Você já conhece as funcionalidades do certificado digital para empresa? Apresentamos todas elas neste artigo e você não pode perder!
Uma empresa que não possui um certificado digital hoje em dia, provavelmente, está desatualizada em alguma de suas demandas. Afinal, essa tecnologia vem crescendo e se tornando um recurso-chave no mundo corporativo.
Da mesma forma, um desenvolvedor ou software house que não está por dentro do universo das certificações está deixando oportunidades de venda e crescimento passarem. Pensando nisso, listamos neste artigo as aplicações do certificado digital para empresa. Acompanhe e confira!
Porque o certificado digital se tornou um aliado das empresas?
A tecnologia do certificado digital existe há um bom tempo, contudo tem vivido uma ascensão nos últimos anos. Afinal, a digitalização de processos nunca esteve tão avançada e presente em nossas vidas.
A integração dos smartphones e redes sociais à rotina pessoal e profissional das pessoas, assim como a expansão do comércio eletrônico, a implementação do Sistema Público de Escrituração Digital e a pandemia contribuíram para a expansão do certificado digital para empresa.
Afinal, com as atividades migrando para o ambiente online, surgiu a necessidade de ter um recurso de autenticação e segurança. E esse papel foi preenchido pelo certificado digital.
Assim, ele se tornou um aliado das empresas para que cumpram suas obrigações digitalmente e otimizem suas burocracias e processos. Na verdade, o certificado tornou-se indispensável para a manutenção e sucesso dos negócios atualmente.
Como funciona o certificado digital?
O certificado digital é a identidade virtual para uma pessoa física ou jurídica na internet. Ele contempla dados de identificação do titular e permite transferi-los com segurança e agilidade para autenticação de documentos e operações.
Desse modo, uma certificação se caracteriza como uma ferramenta de validação inovadora, versátil e fundamental para os processos eletrônicos. Por envolver tecnologias de criptografia e reconhecimento biométrico em sua emissão e uso, as autenticações feitas via certificado possuem validade jurídica.
Dependendo do tipo de certificado digital, ele pode ser instalado no computador ou armazenado em um dispositivo físico, como tokens ou cartões. Geralmente, as empresas possuem um certificado modelo e-CNPJ, aliado a este documento padrão corporativo.
Apesar de prático, existe um processo específico que precisa ser seguido para que a certificação seja obtida. Saiba como emitir certificado digital e muito mais sobre esse recurso!
Como as empresas utilizam o certificado digital?
Agora, como você já deve estar imaginando, existem inúmeras funcionalidades para o certificado digital dentro das empresas. Abaixo, listamos todas elas para você ficar se inteirar do potencial e das oportunidades trazidas por esse recurso:
Documentos
Uma das principais funções do certificado digital é a autenticação digital de documentos. Um certificado pode ser acionado para identificar as partes assinantes e fazer as vezes das assinaturas, substituindo as tradicionalmente feitas em caneta e papel. Ele dispensa a necessidade de autenticação em cartório, pois possui equivalente responsabilização jurídica.
Diversos tipos de documentos podem, então, ser assinados digitalmente com a ajuda de um certificado: atestados médicos, prescrições, laudos, procurações, processos, petições, diplomas, entre outros.
Contratos
O que inclui também contratos! Empresas e empreendedores podem usar um certificado digital para assinar e fechar contratos de forma remota. Os recursos de segurança trazidos pela certificação tornam a assinatura digital uma alternativa segura, ágil e econômica.
Afinal, as impressões, reuniões de assinatura, deslocamentos e reconhecimentos de firma aqui também são dispensados, assim como as demandas de papel e armazenamento.
Validações online
Não são só contratos e documentos que o certificado digital é capaz de autenticar. Ele também pode ser utilizado em diferentes tipos de validações online, como internet bankings, aplicativos de instituições financeiras e serviços de contabilidade, por exemplo.
Acessos
Na mesma linha das validações online, as empresas também precisam do certificado digital para acessar serviços e sistemas do governo. É o caso do Portal e-CAC da Receita Federal, de alguns Portais de Emissão de NFS-e e de atividades como:
- Consulta e emissão do comprovante de inscrição e de situação cadastral do CNPJ;
- Opção pelo Domicílio Tributário Eletrônico – DTE;
- Consulta de Pendências – Situação Fiscal;
- Notificações e Autos relativos à Entrega de Declarações;
- Consulta Ação Fiscal do Simples Nacional;
- Consulta dos valores a receber do Bacen;
- Acessar EFD-Reinf;
- E muitas mais!
Emissão de nota
Sim, o certificado digital também é necessário para que empresas possam emitir NF-e e outros documentos fiscais eletrônicos.
É a certificação que garante a identificação e autenticidade do contribuinte emissor e, portanto, é um elemento e uma etapa obrigatória do processo. A assinatura ocorre logo depois da geração do arquivo XML da nota e antes da transmissão dele à SEFAZ.
eSocial
A digitalização das obrigações trabalhistas trouxe mais um uso do certificado digital para as empresas. O acesso ao eSocial e seus módulos é feito a partir de uma certificação ligada à empresa empregadora e ela também é utilizada para validar as declarações e eventos enviados.
MDF-e
O MDF-e é um documento fiscal obrigatório e essencial para empresas de logística e operações que envolvem transporte de cargas. Mais uma vez, o certificado digital entra em cena como a ferramenta autenticadora padrão e um recurso que as empresas precisam providenciar. Saiba mais sobre como o certificado digital é usado para emissão de MDF-e.
Imposto de Renda Pessoa Jurídica
Assim como os documentos fiscais, as declarações tributárias demandam uma autenticação via certificado digital. Ou seja, as empresas precisam possuir uma certificação ativa para validar seu Imposto de Renda Pessoa Jurídica, Declarações de Faturamento, EFD-Reinf, DCTFWeb e outras obrigações tributárias antes de enviá-las.
e-Commerces
Para vender online, as marcas precisam emitir notas fiscais, certo? E para emitir notas fiscais é necessário autenticá-las usando um certificado digital, como vimos. Portanto, as empresas que possuem e-commerces e/ou vendem em marketplaces também precisam ter uma certificação para chamar de sua. Entenda mais sobre neste artigo!
Como a software house pode ajudar as empresas com certificado digital?
Agora você já sabe que seus clientes precisam e têm muito a ganhar com um certificado digital. No entanto, a sua participação nessa equação vai muito além de apenas orientá-lo sobre essa tecnologia.
Os certificados digitais são uma excelente oportunidade para software houses à medida que podem ser um recurso complementar dos seus sistemas ou uma nova fonte de renda para seu negócio.
Ou seja, você pode oferecer certificados digitais às empresas que você atende ou conquistar novos usuários para seus softwares a partir de vendas de certificados.
Nos dois casos, você sai ganhando e seus clientes também! E nós temos a solução perfeita para você incluir o certificado digital no seu portfólio:
O TecnoSign para ERP leva a emissão de certificados digitais para dentro do seu software de gestão empresarial com a máxima segurança e praticidade para seus clientes. Acesse o link e agarre essa oportunidade imperdível!
E se quiser se aprofundar no universo das certificações, confira também o nosso Manual do Certificado Digital para empresas.