Tempo de Leitura: 5 minutos

Solicitar o seguro-desemprego web é simples, prático e muito seguro. Confira todos os detalhes e vantagens desse processo!


Você já ouviu falar sobre a possibilidade do seguro-desemprego web? A implementação desse formato de benefício é recente e pode facilitar significativamente a vida de todos que necessitam solicitar ou conceder esse direito.

Seja qual for o seu caso, estamos aqui para te ajudar a entender exatamente como esse processo funciona e deve ser feito. Além disso, vamos apresentar também as diversas vantagens que ele pode oferecer aos envolvidos nesse tipo de operação.

Spoiler: a principal delas é a segurança! Isso porque o seguro-desemprego web conta com toda a tecnologia e recursos de criptografia e autenticação dos certificados digitais. 

Fique tranquilo(a), nós vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre isso também. Vem com a gente!

Como fazer seguro-desemprego pela web?

Compreenda como fazer seguro-desemprego pela web!
Através do Portal Emprega Brasil o funcionário tem acesso a todas as informações sobre o seguro-desemprego e o auxílio. | Imagem: Unsplash.

Desde a publicação da Resolução nº 736 de 8 de outubro de 2014, o requerimento de seguro-desemprego (RSD) e a comunicação de dispensa (CD) de funcionários precisam, obrigatoriamente, ser realizados por meio do aplicativo Empregador Web no Portal Mais Emprego.

Entretanto, além dessa plataforma que é utilizada pelos empregadores para disponibilizar o benefício aos colaboradores, o processo de solicitação do seguro-desemprego também foi digitalizado e agora os trabalhadores podem dar entrada nele de forma on-line.

Todo o processo acontece pelo Portal Emprega Brasil e permite que, assim que receber a documentação do seguro-desemprego, o trabalhador possa imediatamente fazer o pedido do benefício, preenchendo o formulário de cadastro antes respondido no Sine (Sistema Nacional de Emprego).

Tal modernização representa um grande avanço dentro das leis e direitos trabalhistas, pois garante praticidade, agilidade, economia e, principalmente, segurança – tanto para as empresas concedentes como para os trabalhadores.

Antes de falar mais sobre as vantagens, vamos entender como dar entrada no seguro-desemprego pela web:

Passo a passo para solicitar o seguro-desemprego web 

  1. O primeiro passo é acessar o Portal Emprega Brasil em empregabrasil.mte.gov.br;
  2. Depois, selecione a opção Cadastrar, no menu esquerdo do site;
  3. Preencha os dados solicitados para criar ou acessar sua conta gov.br;
  4. Assim que seu acesso for liberado, selecione a opção “Solicitar Seguro-Desemprego”;
  5. O próximo passo consiste em preencher um formulário com questões sobre atividades laborais, formação acadêmica e experiência profissional;
  6. Em seguida, você terá acesso a páginas que permitem buscar vagas de emprego na sua área ou se inscrever em cursos de qualificação;
  7. Por fim, basta confirmar o interesse em solicitar o seguro-desemprego e agendar o atendimento presencial em uma agência do Sine.

Esse atendimento presencial é necessário para confirmar o cadastro e evitar fraudes. No entanto, ele será muito mais rápido com o cadastro e solicitação já feitos pela internet. 

Depois disso, será só aguardar a liberação das parcelas, o que deve ocorrer 30 dias após a solicitação.

Seguro-desemprego web com certificado digital: veja todas as vantagens!

Entenda como solicitar o seguro-desemprego web com certificado digital
O Certificado Digital vem para digitalizar ainda mais os processos e garantir maior segurança. | Imagem: Unsplash.

Você sabia que além da possibilidade de solicitar o seguro-desemprego web por meio do preenchimento de seus dados, também tem como autenticar o acesso ao portal por meio de um certificado digital?

Isso garante total segurança para o processo, além de agilizá-lo ainda mais, e o melhor: apenas com alguns cliques.

As vantagens de realizar o acesso e solicitação por meio de um certificado digital são muitas. Por exemplo:

Segurança

Em um lugar de destaque está a segurança. Os certificados digitais contam com criptografia e métodos de identificação e autenticação da emissão ao uso da certificação, autorizando operações on-line com o que há de mais avançado em segurança nesse sentido. Para você ter ideia, transações e documentos autenticados via certificado digital têm validade jurídica.

Economia

Com o certificado digital e a digitalização do processo como um todo, é possível economizar com impressão, fotocópias, deslocamentos e, principalmente, poupar tempo.

Otimização das informações

O seguro-desemprego web com certificado permite que todos os dados necessários – tanto do colaborador como das empresas – estejam centralizados em um só lugar e possam ser acessados de forma muito mais fácil, ágil e organizada. 

Além disso, por estarem digitalizadas, o processamento de informações é super otimizado. Isso porque, o seguro-desemprego web pode importar dados direto da folha de pagamento e demais cadastros on-line das empresas em serviços governamentais.

E tem mais: o certificado digital é uma tecnologia com diversas outras aplicações, tanto para pessoas jurídicas como físicas, ou seja, você vai usá-lo para muito além da solicitação do seguro-desemprego.

Aprenda a solicitar o seguro-desemprego com certificado digital

Siga o passo a passo abaixo para fazer seu cadastro e solicitar o seguro-desemprego com certificado digital:

  1. Primeiramente é necessário que seu Certificado Digital esteja nos padrões ICP-Brasil em uma Autoridade Certificadora;
  2. Após essa verificação, acesse o site Empregador Web;
  3. Na seção “Acesso direto”, clique em “Cadastrar gestor”;
  4. Em seguida, preencha as informações solicitadas;
  5. Clique em “Não sou um robô” para validar o seu acesso e logo depois basta clicar em “Cadastrar”;
  6. Agora é preciso acessar novamente o portal;
  7. Na seção “Opções de acesso” selecione “Com certificado digital”;
  8. Informe o usuário e senha que foram registrados nos passos anteriores de cadastro;
  9. Finalize clicando em “Enviar”.

Pronto! Agora você tem acesso ao portal e pode solicitar o seu seguro-desemprego com certificado digital. Super fácil, não é mesmo?

Certificado digital para pessoas físicas, é possível?

Veja se é possível certificado digital para pessoas físicas
Com o Certificado Digital, a pessoa física é capaz de realizar inúmeras funções que facilitam seu dia a dia. | Imagem: Unsplash.

Não só é possível como é uma das possibilidades mais utilizadas!

Em algumas profissões liberais o certificado digital deve ser elaborado no nome do titular. Ou seja, encaixa-se no modelo para pessoas físicas.

Uma pessoa física que possui um certificado digital se torna capaz de por exemplo:

  • Assinar documentos digitalmente, sejam eles contratos, procurações, prescrições médicas (caso atue como profissional da saúde), laudos, etc.
  • Acessar o SisProuni (Sistema Informatizado do ProUni) e checar dados de candidatos, bolsas, termos de adesão, etc.
  • Realizar consultas de todos os tipos na Receita Federal através do e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.
  • Ter acesso ao e-Social, que centraliza diversos serviços governamentais
  • Autenticar e enviar o IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física, além de permitir o acompanhamento de informações diversas sobre seu IR.

Qual é o melhor certificado digital para o seguro-desemprego?

Se você quer solicitar o seu seguro-desemprego via certificado digital ou deseja realizar o requerimento do benefício para algum colaborador por meio dessa tecnologia, o certificado digital para pessoa física mais comum é o e-CPF.

Ele é um certificado do tipo assinatura digital e pode ser modelo A1 ou A3. Também existem outros tipos de certificados, indicados para profissões específicas, como por exemplo o e-Jurídico e o e-Saúde. Para saber qual o melhor para você, o ideal é contatar uma Autoridade Certificadora ou Agente de Registro vinculado à ICP-Brasil.

Além disso, uma outra opção, é investigar se a Software House que fornece o seu sistema ou algum outro tipo de serviço de tecnologia não oferece também certificações. Afinal, nada melhor do que contar com um fornecedor que você já confia e resolver várias demandas de uma só vez, não é mesmo?

Seguro-desemprego com certificado digital: onde encontrar?

Se você for gestor de Software House e ainda não oferece esse tipo de facilidade junto com os seus softwares, saiba que, nós da TecnoSpeed, temos a proposta de parceria perfeita para você tirar esse atraso e passar a oferecer certificados digitais já. Portanto, clique no botão abaixo:

Parceria Certificado Digital!

Recomendamos também o artigo sobre as vantagens da nossa proposta de parceria, caso queira entender melhor o que podemos te oferecer e alguns dos nossos cases de sucesso. O que não dá é para você e o seu negócio deixarem essa oportunidade passar!

Continue se atualizando!

Para te manter ainda mais informado, separamos outros dois posts que tem relação com esse assunto. Confira:

O que é Empregador Web e como acessá-lo via Certificado Digital

Certificado A1 e A3: qual deles o seu cliente precisa?

Summary
Como fazer seguro-desemprego pela web com certificado digital?
Article Name
Como fazer seguro-desemprego pela web com certificado digital?
Description
Desde a publicação da Resolução nº 736 de 8 de outubro de 2014, o requerimento de seguro-desemprego (RSD) e a comunicação de dispensa (CD) de funcionários precisam, obrigatoriamente, serem realizados através do aplicativo Empregador Web no Portal Mais Emprego. Porém, além dessa plataforma que é utilizada pelos empregadores para disponibilizar o benefício aos colaboradores, o processo de solicitação do seguro-desemprego também foi digitalizado e agora os trabalhadores podem dar entrada nele de forma on-line. Todo o processo acontece por meio do Portal Emprega Brasil e permite que, assim que receber a documentação do seguro-desemprego, o trabalhador possa imediatamente fazer o pedido do benefício, preenchendo o formulário de cadastro antes respondido no Sine (Sistema Nacional de Emprego). Tal modernização representa um avanço e tanto dentro das leis e direitos trabalhistas, pois garante praticidade, agilidade, economia e, principalmente, segurança, tanto para as empresas concedentes como para os trabalhadores.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
1 ComentárioFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.