Tempo de Leitura: 5 minutos

Um painel de vendas é a melhor forma de reunir e acompanhar seus indicadores. Vem aprender a criar o seu e como oferecer essa solução aos seus clientes!


Qualquer negócio que esteja inserido no segmento de varejo ou de serviços sabe bem que acompanhar métricas e indicadores de vendas é essencial para garantir um desempenho de sucesso nessa área.

Porém, maior do que o desafio de estabelecer metas, indicadores e processos relacionados à venda, é o desafio de realmente colocar isso em prática e fazer do acompanhamento uma rotina para todos do time, em um cenário ideal, ou ao menos para os tomadores de decisão.

Mas tudo isso pode ficar mais fácil ao utilizar um painel de vendas com todos os indicadores reunidos e dispostos de forma visual, prontos para serem analisados e ajudarem você ou seus clientes a atingirem seus objetivos. Vem conhecer mais dessa solução e aprender a criar o seu próprio painel de vendas! 

O que são indicadores de vendas?

Indicadores são ferramentas indispensáveis na hora de tomar qualquer tipo de decisão dentro de um negócio. São praticamente um mapa e um combustível para se chegar mais longe através do caminho mais curto.

E quando o assunto são indicadores de vendas, é por meio deles que uma organização consegue controlar seus estoques, avaliar suas saídas, estabelecer estratégias de promoção, precificação e lançamento, e, por consequência, aumentar sua lucratividade.

Apesar de existirem indicadores de vendas mais amplos e utilizados em diferentes contextos, como ticket médio, leads, CAC, pode haver uma certa variação nesse sentido a depender do setor ou segmento.

Por exemplo, a taxa de Churn e a Receita Mensal Recorrente (MRR) são indicadores super relevantes para serviços de assinatura; as quais podem não fazer tanta diferença para negócios focados somente em venda de varejo em que o fluxo de clientes é constante.

Mas sejam quais forem os indicadores adotados, um painel de vendas certamente irá potencializar o processo de acompanhamento e melhoria desses números e aspectos. Quer levar essa facilidade para seus clientes, então venha conhecer o PlugDash TecnoSpeed!

Como criar um painel de vendas?

Entenda como criar um painel de vendas!
Com o PlugDash o painel de vendas é feito de maneira mais fácil. | Imagem: Captura de tela.

Com o PlugDash você consegue criar dashboards de qualquer finalidade de forma fácil e eficiente, incluindo um painel de vendas. Basta cumprir previamente alguns poucos passos iniciais de integração e configuração.

Para integrar seu sistema ao nosso app, você deve criar uma conta no PlugBot Nuvem e logar; cadastrar as empresas que você atende e deseja integrar; configurar e ativar um PlugBot, conforme as instruções fornecidas; cadastrar e executar a conexão a ser feita; e então, mapear os usuários que irão utilizar a aplicação.

Parece bastante coisa, mas o processo é intuitivo e está explicado em detalhes neste tutorial, caso você precise. Com isso concluído, é hora de partir para a criação oficial do seu painel de vendas, conectando os indicadores com os gráficos disponíveis no PlugDash. 

Para um painel de vendas completo, você poderá criar grupos de gráficos com foco no estoque, comercial, suporte, financeiro e muito mais. Mas aqui, vamos exemplificar com os principais indicadores de varejo e serviços.

Tendência de leads

Ter e acompanhar um indicador de leads é super importante em vendas, pois são eles que poderão se tornar futuros clientes e trazer novas e mais vendas. Muito mais do que apenas saber sobre a quantidade de leads, é importante ter acesso a parâmetros temporais ou da origem desses leads.

Para isso, um gráfico de pontos é a melhor disposição para esse indicador no seu painel de vendas, você pode acompanhar a variabilidade de leads entre os dias do mês, por exemplo, e a partir disso, traçar novas estratégias ou analisar outros indicadores.

A seguir, acompanhe um gráfico exemplo de tendência de leads construído no PlugDash:

Confira as tendências de leads!
Ter parâmetros temporais desses leads pé essencial para comparações futuras. | Imagem: Captura de Tela.

Base de clientes

Mais clientes significam mais oportunidades de vendas e, portanto, ter um histórico e condições comparativas sobre as suas metas de conversão, clientes e de vendas é super importante. Novamente, esse é um indicador que pode variar bastante ao longo dos meses, por isso, também é ideal representá-lo com gráficos que traduzam esse crescimento mês a mês, como gráficos de pontos ou colunas.

Confira a base de clientes aqui!
A base de cliente pode mudar todos os messe por isso é essencial escolher o gráfico correto. | Imagem: Captura de Tela.

Conversão em oportunidades

Agora, além de saber sobre os leads e os clientes, também é bacana ter uma visualização rápida do balanço entre esses dois indicadores, que consiste em outro indicador: a taxa de conversão ou conversão em oportunidades. 

Por ter mais de um parâmetro, sua representação mais indicada é através de um gráfico rosquinha que traz a proporção entre as partes de forma visual e o complemento numérico e porcentual logo abaixo.

Compreenda como funciona a conversão em oportunidades no gráfico em rosquinha.
Como são dois pontos a avaliar é interessante conferir os resultados a partir do gráfico rosquinha. | Imagem: Captura de Tela.

Meta de vendas

Todo indicador tem como base uma meta e o objetivo principal em um setor comercial é, geralmente, bater a meta de vendas. Ela representa um valor estimado de lucro e precisa ser constantemente atualizada para manter gestores e colaboradores cientes e motivados ao longo do mês ou período estipulado – é possível criar abas para intervalos variados. 

Sua representação ideal é um gráfico de progresso que mostra de forma integrada o que já foi atingido e o que falta para o total, assim é possível visualizar o cenário em instantes e tomar medidas para potencializar as chances de cumprimento dessa meta.

Veja como administrar as meta de vendas!
Com o gráfico de processos é possível avaliar os resultados de tempos variados. | Imagem: Captura de Tela.

Faturamento

O faturamento é outro indicador fundamental, afinal, seu cliente precisa saber exatamente o que está entrando ou deixando de entrar com as suas vendas. Esse indicador é representado por um gráfico de barra horizontal, permitindo a comparação entre os últimos meses e uma visão mais tangível do progresso das vendas.

Ele também oferece a visualização dos dados de faturamento em três abas: o das vendas “Completas”, “Reembolsadas” e “Canceladas”, novamente priorizando a comparação para insights mais assertivos.

Veja a análise de faturamento.
Com o gráfico de barra horizontal o cliente visualiza o que esta saindo e entrando de investimentos. | Imagem: Captura de Tela.

Como criar um painel de vendas? (passo a passo)

Falando apenas dos passos técnicos necessários para criar um painel de vendas, para além daquela parte inicial da integração, temos basicamente dois passos:

  1. Criar grupos de gráficos, para ter páginas organizadas com os indicadores que se relacionam reunidos (como um grupo só para as métricas ligadas ao estoque)
  2. Inserir os gráficos nos grupos criados, realizando o processo de combinar os indicadores e a visualização gráfica que melhor os atende como fizemos acima.

Os detalhes de cada um desses passos, você pode conferir neste post e nos links presentes nele!

PlugDash

Viu como pode ser simples montar um painel de vendas com o PlugDash? Ele fornece a melhor visualização das informações e deixa os indicadores sempre visíveis e atualizados.

Integre seu software ao PlugDash

Não perca tempo, leve acompanhamento em tempo real para as vendas de seus clientes. Crie painéis mobile em seu software com o PlugDash agora mesmo!

Summary
O que são indicadores de vendas?
Article Name
O que são indicadores de vendas?
Description
Indicadores são ferramentas indispensáveis na hora de tomar qualquer tipo de decisão dentro de um negócio. São praticamente um mapa e um combustível para se chegar mais longe através do caminho mais curto. E quando o assunto são indicadores de vendas, é por meio deles que uma organização consegue controlar seus estoques, avaliar suas saídas, estabelecer estratégias de promoção, precificação e lançamento, e, por consequência, aumentar sua lucratividade.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
1 ComentárioFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.