Veja como proporcionar mais agilidade e autonomia aos clientes do seu software por meio da inovação em produtos e serviços.
Nos momentos de instabilidade econômica, buscar a inovação em produtos e serviços é essencialmente uma oportunidade para crescimento.
Isso porque, independente do tamanho da sua software house ou da área de atuação dos seus clientes: essa é uma das melhores formas de se manter relevante frente à concorrência.
Se preferir, assista a versão em vídeo, apresentada pela Giovanna Siqueira!
Mas por que inovar?
Porque empresas que não buscam por inovação não pensam estrategicamente e se colocam em posição de estagnação!
Isto é, tanto seu faturamento quanto a produtividade dos seus funcionários acabam comprometidos. Uma vez que essa atmosfera de vulnerabilidade prejudica seu desenvolvimento.
Dessa forma, a inovação em produtos e serviços é fundamental para entregar soluções mais valiosas aos clientes que, com resultados melhores, também compram mais da sua software house.
Quando devo inovar?
Quando faz sentido para a sua empresa e principalmente para o seu público. A pergunta é certa: “quando devo investir”, e não “se devo investir”. É preciso ter sabedoria para entender o momento certo de inovar, porque, dependendo da inovação, pode ser muito cedo para inovar. Por exemplo, se uma empresa está acostumada a emitir cobranças por meio de boleto e, de uma hora para outra, resolve aceitar somente Pix.
Isso pode causar descontentamento entre os clientes, que ainda não tiveram tempo para processar e se acostumar com a inovação.
Também vale a pena prestar atenção no contrário: empresas que só aceitam dinheiro em espécie e cheques, por exemplo, podem estar fadadas à falência porque não inovaram na hora certa.
Resumindo, tudo é sobre timing. Conhecer o mercado, seus concorrentes e seu público é a melhor forma de saber quando apostar em uma inovação e quando ela pode esperar um pouco mais.
Inovação na tecnologia: por que é importante estar de olho nas tendências?
Todo ano, novas tendências surgem, seja de comportamentos, de produtos, de diretrizes… Tudo muda e é preciso acompanhar esse ritmo para não ficar para trás. A inovação na tecnologia significa apostar nessas tendências para este campo, que é um dos que tem ritmo mais acelerado quando o assunto são tendências.
Depositar fichas em inovação nem sempre é fácil, isso exige adaptações que podem ser dolorosas para qualquer empresa, mas esse é um caminho que tem grandes chances de dar no sucesso e no crescimento.
Veja como preparar seu ERP para o pós-crise pandêmica
Com a crise causada pelo coronavírus, sua software house muito provavelmente se adaptou ao modelo de trabalho home office. Esse é um caminho natural, uma vez que os clientes passam a diminuir o uso dos ERPs devido à paralisação. Ou seja, a demanda por suporte também reduz bastante.
O momento agora é ideal para que a sua equipe se concentre em executar as ideias que estavam paradas por falta de tempo. É hora de pensar em novas funcionalidades no software e em inovação dos produtos e serviços.
Investir nesse caminho é um ponto de partida para que o pós-crise não tenha tanto impacto nos negócios. O setor de tecnologia tem nas mãos, mais do que nunca, a chance de direcionar os novos rumos do mercado, que passa a ter mais visibilidade da importância de se digitalizar.
É nesse contexto que a sua software house precisa desenvolver ideias e inovação para o mercado, gerando resultados para sair da crise de forma consistente e eficaz.
Afinal, um ERP que proporciona funcionalidades diversificadas consegue levar os seus clientes da maneira adequada à automação.
Inovação para combater a crise
Diante de momentos difíceis, as empresas buscam formas para se reerguer e recuperar as vendas que deixaram de ser efetuadas. Após a paralisação, a inovação será muito importante para esse fim, ajudando a melhorar as movimentações de caixa.
Novas ideias trazem várias vantagens, que vão desde a aceleração de processos até a redução de custos. Além disso, a recuperação de resultados permite que a economia volte a crescer no geral, trazendo de volta pelo menos parte dos empregos perdidos neste momento tão crítico.
Sabemos que nada será como antes. As empresas devem se reinventar e buscar novas formas de oportunidades, como o investimento em aplicativos móveis para seus negócios. Por isso, a automação e a digitalização serão cada vez mais relevantes para o mercado, tal como apostar em inovação.
E como um ERP moderno pode contribuir? Para a software house, claramente é um atrativo para atrair novos clientes e ganhar relevância de mercado, além de fidelizar a carteira atual.
Entre tantas vantagens, separamos uma lista com os principais benefícios que a inovação pode proporcionar ao seu produto!
1. Aceleração de processos
Um dos pontos centrais do ERP da sua software house é a vantagem de acelerar os processos dos clientes. Quanto mais inovador ele for, melhor será para reduzir a perda de tempo nas tarefas, diminuindo erros e retrabalhos.
A menor interferência humana nas tarefas permite maior eficiência, porque o sistema se encarrega das atividades repetitivas. O sistema tem capacidade para processar dados em questão de minutos, gerando relatórios mais precisos e rápidos, por exemplo.
2. Colaboradores focados nas estratégias
Enquanto o sistema se encarrega das tarefas repetitivas, a equipe ganha tempo para criar estratégias, ações e projetos. Ou seja, a sua software house disponibiliza um produto inovador que, por sua vez, também permite ao cliente desenvolver inovação.
Além disso, os profissionais ficam mais motivados para trabalhar, sabendo que não mais terão que lidar com as atividades monótonas da rotina e poderão investir no seu desenvolvimento de carreira. É um ganho para todas as pontas do processo.
3. Redução de custos
Em uma crise, a primeira atitude das empresas é cortar gastos, no intuito de diminuir os prejuízos. A partir da inovação, é possível encontrar maneiras de reduzir as despesas da operação sem que isso impacte nos resultados.
A tecnologia apropriada permite melhorar o caixa ao mesmo tempo em que possibilita o crescimento da produção, favorecendo a lucratividade. Dessa forma, um bom ERP pode ser apresentado como uma forma de inovação relevante para os clientes, mostrando que o investimento se paga com resultados.
4. Segurança de dados
Muitas empresas deixam de investir em soluções de TI com medo das vulnerabilidades dos sistemas. Por isso, o ERP da sua software house deve estar preparado com o melhor da inovação no tocante à segurança.
Existem várias tecnologias que reforçam esse ponto. A computação em nuvem, por exemplo, é uma forma de assegurar que os dados terão sempre um backup para evitar perdas de informações. Além disso, permite que as decisões possam ser tomadas de qualquer lugar, graças ao próximo item desta lista: a mobilidade.
5. Mobilidade de dados
Quanto mais funcionalidades o ERP da sua software house proporciona ao cliente, mais satisfeito ele fica. E esse ponto é impulsionado quando a plataforma permite que os dados sejam acessados de qualquer lugar, com uma versão de aplicativo móvel.
Nos tempos atuais, não podemos falar em inovação sem envolver a mobilidade de dados. Um aplicativo ou mesmo a plataforma em nuvem permite que as informações estejam disponíveis e acessíveis sempre que necessárias, não importa se o profissional está na empresa ou não.
Esse ponto se faz essencial para que as empresas estejam mais preparadas para enfrentar situações de crise como essa, em que o home office e a digitalização dos negócios têm tamanha importância para o mercado.
Como aplicar a inovação nos serviços da sua software house?
Aumentando seu mix de produtos e oferecendo novas experiências e possibilidades aos seus clientes!
Para que essas vantagens estejam presentes no seu ERP, a sua software house precisa aproveitar o momento para focar nas funcionalidades adequadas. E, para identificá-las, você precisa estar atento ao mercado, suas demandas e necessidades. Separamos a seguir insights para você investir em inovação na sua software house.
Porque, ainda que a inovação também não seja uma tarefa tão simples para seus concorrentes, ela é determinante para sua sobrevivência nessa disputa.
Assim, quando sua software house não apresenta soluções adequadas às novas demandas e necessidades do mercado, o resultado é: obsolescência.
1. Valide ideias junto ao cliente
Entender o que seu cliente precisa traz boas referências para investir em inovação. A validação das necessidades e do que pode ajudar a melhorar os processos é um passo importante para solucionar as dores e adequar o seu software aos processos do mercado.
Converse com os gestores, valide informações e identifique os problemas que eles encontram nos processos. Dessa maneira, você poderá proporcionar uma melhor experiência com o seu produto!
2. Aplique as informações na solução de problemas
A etapa de validação é só o primeiro passo para entender o que pode ser melhorado nos ERPs da sua software house. Com a coleta das informações, você será capaz de entender quais funcionalidades são essenciais na solução dos problemas dos clientes.
Um exemplo é a necessidade de facilitar os pagamentos e a geração de notas. Ao integrar APIs de qualidade, o seu produto se torna uma ferramenta para reduzir a rejeição de documentos, expandir as formas de recebimento e inclusive melhorar o acompanhamento dos pedidos.
3. Facilite o preenchimento de dados
Outra necessidade das empresas é facilitar a vida do cliente final. Por isso, eles precisam de plataformas que captem somente os dados necessários nas transações.
Reavalie o seu ERP e verifique se os formulários de preenchimento estão adaptados para acelerar os processos de pagamento e cadastramento das informações. Você vai permitir que os resultados do seu cliente sejam impulsionados por uma maior rapidez nas vendas.
4. Tenha parceiros confiáveis
Para facilitar o desenvolvimento do seu ERP, a sua software house pode contar com empresas de tecnologia especializadas em desenvolver APIs e aplicativos integráveis. Além de otimizar o trabalho da sua equipe, poderá contar com funcionalidades confiáveis e seguras.
Os benefícios dessa estratégia vão desde a melhor experiência para o seu cliente até um reforço para a inovação do produto. Com parceiros de qualidade, você ganha reforços para criar funcionalidades novas e atrativas.
5. Analise os processos e recursos
Identificar quais processos precisam ser revistos é fundamental. Existe alguma coisa que ainda não foi automatizada? Qual processo ainda atrasa a produtividade da sua equipe? Nesse sentido, é importante ouvir seus colaboradores para identificar esses gargalos.
6. Trace objetivos
Cada empresa sabe qual objetivo faz mais sentido, mas imaginamos que todo mundo quer manter seus clientes, correto? Mais do que isso, conquistar novos clientes. Trace objetivos bem definidos para chegar até essas pessoas, seja por meio de publicidade, oferecendo novos produtos e soluções inovadoras, solucionando uma dor… O foco em manter os clientes atuais e conquistar clientes novos deve ser o principal objetivo.
7. Corra atrás do prejuízo
Percebeu muito tarde que uma inovação precisava ser feita? Calma, nem tudo está perdido, afinal, antes tarde do que nunca, não é mesmo? Faça uma análise cirúrgica do mercado e de seus concorrentes e veja em quais pontos você pode implementar inovações e faça isso o quanto antes.
8. Tenha a mente aberta
Como falamos no começo dessa conversa, inovar exige adaptações e uma mente aberta, por parte de seus gestores e de toda a equipe. É difícil abandonar uma forma antiga de fazer algo e começar a fazer de uma forma diferente, mesmo que isso traga benefícios.
Ter a mente aberta e estar ciente de que nem sempre vai ser fácil é o primeiro passo, isso exige flexibilidade e resiliência. Algumas coisas vão dar certo e outras não, isso faz parte do jogo, mas o importante é sempre estar preparado para esses cenários.
Quando falamos em inovação na tecnologia, as mudanças precisam ser para melhor, então se, mesmo com a mente aberta esse processo estiver sendo muito árduo, é melhor repensar para identificar onde está o problema. E, claro, a partir daí buscar soluções.
9. Aposte na Mobilidade Corporativa: uma nova tendência
Na atualidade, a mobilidade corporativa é uma grande oportunidade para quem precisa de inovação em produtos e serviços.
Uma vez que os aplicativos para setores de venda e administração de estoque tem facilitado as atividades dos vendedores externos dos seus clientes.
Facilmente integráveis, por meio deles é possível acessar desde banco de dados, à informações sobre a disponibilidade de determinado produto.
E tudo isso na palma das mãos, sem precisar programar!
10. Procure ajuda especializada
Existem muitas soluções prontas hoje em dia, principalmente na internet, mas existem profissionais e empresas que vão te ajudar a investir em inovação. Às vezes a solução para os seus problemas ou para o crescimento da sua empresa está onde você menos espera, então vale a pena ter uma visão externa para te ajudar a pontuar isso.
As software houses, mais do que qualquer ramo de negócio, precisam estar por dentro das inovações na tecnologia. Não é novidade que a mentalidade mobile first é uma super tendência, não é mesmo? Então por que não levar isso aos seus produtos e soluções?
O PlugDash possibilita que você tenha aplicativo com gráficos personalizáveis e integrados ao seu software, tudo de forma simples, rápida e intuitiva. É tão rápido que o processo todo de integração pode durar menos de 1 hora.
A TecnoSpeed está aqui para isso. Os nossos produtos permitem melhorar o seu ERP de forma rápida, garantindo o preparo da sua solução para o período pós-crise, quando as demandas por tecnologia voltam em peso.
PlugDash
É o aplicativo de dashboards, um painel inteligente e bonito que pode ser integrado ao seu software. Seu cliente consegue visualizar gráficos e indicadores importantes ao seu negócio, sem precisar ficar lendo e interpretando planilhas complexas. E sabe o melhor de tudo isso? Tudo é atualizado em tempo real e completamente personalizável à realidade do seu cliente.
Os reflexos para você e para seus clientes
Para se manter competitivo, não há como falar sobre inovação em produtos e serviços sem pensar em tecnologia.
Ao buscar novas formas de potencializar sua software house, isso impacta também na forma como os clientes enxergam seu empreendimento.
Sua parceria, motivada pelos aplicativos e painéis de vendas, passa a ser parte da estratégia para melhorar a performance dos seus vendedores externos.
A autonomia, por exemplo, se traduz num atendimento especializado e de qualidade. Em que o público dos seus clientes também são beneficiados pela agilidade e compreensão de suas reais necessidades.
O resultado?
Mais economia e lucratividade para você, que busca inovação sem precisar desenvolver um app mobile do zero. E mais clientes satisfeitos, por terem seus problemas resolvidos e um aumento significativo em seu faturamento.
A inovação é uma aliada, não uma inimiga. Entendendo isso, você vai ver como seu negócio vai alavancar, proporcionando o seu crescimento e também o crescimento de seus clientes.
Agora, que tal dar uma olhada nas tendências de Visualização de dados para não perder de vista as possibilidades de inovação, desenvolvedor?