Tempo de Leitura: 4 minutos

Conheça todos os benefícios e funcionalidades que o Manager Saas com Never Stop pode trazer para os seus softwares!


Com a digitalização dos documentos fiscais, o processo de emissão de notas passou a ser intermediado por sistemas online, como o portal da SEFAZ. Porém, ao depender da internet, esse processo passou a estar sujeito a instabilidades e falhas na conexão.

Como você provavelmente já sabe, desenvolvedor, quando há alguma oscilação ou falha na rede da SEFAZ, a recomendação é a emissão da Nota Fiscal de Contingência, que não precisa da autorização eletrônica para ser gerada, evitando que vendas sejam perdidas ou negócios sejam prejudicados.

Mas, você sabia que essa emissão em contingência pode ser automática? Sim, com o NeverStop do nosso Manager SaaS isso é possível e outras demandas são facilitadas. Venha entender como ele funciona e leve essa super ferramenta para seus softwares!

MDF-e TecnoSpeed

O impacto (positivo) da contingência automática

A emissão em contingência funciona como uma autorização condicional da operação e da Nota, permite a liberação da mercadoria, mas depende da posterior conclusão do processo de transmissão e autorização da SEFAZ, após a normalização do problema técnico que impediu uma emissão padrão

Em um processo padrão, se alguma nota não é autorizada por instabilidade, é preciso iniciar a emissão de uma nova nota, com outro XML, para então seguir os passos da contingência.

O problema é que até o emissor identificar o problema técnico e partir para o processo de emissão em contingência pode levar algum tempo e seu negócio pode ser prejudicado enquanto isso – e depois ele ainda precisa dar conta da regulamentação dessas notas.

Portanto, contar com uma ferramenta que identifica a demanda e executa a emissão em contingência de forma automática é uma super vantagem, principalmente para negócios em que o fluxo de vendas é alto e constante, como um mercado ou loja varejista.

Com a automatização, o emissor tem a garantia de que seu sistema e suas emissões vão estar sempre funcionando e não precisa nem se preocupar em entender as diferenças de uma NF- e normal, e uma emitida em contingência – a tecnologia dá conta disso por ele!

Como o NeverStop funciona no Manager SaaS?

O Manager SaaS da TecnoSpeed é a nossa API que gerencia e executa todos os processos de emissão da NF-e. Já o NeverStop é a aplicação que pode ser integrada ao Manager SaaS e garantirá o fluxo das emissões mesmo em casos de instabilidade ou desconexão.

Ele conta com inteligência de controle de numeração automática e rotinas de monitoramento que permitem o sistema, quando necessário, entrar e sair da contingência automaticamente, sem precisar de nenhuma ação do usuário ou da aplicação. 

Dá só uma olhada no fluxo completo do funcionamento do NeverStop:

Veja como o NeverStop funciona no Manager SaaS!
Compreender de forma completa o fluxo do NerverStop. | Imagem: TecnoSpeed.

Essa ferramenta, portanto, faz a ligação e beneficia tanto o processo de emissão normal, quando não há nenhum problema com a comunicação junto à SEFAZ, quanto a emissão offline em estado de contingência. Entenda melhor esses dois casos a seguir!

Autorização

Bom, aqui o processo é o padrão: o seu software comercial vai gerar e enviar o arquivo XML ou Tx2 e o Manager NeverStop entrará em ação. Ele irá, primeiramente, converter o arquivo Tx2 para XML (se necessário) e transmitir o arquivo para o Manager SaaS em modo normal.

O Manager SaaS, então, irá realizar uma tentativa de conexão com o portal da SEFAZ para obter a autorização de uso da nota. A conexão foi bem sucedida? A NF-e é autorizada, o DANFE é gerado e pode ser impresso, tudo ainda em modo normal.

Não autorizou (Caiu!)

Agora, quando há uma oscilação (de qualquer natureza) no envio da nota e o NeverStop não recebe o retorno da SEFAZ, ele emite uma nota autorizada em contingência e imprime o comprovante de forma automática.

Neste ponto, o problema da emissão no que envolve o cliente e a liberação da mercadoria está resolvido. Mas, em caso de contingência, ainda existem pendências e processos que precisam ser realizados depois da retomada da conexão com a SEFAZ para a autorização e regulamentação da nota. 

O NeverStop também atua nessas etapas após o restabelecimento da conexão da seguinte forma:

  • Quando o fluxo de conexão se normaliza, ele consulta a chave da primeira nota emitida, a que teve sua autorização interrompida
  • Se ela foi autorizada, o NeverStop a cancela e parte para a autorização da nota emitida em contingência e enviada/entregue ao consumidor
  • Se a nota emitida durante a instabilidade não foi autorizada, ele apenas segue com a autorização da nota em contingência, sem necessidade de um cancelamento.

Bônus: consigo forçar a contingência?

Quando o NeverStop recebe retorno da SEFAZ, mas há algum tipo de problema na comunicação que não permite verificar o status da nota foi autorizada, o NeverStop não  entra em contingência sozinho e nesse caso é possível forçar a contingência.

Nesse tipo de situação é necessário desativar o NeverStop e então, manualmente, marcar a opção “Forçar entrada em contingência” na aba “Configurações” do Neverstop. Após isso, você deve clicar em “Salvar Configurações” e ativar novamente a aplicação. Assim, o NeverStop deve entrar em contingência normalmente.

Veja como o NeverStop funciona no Manager SaaS!
Entenda como configurar o NeverStop. | Imagem: TecnoSpeed.

Essa configuração também pode ser feita de forma automatizada pela sua aplicação usando a rota modo, passando o valor FORCARCONTINGENCIA=1.

Quando o fluxo normalizar, você deve retirar o NeverStop da contingência fazendo o processo contrário: desmarcar a opção “Forçar entrada em contingência” e “Salvar Configurações” ou solicitar a rota modo passando FORCARCONTINGENCIA=0.

Manager SaaS e NeverStop

Deu para perceber que o NeverStop traz toda a praticidade e segurança que o seu cliente precisa e merece, e torna o seu software ainda mais funcional e valioso para ele, não é mesmo?

Nada de emissão interrompida, complicação com a emissão em contingência ou problemas fiscais por perda de prazos, ou não cumprimento de requisitos do Fisco para ele; nada de dor de cabeça para você!

E todas essas vantagens se estendem não só na emissão de NF-e padrão, mas de outros documentos, como NFC-e, SAT e MFe, além de também facilitar a comunicação do sistema com impressoras. Que tal atingir um novo nível em seus softwares comerciais?

Conheça as soluções

Com as Soluções TecnoSpeed, você e seu negócio só tem a ganhar, são soluções completas e realmente automáticas que facilitam as emissões de documentos fiscais do início ao fim!

Summary
Como o NeverStop funciona no Manager SaaS?
Article Name
Como o NeverStop funciona no Manager SaaS?
Description
O Manager SaaS da TecnoSpeed é a nossa API que gerencia e executa todos os processos de emissão da NF-e. Já o NeverStop é a aplicação que pode ser integrada ao Manager SaaS e garantirá o fluxo das emissões mesmo em casos de instabilidade ou desconexão. Ele conta com inteligência de controle de numeração automática e rotinas de monitoramento que permitem o sistema, quando necessário, entrar e sair da contingência automaticamente, sem precisar de nenhuma ação do usuário ou da aplicação. 
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
6 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.