Tempo de Leitura: 4 minutos

O e-Saúde esta em alta por conta da telemedicina, nova maneira de atendimento médico. Confira tudo sobre assunto no artigo abaixo. Vem com a gente!


A pandemia do COVID-19 mudou de forma definitiva a maneira com que nos relacionamos com as pessoas e com o mundo. Profissionalmente, todos os segmentos precisaram se adaptar e abrir portas para a tecnologia entrar.

E um dos setores que mais evoluíram nesse sentido foi o de saúde, ainda que legalmente a telemedicina seja uma possibilidade desde o final dos anos 90. A demanda por isolamento social ampliou significativamente a adesão do atendimento e até da prescrição de receitas e atestados à distância, além de aplicações mais indiretas, como big data e apps.

Porém, falando nas aplicações diretas, para que elas acontecessem com segurança para os profissionais da saúde e pacientes, uma figura foi essencial: o certificado digital, mais precisamente, o e-Saúde. Que tal conhecer agora mais detalhes sobre ele?

O que é e-Saúde?

O e-Saúde ou e-Médico é um tipo de certificação digital pensado para profissionais da área da saúde. Ele funciona como um certificado de assinatura digital, permitindo que operações eletrônicas com fins médicos e saudáveis sejam autenticadas remotamente e com segurança.

Ou seja, através do e-Saúde, prescrições médicas, atestados médicos e outros laudos, declarações e documentos podem ser assinados pelo profissional digitalmente e com validade jurídica, complementando ou concluindo os atendimentos realizados à distância.

Por que utilizar o e-Saúde?

Veja o porque utilizar o e-Saúde no blog da TecnoSpeed.
O e-Saúde é a oportunidade de deixar o ambiente médico digital! | Imagem: Monstera. 

A teleassistência e a telemedicina são um exemplo de inovação e geram vantagens para médicos e pacientes, porém boa parte desses benefícios são assegurados pelo uso do e-Saúde. Confira:

Garante a segurança de todos os envolvidos

Todo certificado digital tem em sua base uma tecnologia criptográfica com chaves exclusivas que asseguram a inviolabilidade e segurança do seu uso. Além disso, a emissão conta com uma cadeia complexa de agentes, a regularização da ICP-Brasil e meios biométricos de verificação.

Toda essa estrutura e tecnologia é pensada para diminuir significativamente as chances de fraudes e falsificações, garante até mesmo a validade jurídica dos documentos e operações autenticadas via certificação, assim como uma assinatura manuscrita.

Democratiza o acesso à saúde

Os serviços de saúde envolvem custos que vão além do cobrado pelas consultas, medicamentos, exames e outras operações diretamente relacionadas ao atendimento. Ir ao médico envolve os gastos de tempo e dinheiro com deslocamento, por exemplo.

Ao trazer mobilidade para tais serviços e permitir o atendimento remoto, esses custos saem de cena e outros gastos são otimizados: a estrutura física do consultório, o cafezinho e as revistas da sala de espera e demais investimentos que nem sempre são lembrados, mas sempre acabam sendo agregados no valor dos atendimentos.

Sem contar que algumas pessoas não têm condições físicas (como uma deficiência físico-motora) ou emocionais (como fobia social ou até mesmo vergonha) de comparecer presencialmente a um médico. Com a digitalização dentro desse contexto, o acesso é democratizado, levando saúde para mais pessoas.

Gera economia e eficiência

A digitalização trazida pelo e-Saúde faz com que recursos como papéis, impressões, carimbos, autenticações, espaço físico de armazenamento, entre outros, deixem de ser necessários e passem a ser resumidos a um único dispositivo e alguns cliques.

Diversos processos podem ser realizados com mais agilidade, segurança, praticidade, de forma mais econômica e até mais sustentável.

Expande as oportunidades do mercado

A mobilidade, além de otimizar o acesso à saúde, também representa a quebra das barreiras físicas dessas atuações e a abertura de inúmeras possibilidades para os profissionais da saúde. Seus pacientes podem estar em qualquer lugar do mundo, seu tempo pode ser otimizado e é possível encontrar novas formas de realizar o trabalho.

Vale lembrar, porém, que todas essas possibilidades e vantagens estão sempre subordinadas às regularizações preexistentes dos conselhos de classe profissionais, mantendo a ética e o comprometimento com a saúde, o bem-estar e a vida dos pacientes.

Quem pode utilizá-lo?

Considerando que o e-Saúde é destinado aos profissionais de saúde e as regulamentações da Resolução 287 de 8 de outubro de 1998, podem utilizar o e-Saúde os profissionais das seguintes especialidades: 

  • Assistentes Sociais
  • Biólogos
  • Biomédicos
  • Enfermeiros
  • Farmacêuticos
  • Fisioterapeutas
  • Fonoaudiólogos
  • Médicos
  • Médicos Veterinários
  • Nutricionistas
  • Odontólogos
  • Profissionais de Educação Física
  • Psicólogos
  • Terapeutas Ocupacionais.

Porém, além de atuarem em uma dessas áreas, é necessário que o profissional esteja inscrito e em dia com seus órgãos regulamentadores específicos, como o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas) e o CFM (Conselho Federal de Medicina), por exemplo.

Está disponível para qual tipo de certificado?

Além dos tipos de certificações que variam conforme a sua utilidade, aplicação e público, existem diferentes tipos em termos estruturais, que variam por seu tipo de armazenamento e tempo de validade. Os principais modelos nesse sentido são o A1 e o A3.

No caso do e-Saúde, o único formato disponível é o de certificado tipo A3, que é armazenado em um token ou cartão com chip e é válido por 3 anos, garantindo maior segurança para as autenticações eletrônicas feitas por meio dele.

Tecnologia a favor da saúde

Veja o que é e-saúde e todas as tecnologias a favor da saúde.
Nos últimos anos a saúde vem incorporando de forma intensa a tecnologia no seu dia a dia. | Imagem: National Cancer Institute.

Nos últimos tempos, a tecnologia é mais que uma aliada dos serviços e todo o segmento da saúde quando o assunto é inovação e evolução. Das muitas coisas que são proporcionadas pela inclusão tech nesse contexto, vale o destaque para a telemedicina e a emissão digital de prescrições médicas:

Telemedicina

A telemedicina ou, para outras áreas da saúde, a telessaúde trouxe várias mudanças positivas para esse meio, como pudemos ver anteriormente. Ela vai muito além do atendimento remoto de pacientes e a tendência é que esse segmento continue crescendo e evoluindo, trazendo mais e mais possibilidades e otimizações para as nossas vidas. 

Prescrição Médica

A emissão de prescrições médicas digitalmente, contando com a autenticação via certificado digital é sem dúvidas uma das aplicações mais úteis da telemedicina, pois reúne praticidade, mobilidade e segurança para todos os envolvidos nessa relação.

Por fim, é interessante lembrar que a área da saúde é somente um exemplo e que o uso do Certificado Digital tem crescido exponencialmente e se tornado cada vez mais relevante para os mais diversos segmentos, até mesmo dentro dos serviços e órgãos públicos. 

Consegue enxergar as oportunidades do mercado de certificados digitais para você, desenvolvedor ou gestor de Software House? Não perca mais tempo e ofereça já essa solução para os seus clientes, da saúde e demais especialidades. 

Para fazer isso com confiança, sem dor de cabeça e com um bom rendimento, você precisa fazer isso ao lado de quem entende do assunto, ou seja, a gente! Conheça já a nossa proposta:

Seja um Parceiro em Certificação Digital

E depois de entender o que o e-Saúde, o certificado para médicos e profissionais da saúde, que tal descobrir tudo sobre a certificação dos advogados, o e-Jurídico?

Summary
O que é e-Saúde?
Article Name
O que é e-Saúde?
Description
O e-Saúde ou e-Médico é um tipo de certificação digital pensado para profissionais da área da saúde. Ele funciona como um certificado de assinatura digital, permitindo que operações eletrônicas com fins médicos e saudáveis sejam autenticadas remotamente e com segurança. Ou seja, através do e-Saúde, prescrições médicas, atestados médicos e outros laudos, declarações e documentos podem ser assinados pelo profissional digitalmente e com validade jurídica, complementando ou concluindo os atendimentos realizados à distância.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
3 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.