Venha entender exatamente como instalar um certificado digital e deixá-lo pronto para o uso para você ou seus clientes!
Um certificado digital é uma tecnologia que pode facilitar diversas tarefas do seu dia a dia, seja como pessoa física ou pessoa jurídica. Não é à toa que esse mercado está em crescimento constante há anos e conta, inclusive, com o incentivo federal!
Você já conhece as vantagens e múltiplas aplicações das certificações? Sabe como elas podem ser uma excelente oportunidade para fazer sua Software House crescer? Domina o processo de instalação que precisa ser realizado após a compra do certificado?
Para te ajudar com todas essas questões, preparamos este guia rápido do certificado digital, que conta com informações essenciais sobre o tema e um passo a passo completo de como instalar um certificado e deixá-lo pronto para ser utilizado. Vem com a gente!
O que é Certificado Digital?
Certificado digital é um arquivo eletrônico que serve como um documento/identidade virtual de uma pessoa física ou jurídica e garante, através de tecnologia biométrica e criptográfica, a segurança de operações eletrônicas autenticadas por meio dele, conferindo, inclusive, validade jurídica para o documento ou processo.
Toda a estruturação e regulamentação dessa tecnologia é feita pela ICP-Brasil.
Qual é o seu uso?
Um certificado digital tem os seguintes usos principais:
- Assinar documentos digitalmente, como contratos, diplomas e prescrições médicas
- Autenticar a emissão de notas fiscais e declarações, como a DIRF e a DCTF Web
- Permitir o acesso ao e-Social, o portal e-CAC e outros serviços do governo.
Dentro desses três tópicos cabem diversas funcionalidades e vantagens como mobilidade, segurança, agilidade e redução de custos e recursos. O certificado digital é cada vez mais essencial para os negócios e também pode ser bastante útil para qualquer pessoa.
Tipos de certificado digital
Existem vários tipos de certificados digitais, que variam conforme o documento ao qual ele está conectado, sua funcionalidade e também seu formato de armazenamento e prazo de validade.
Os tipos mais comuns são os de assinatura digital nos modelos e-CPF (para pessoas físicas) e e-CNPJ (para empresas), mas existem diversos outros, como o e-Jurídico e o e-Saúde.
Com relação aos formatos, existem dois principais: o certificado A1 (armazenado em arquivo digital e válido por 1 ano) e o A3 (armazenado em mídia física e válido por 3 anos).
Como instalar o certificado digital
Depois de escolher o modelo, comprar o certificado digital e emitir sua certificação (presencialmente ou via videoconferência), é hora de instalá-la para começar a utilizá-la.
Como instalar certificado A1
Instalar um certificado digital A1 é bem simples: é preciso estar com o arquivo da certificação à mão e seguir apenas 5 passos que listamos abaixo, olha só:
- Na pasta onde se encontra o arquivo .pfx, dê um duplo clique sobre ele para iniciar o assistente de instalação.
- Na próxima tela do assistente, escolha o local onde será instalado o certificado entre as seguintes opções:
- Usuário Atual: indica que o certificado será instalado somente para o usuário (logado) que está realizando a instalação.
- Máquina Local: indica que o certificado será instalado na máquina local, ou seja, todos os usuários locais terão acesso a ele. Essa opção necessita de direitos administrativos do usuário.
A melhor opção depende da sua demanda e, portanto, vale a pena analisar qual se encaixa melhor na sua necessidade ou realidade. Em geral, utiliza-se a opção Usuário Atual.
Depois de escolher, clique em “Avançar” e, na tela seguinte, que irá mostrar o caminho completo do arquivo do certificado, clique em “Avançar” novamente.
- O próximo passo é digitar a senha do certificado e clicar em “Avançar”.
- No passo “Repositório de Certificados”, marque a opção “Colocar todos os certificados no repositório a seguir” e escolha pasta “Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis”, dando “OK” e, em seguida, “Avançar”.
- Por último, clique no botão “Concluir”.
Pronto! Se nenhum problema ocorreu durante o procedimento, o certificado digital foi instalado com sucesso, mostrando a seguinte janela:
Em caso de algum erro, sugerimos repetir o processo se atentando às etapas e marcações indicadas para seleção.
Como instalar certificado A3
Agora, se o seu certificado digital é um A3, o passo a passo é um pouco diferente e pode variar de fornecedor para fornecedor, pois as certificações desse modelo não possuem o formato de arquivo digital, mas sim de token ou cartão físico.
Para fazer a instalação correta do certificado A3 é, primeiro, necessário instalar um driver correspondente ao seu sistema operacional e à mídia específica da sua certificação, que permitirá a leitura dos seus dados e a continuidade do processo.
A melhor coisa a se fazer é buscar e seguir as orientações do manual de instalação disponibilizado pelo seu fornecedor.
Pontos de atenção ao instalar o certificado digital
Além de seguir os passos acima, é importante estar atento(a) a alguns requisitos e detalhes durante a instalação:
- A máquina precisa ter: Java versão 7 ou superior; Windows 7 ou superior; Internet Explorer 7 ou superior; Active X no Internet Explorer e Capicom no computador
- O perfil de usuário utilizado deve permitir a instalação e uso do Certificado Digital (ser ou executar como Administrador)
- A data e hora do computador deve estar correta
- Um antivírus ativo pode impedir a instalação correta do certificado, então é recomendado desativá-lo caso tenha seguido os passos e não tenha tido sucesso na instalação ou uso da certificação
- No caso do certificado A3, vale destacar que as opções “Despejar o conteúdo do token” ou “Inicializar token” apagam todas as informações contidas no Token/SmartCard e não devem ser executadas, pois, invalidarão seu certificado
- A senha de validação do certificado precisa ser digitada corretamente e pode ser bloqueada após tentativas com erro, então é preciso atenção e tê-la salva com você.
Com esses cuidados em mente, você não terá problemas ao instalar certificados digitais! E se quiser garantir que o processo foi concluído com sucesso, vale testar se o certificado está funcionando acessando o portal e-CAC da Receita Federal ou outro serviço/site que exija esse tipo de autenticação digital de segurança.
Parceria Certificado Digital
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Consegue visualizar o potencial desse mercado? Então bora começar a sua trajetória nele!
2 Comments
Pagina muito boa com muitas informações, aconselho sempre ler. Bom mas tem um fato que aconteceu que não vi aqui falando sobre ele, tenho um certificado a3 que fiz em 08/2020 e vence agora 08/2023 mas segundo o meu contator falo que a senha bloqueou, bom ja que estava perto de renovar fiz o pedido pelo site e fui até um posto da FENACON e la o funcionario falo que tinha 2 certificado dentro do meu cartão e não dava para reaproveitar a midia, um era da minha empresa que fiz na FENACON e o outro era de outra empresa que era da SERASA, perguntei para o meu contador como isso aconteceu ele disse que não sabia e que isso éra impossivel ter aconecido la, mas o detalhe esse cartão era eles que tomava conta, ai o foi quando que o atendente disse que seria possivel alguem ter gravado também outro certificado no meu cartão nossa uma bagunça isso é possivel ?
Olá Antonio, tudo bem? Isso realmente é possível, porém como estão dois certificados instalados dentro da mesma mídia, isso pode ocasionar em conflitos no momento de utilizar. Por exemplo, se alguém precisa acessar o site do gov.br com o certificado da própria empresa, porém no site só está localizando o certificado e-CPF, que também está na mídia; assim o empresário fica impossibilitado de acessar com o e-CNPJ. Para evitar este tipo de problema, sempre que for instalar um certificado digital em sua mídia, verifique se não possui nenhum outro instalado anteriormente, caso possua, lembre-se de formatar a mídia para que ela esteja pronta para a próxima instalação. Obrigado e mantenha-se sempre informado aqui com o Blog da TecnoSpeed o/ 😊