Seguro-Desemprego Web: o que é e como acessar via Certificado Digital?

Uma mesa de escritório com três pessoas sentadas. Na imagem só aparecem as mãos destas pessoas apoiadas na mesa, com um notebook de frente para uma das pessoas.
Tempo de Leitura: 5 minutos

Solicitar o seguro-desemprego web é simples, prático e muito seguro. Confira todos os detalhes e vantagens desse processo!


Você já ouviu falar sobre a possibilidade do seguro-desemprego web? A implementação desse formato de benefício é recente e pode facilitar significativamente a vida de todos que necessitam solicitar ou conceder esse direito.

Seja qual for o seu caso, estamos aqui para te ajudar a entender exatamente como esse processo funciona e deve ser feito. Além disso, vamos apresentar também as diversas vantagens que ele pode oferecer aos envolvidos nesse tipo de operação.

Spoiler: a principal delas é a segurança! Isso porque o seguro-desemprego web conta com toda a tecnologia e recursos de criptografia e autenticação dos certificados digitais. 

Fique tranquilo(a), nós vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre isso também. Vem com a gente!

Como fazer seguro-desemprego pela web?

Compreenda como fazer seguro-desemprego pela web!

Através do Portal Emprega Brasil o funcionário tem acesso a todas as informações sobre o seguro-desemprego e o auxílio. | Imagem: Unsplash.

Desde a publicação da Resolução nº 736 de 8 de outubro de 2014, o requerimento de seguro-desemprego (RSD) e a comunicação de dispensa (CD) de funcionários precisam, obrigatoriamente, ser realizados por meio do aplicativo Empregador Web no Portal Mais Emprego.

Entretanto, além dessa plataforma que é utilizada pelos empregadores para disponibilizar o benefício aos colaboradores, o processo de solicitação do seguro-desemprego também foi digitalizado e agora os trabalhadores podem dar entrada nele de forma on-line.

Todo o processo acontece pelo Portal Emprega Brasil e permite que, assim que receber a documentação do seguro-desemprego, o trabalhador possa imediatamente fazer o pedido do benefício, preenchendo o formulário de cadastro antes respondido no Sine (Sistema Nacional de Emprego).

Tal modernização representa um grande avanço dentro das leis e direitos trabalhistas, pois garante praticidade, agilidade, economia e, principalmente, segurança – tanto para as empresas concedentes como para os trabalhadores.

Antes de falar mais sobre as vantagens, vamos entender como dar entrada no seguro-desemprego pela web:

Passo a passo para solicitar o seguro-desemprego web 

  1. O primeiro passo é acessar o Portal Emprega Brasil em empregabrasil.mte.gov.br;
  2. Depois, selecione a opção Cadastrar, no menu esquerdo do site;
  3. Preencha os dados solicitados para criar ou acessar sua conta gov.br;
  4. Assim que seu acesso for liberado, selecione a opção “Solicitar Seguro-Desemprego”;
  5. O próximo passo consiste em preencher um formulário com questões sobre atividades laborais, formação acadêmica e experiência profissional;
  6. Em seguida, você terá acesso a páginas que permitem buscar vagas de emprego na sua área ou se inscrever em cursos de qualificação;
  7. Por fim, basta confirmar o interesse em solicitar o seguro-desemprego e agendar o atendimento presencial em uma agência do Sine.

Esse atendimento presencial é necessário para confirmar o cadastro e evitar fraudes. No entanto, ele será muito mais rápido com o cadastro e solicitação já feitos pela internet. 

Depois disso, será só aguardar a liberação das parcelas, o que deve ocorrer 30 dias após a solicitação.

Seguro-desemprego web com certificado digital: veja todas as vantagens!

Entenda como solicitar o seguro-desemprego web com certificado digital

O Certificado Digital vem para digitalizar ainda mais os processos e garantir maior segurança. | Imagem: Unsplash.

Você sabia que além da possibilidade de solicitar o seguro-desemprego web por meio do preenchimento de seus dados, também tem como autenticar o acesso ao portal por meio de um certificado digital?

Isso garante total segurança para o processo, além de agilizá-lo ainda mais, e o melhor: apenas com alguns cliques.

As vantagens de realizar o acesso e solicitação por meio de um certificado digital são muitas. Por exemplo:

Segurança

Em um lugar de destaque está a segurança. Os certificados digitais contam com criptografia e métodos de identificação e autenticação da emissão ao uso da certificação, autorizando operações on-line com o que há de mais avançado em segurança nesse sentido.

Para você ter ideia, transações e documentos autenticados via certificado digital têm validade jurídica.

Economia

Com o certificado digital e a digitalização do processo como um todo, é possível economizar com impressão, fotocópias, deslocamentos e, principalmente, poupar tempo.

Otimização das informações

O seguro-desemprego web com certificado permite que todos os dados necessários – tanto do colaborador como das empresas – estejam centralizados em um só lugar e possam ser acessados de forma muito mais fácil, ágil e organizada. 

Além disso, por estarem digitalizadas, o processamento de informações é super otimizado. Isso porque, o seguro-desemprego web pode importar dados direto da folha de pagamento e demais cadastros on-line das empresas em serviços governamentais.

E tem mais: o certificado digital é uma tecnologia com diversas outras aplicações, tanto para pessoas jurídicas como físicas, ou seja, você vai usá-lo para muito além da solicitação do seguro-desemprego.

Aprenda a solicitar o seguro-desemprego com certificado digital

Siga o passo a passo abaixo para fazer seu cadastro e solicitar o seguro-desemprego com certificado digital:

  1. Primeiramente é necessário que seu Certificado Digital esteja nos padrões ICP-Brasil em uma Autoridade Certificadora;
  2. Após essa verificação, acesse o site Empregador Web;
  3. Na seção “Acesso direto”, clique em “Cadastrar gestor”;
  4. Em seguida, preencha as informações solicitadas;
  5. Clique em “Não sou um robô” para validar o seu acesso e logo depois basta clicar em “Cadastrar”;
  6. Agora é preciso acessar novamente o portal;
  7. Na seção “Opções de acesso” selecione “Com certificado digital”;
  8. Informe o usuário e senha que foram registrados nos passos anteriores de cadastro;
  9. Finalize clicando em “Enviar”.

Pronto! Agora você tem acesso ao portal e pode solicitar o seu seguro-desemprego com certificado digital. Super fácil, não é mesmo?

Certificado digital para pessoas físicas, é possível?

Veja se é possível certificado digital para pessoas físicas

Com o Certificado Digital, a pessoa física é capaz de realizar inúmeras funções que facilitam seu dia a dia. | Imagem: Unsplash.

Não só é possível como é uma das possibilidades mais utilizadas!

Em algumas profissões liberais o certificado digital deve ser elaborado no nome do titular. Ou seja, encaixa-se no modelo para pessoas físicas.

Uma pessoa física que possui um certificado digital se torna capaz de por exemplo:

  • Assinar documentos digitalmente, sejam eles contratos, procurações, prescrições médicas (caso atue como profissional da saúde), laudos, etc.
  • Acessar o SisProuni (Sistema Informatizado do ProUni) e checar dados de candidatos, bolsas, termos de adesão, etc.
  • Realizar consultas de todos os tipos na Receita Federal através do e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.
  • Ter acesso ao e-Social, que centraliza diversos serviços governamentais
  • Autenticar e enviar o IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física, além de permitir o acompanhamento de informações diversas sobre seu IR.

Qual é o melhor certificado digital para o seguro-desemprego?

Se você quer solicitar o seu seguro-desemprego via certificado digital ou deseja realizar o requerimento do benefício para algum colaborador por meio dessa tecnologia, o certificado digital para pessoa física mais comum é o e-CPF.

Ele é um certificado do tipo assinatura digital e pode ser modelo A1 ou A3. Também existem outros tipos de certificados, indicados para profissões específicas, como por exemplo o e-Jurídico e o e-Saúde. Para saber qual o melhor para você, o ideal é contatar uma Autoridade Certificadora ou Agente de Registro vinculado à ICP-Brasil.

Publicidade da parceria de certificado digital TecnoSign


Seguro-desemprego com certificado digital: onde encontrar?

Além disso, uma outra opção, é investigar se a Software House que fornece o seu sistema de gestão, ou algum outro tipo de serviço de tecnologia não oferece também certificações. Afinal, nada melhor do que contar com um fornecedor que você já confia e resolver várias demandas de uma só vez, não é mesmo?

E se você for gestor de Software House e ainda não oferece esse tipo de facilidade junto com os seus softwares, saiba que, nós da TecnoSpeed, temos a proposta de parceria perfeita para você tirar esse atraso e passar a oferecer certificados digitais já. Portanto, clique no botão abaixo:

Parceria Certificado Digital para Software Houses!

Recomendamos também o artigo sobre as vantagens da nossa proposta de parceria, caso queira entender melhor o que podemos te oferecer e alguns dos nossos cases de sucesso. O que não dá é para você e o seu negócio deixarem essa oportunidade passar!

Continue se atualizando!

Para te manter ainda mais informado, separamos outros dois posts que tem relação com esse assunto. Confira:

O que é Empregador Web e como acessá-lo via Certificado Digital

Certificado A1 e A3: qual deles o seu cliente precisa?

 

Julia Ronchi
Julia Ronchi
Sou graduada em Comunicação Social - Jornalismo e atuo como Analista de Marketing na TecnoSpeed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.