não conseguem enxergar a cultura da capacitação para si, ou melhor, identificam, porém, não praticam. O resultado é a estagnação do negócio, afinal de contas, não é possível estruturar o crescimento de uma software house, sem identificar quais serão os próximos passos.

Programas de mentoria são ótimas oportunidades de entrar em contato com outras empresas. Olhar o que gestores estão criando para inovar e organizar processos, ao mesmo tempo em que há possibilidade do compartilhamento das suas visões e dificuldades. 

Aqui na TecnoSpeed, nós temos o Software house de Sucesso. O programa reúne empresas de tecnologia para conversas, benchmarking e aprendizado dos CEOs. É assim que amadurecemos e compartilhamos o nosso ecossistema .

Conhecimento compartilhado

E por fim, o que costumamos ter como fundamental aqui na TecnoSpeed: compartilhar conhecimento. 

Se você, investe em capacitação para agilizar processos dentro da empresa, mas não os difunde entre a equipe, os impactos serão pequenos. 

Entender esse ponto é importante porque definirá a eficácia e o impacto dos aprendizados no seu negócio, aliás, esse é o motivo principal que procuramos ao nos especializamos, certo?

Invista em programas que trarão a capacitação de equipes para dentro da sua empresa. Talks, cursos em contraturno, metodologias de processos… tudo é válido. Assim garantimos que o investimento seja bem aplicado e distribuído para todos.

Conclusão: equipe alinhada, grandes resultados

Viu como esses pontos mostram como a sua Software House será impactada positivamente, a partir do momento em que ela pensar na capacitação das equipe?

E o melhor, quando trazemos a cultura do conhecimento para dentro da empresa, a adesão é muito grande. Com o passar do tempo, os próprios colaboradores começarão a fazer grupos entre si para discutir assuntos pertinentes a empresa (ou não).

E são nesses momentos, desenvolvedor, que as grandes ideias surgem! :lamp:Está em dúvida sobre quais cursos você pode levar para a sua software house? Calma, estamos aqui para te ajudar! Separamos um conteúdo específico sobre cursos e mentorias para software houses, confira.